A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Daniela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2123
Resumo: O presente relatório perspetiva o percurso de formação da mestranda em contexto da Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, com base numa abordagem reflexiva a todo o processo educativo. Através do paradigma construtivista e apoiando-se na importância da motivação para um desenvolvimento harmonioso a todos os níveis, este relatório expressa uma ação focada nas necessidades do grupo e nas singularidades de cada criança, mobilizando o conceito de diferenciação pedagógica. Para que tal aconteça, é essencial que o educador/professor observe atentamente e questione os dados recolhidos, formulando hipóteses para os problemas levantados. Em suma, este documento é o “espelho” de dois semestres de experiências e de aprendizagens, proporcionadas e arrecadadas, que hoje se tornam a base de uma futura profissional de educação de infância que privilegia a aprendizagem pela ação e pela descoberta, “cativando pessoas e colhendo aprendizagens”.
id RCAP_8022b2bcc5df72983778c56e309876c9
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagemEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoProfessor reflexivoMotivaçãoAprendizagem ativaDiferenciação pedagógicaO presente relatório perspetiva o percurso de formação da mestranda em contexto da Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, com base numa abordagem reflexiva a todo o processo educativo. Através do paradigma construtivista e apoiando-se na importância da motivação para um desenvolvimento harmonioso a todos os níveis, este relatório expressa uma ação focada nas necessidades do grupo e nas singularidades de cada criança, mobilizando o conceito de diferenciação pedagógica. Para que tal aconteça, é essencial que o educador/professor observe atentamente e questione os dados recolhidos, formulando hipóteses para os problemas levantados. Em suma, este documento é o “espelho” de dois semestres de experiências e de aprendizagens, proporcionadas e arrecadadas, que hoje se tornam a base de uma futura profissional de educação de infância que privilegia a aprendizagem pela ação e pela descoberta, “cativando pessoas e colhendo aprendizagens”.This report perspectives the academic journey of a graduate student in the context of pre-school education and First Cycle of basic education, based on a reflective approach of the educational process. Through the constructivist paradigm and stressing the importance of motivation for an harmonious development at all levels, this report expresses an action focused on the needs of the group and the uniqueness of each child, mobilizing the concept of pedagogical differentiation. For this to happen, it is essential that the educator/ teacher closely observes and questions the collected data, formulating hypotheses and answers to the problems raised. In short, this document is the "mirror" of two semesters of experience and learning, which became the basis for a professional future for an early childhood education professional, emphasizing concepts as learning by action and discovery, "captivating people and collecting learning".2015-04-09T12:38:14Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2123TID:201421666porGomes, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:53Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:59.937670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem
title A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem
Gomes, Daniela
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
Motivação
Aprendizagem ativa
Diferenciação pedagógica
title_short A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem
title_full A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem
title_sort A arte de cativar ensinando: a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem
author Gomes, Daniela
author_facet Gomes, Daniela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
Motivação
Aprendizagem ativa
Diferenciação pedagógica
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
Motivação
Aprendizagem ativa
Diferenciação pedagógica
description O presente relatório perspetiva o percurso de formação da mestranda em contexto da Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, com base numa abordagem reflexiva a todo o processo educativo. Através do paradigma construtivista e apoiando-se na importância da motivação para um desenvolvimento harmonioso a todos os níveis, este relatório expressa uma ação focada nas necessidades do grupo e nas singularidades de cada criança, mobilizando o conceito de diferenciação pedagógica. Para que tal aconteça, é essencial que o educador/professor observe atentamente e questione os dados recolhidos, formulando hipóteses para os problemas levantados. Em suma, este documento é o “espelho” de dois semestres de experiências e de aprendizagens, proporcionadas e arrecadadas, que hoje se tornam a base de uma futura profissional de educação de infância que privilegia a aprendizagem pela ação e pela descoberta, “cativando pessoas e colhendo aprendizagens”.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-09T12:38:14Z
2015-02-01T00:00:00Z
2015-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2123
TID:201421666
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2123
identifier_str_mv TID:201421666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624144633856