A motivação no processo educativo: relação entre os interesses e a aprendizagem da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Inês Isabel Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2283
Resumo: O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresenta um trabalho investigativo, envolvendo duas instituições, do distrito do Porto, destinadas à Educação Pré-Escolar e ao 1º Ciclo do Ensino Básico. Participaram neste estudo crianças de diferentes faixas etárias do contexto Pré-Escolar, assim como as educadoras responsáveis por cada sala da mesma instituição e ainda 31 encarregados de educação. No que concerne ao 1º Ciclo do Ensino Básico os intervenientes foram 4 docentes, 77 alunos de diferentes faixas etárias e de diversos anos de escolaridade e, ainda, 47 encarregados de educação. Esta investigação assenta em pressupostos teóricos subordinados aos temas da motivação, dos interesses e da aprendizagem da criança. Considerando que os interesses de cada criança são variáveis e raramente são homogéneos, torna-se fundamental perceber de que forma os profissionais de educação privilegiam os interesses da criança e agem em conformidade com os mesmos. Assim, atendendo ao problema que se propõe estudar e à questão de partida à qual se procura responder, foi necessário recorrer a abordagens quantitativas e qualitativas. Foram utilizados diversos instrumentos que fomentassem a mesma investigação, tais como: registos de observação, inquérito por questionário, entrevistas, e focus group, nos diferentes contextos. Desta forma, através dos resultados obtidos constatou-se uma conexão entre a componente prática e a componente teórica desta investigação, onde é possível verificar que os profissionais de educação dão relevância aos interesses das crianças e, na opinião das docentes, favorecem, consequentemente, toda a sua aprendizagem. Assim sendo, a investigação veio a concluir que uma criança motivada irá participar ativamente na sua aprendizagem e potencialmente irá ter um maior sucesso escolar. De salientar, ainda, que atualmente os profissionais de educação têm vindo a sustentar as suas planificações de acordo com os seus interesses e opiniões, uma vez que considera-se a criança como centro do processo, de toda a aprendizagem.
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