A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2123 |
Resumo: | O presente relatório perspetiva o percurso de formação da mestranda em contexto da Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, com base numa abordagem reflexiva a todo o processo educativo. Através do paradigma construtivista e apoiando-se na importância da motivação para um desenvolvimento harmonioso a todos os níveis, este relatório expressa uma ação focada nas necessidades do grupo e nas singularidades de cada criança, mobilizando o conceito de diferenciação pedagógica. Para que tal aconteça, é essencial que o educador/professor observe atentamente e questione os dados recolhidos, formulando hipóteses para os problemas levantados. Em suma, este documento é o “espelho” de dois semestres de experiências e de aprendizagens, proporcionadas e arrecadadas, que hoje se tornam a base de uma futura profissional de educação de infância que privilegia a aprendizagem pela ação e pela descoberta, “cativando pessoas e colhendo aprendizagens”. |
id |
RCAP_8022b2bcc5df72983778c56e309876c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2123 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagemEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoProfessor reflexivoMotivaçãoAprendizagem ativaDiferenciação pedagógicaO presente relatório perspetiva o percurso de formação da mestranda em contexto da Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, com base numa abordagem reflexiva a todo o processo educativo. Através do paradigma construtivista e apoiando-se na importância da motivação para um desenvolvimento harmonioso a todos os níveis, este relatório expressa uma ação focada nas necessidades do grupo e nas singularidades de cada criança, mobilizando o conceito de diferenciação pedagógica. Para que tal aconteça, é essencial que o educador/professor observe atentamente e questione os dados recolhidos, formulando hipóteses para os problemas levantados. Em suma, este documento é o “espelho” de dois semestres de experiências e de aprendizagens, proporcionadas e arrecadadas, que hoje se tornam a base de uma futura profissional de educação de infância que privilegia a aprendizagem pela ação e pela descoberta, “cativando pessoas e colhendo aprendizagens”.This report perspectives the academic journey of a graduate student in the context of pre-school education and First Cycle of basic education, based on a reflective approach of the educational process. Through the constructivist paradigm and stressing the importance of motivation for an harmonious development at all levels, this report expresses an action focused on the needs of the group and the uniqueness of each child, mobilizing the concept of pedagogical differentiation. For this to happen, it is essential that the educator/ teacher closely observes and questions the collected data, formulating hypotheses and answers to the problems raised. In short, this document is the "mirror" of two semesters of experience and learning, which became the basis for a professional future for an early childhood education professional, emphasizing concepts as learning by action and discovery, "captivating people and collecting learning".2015-04-09T12:38:14Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2123TID:201421666porGomes, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:53Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:59.937670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem |
title |
A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem Gomes, Daniela Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Professor reflexivo Motivação Aprendizagem ativa Diferenciação pedagógica |
title_short |
A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem |
author |
Gomes, Daniela |
author_facet |
Gomes, Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Professor reflexivo Motivação Aprendizagem ativa Diferenciação pedagógica |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Professor reflexivo Motivação Aprendizagem ativa Diferenciação pedagógica |
description |
O presente relatório perspetiva o percurso de formação da mestranda em contexto da Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, com base numa abordagem reflexiva a todo o processo educativo. Através do paradigma construtivista e apoiando-se na importância da motivação para um desenvolvimento harmonioso a todos os níveis, este relatório expressa uma ação focada nas necessidades do grupo e nas singularidades de cada criança, mobilizando o conceito de diferenciação pedagógica. Para que tal aconteça, é essencial que o educador/professor observe atentamente e questione os dados recolhidos, formulando hipóteses para os problemas levantados. Em suma, este documento é o “espelho” de dois semestres de experiências e de aprendizagens, proporcionadas e arrecadadas, que hoje se tornam a base de uma futura profissional de educação de infância que privilegia a aprendizagem pela ação e pela descoberta, “cativando pessoas e colhendo aprendizagens”. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-09T12:38:14Z 2015-02-01T00:00:00Z 2015-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2123 TID:201421666 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2123 |
identifier_str_mv |
TID:201421666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131624144633856 |