Contributos da enfermagem especializada para a melhoria da prática de cuidados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Bárbara Sofia Gomes Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/35790
Resumo: O presente Relatório de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, evidencia o caminho percorrido nos locais de estágio para a aquisição de competências na área da referida Especialidade. Os estágios foram realizados no Serviço de Urgência, na Unidade de Cuidados Intensivos e no Instituto Nacional de Emergência Médica, no período compreendido entre 3 de maio de 2019 e 26 de janeiro de 2021. Este documento encontra-se estruturado em três capítulos: 1) introdução; 2) descrição dos locais de estágio; 3) aquisição de competências do Enfermeiro Especialista; e 4) conclusão. Estes capítulos têm como objetivos: descrever os locais de estágio e o percurso de aprendizagem como Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica; realizar uma análise crítico-reflexiva das experiências vivenciadas no contexto da prática clínica; descrever os objetivos que me propus alcançar e, consequentemente, as competências adquiridas no âmbito da Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica; a formalização de um documento de avaliação onde explícito as principais dificuldades e o impacto que estes estágios despoletaram no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Para atingir estes objetivos, foi adotada uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva. Foram, ainda, exploradas questões relacionadas com a responsabilidade profissional, ética e legal, com a melhoria contínua de qualidade, com a gestão de cuidados e com o desenvolvimento de aprendizagens profissionais. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, são abordadas algumas questões relacionadas com a dignidade humana, o dever de sigilo profissional, o dever de informar, o direito ao consentimento informado e o consentimento presumido. No domínio da melhoria contínua da qualidade, reconhecem-se atividades que realçam a qualidade e a segurança dos cuidados, e identificam-se situações que carecem de melhoria, nomeadamente, no âmbito do controlo de infeção. No domínio da gestão de cuidados, apresenta-se todo o processo que está subjacente à gestão do serviço. No domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, são apresentadas todas as atividades que visam o desenvolvimento de competências profissionais, pessoais e comunicacionais, bem como a capacidade de reagir perante situações imprevistas e complexas. É no dia-a-dia que o Enfermeiro Especialista vivencia novas experiências, que adquire novos conhecimentos e que supera os desafios com que se depara, para que a sua prática seja diferenciada e de excelência. A par desse desenvolvimento profissional, está o desenvolvimento pessoal, pois este permite desenvolver capacidades humanas e consequentemente melhorar o desempenho na prestação de cuidados.
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Este documento encontra-se estruturado em três capítulos: 1) introdução; 2) descrição dos locais de estágio; 3) aquisição de competências do Enfermeiro Especialista; e 4) conclusão. Estes capítulos têm como objetivos: descrever os locais de estágio e o percurso de aprendizagem como Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica; realizar uma análise crítico-reflexiva das experiências vivenciadas no contexto da prática clínica; descrever os objetivos que me propus alcançar e, consequentemente, as competências adquiridas no âmbito da Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica; a formalização de um documento de avaliação onde explícito as principais dificuldades e o impacto que estes estágios despoletaram no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Para atingir estes objetivos, foi adotada uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva. Foram, ainda, exploradas questões relacionadas com a responsabilidade profissional, ética e legal, com a melhoria contínua de qualidade, com a gestão de cuidados e com o desenvolvimento de aprendizagens profissionais. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, são abordadas algumas questões relacionadas com a dignidade humana, o dever de sigilo profissional, o dever de informar, o direito ao consentimento informado e o consentimento presumido. No domínio da melhoria contínua da qualidade, reconhecem-se atividades que realçam a qualidade e a segurança dos cuidados, e identificam-se situações que carecem de melhoria, nomeadamente, no âmbito do controlo de infeção. No domínio da gestão de cuidados, apresenta-se todo o processo que está subjacente à gestão do serviço. No domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, são apresentadas todas as atividades que visam o desenvolvimento de competências profissionais, pessoais e comunicacionais, bem como a capacidade de reagir perante situações imprevistas e complexas. É no dia-a-dia que o Enfermeiro Especialista vivencia novas experiências, que adquire novos conhecimentos e que supera os desafios com que se depara, para que a sua prática seja diferenciada e de excelência. A par desse desenvolvimento profissional, está o desenvolvimento pessoal, pois este permite desenvolver capacidades humanas e consequentemente melhorar o desempenho na prestação de cuidados.This Internship Report carried out within the scope of the Master's Degree in Nursing with Medical-Surgical Nursing specialization, from Health Sciences Institute, of Universidade Católica Portuguesa, shows the path taken at the internship placement locations with the goal of acquiring new competences in this area of speciality. The internships were carried out in an emergency service, an Intensive Care Unit and at the National Institute of Medical Emergency from May 3, 2019 to January 26, 2021. This document is structured in three chapters: 1) introduction; 2) description of the internship locations; 3) the Specialist Nurse’s acquisition of skills; and 4) conclusion. These chapters aim to: describe the internship locations and the learning path as a Specialist Nurse in Medical-Surgical; carry out a critical-reflexive analysis of the experiences lived in the context of clinical practice; describe the objectives that I set out to achieve and, consequently, the skills acquired within the scope of Medical- Surgical Nursing Specialty; the formalization of an assessment document which are explained the main difficulties and the impact that these stages had on my personal and professional development. To achieve these objectives, a descriptive, analytical and critical-reflective methodology was adopted. Issues related to professional, ethical and legal responsibility, continuous improvement of quality, care management and professional development were also explored. In the domains of professional, ethical and legal responsibility, I addressed issues related to human dignity, duty of professional secrecy, duty to inform, the right to informed consent and presumed consent. In the domain of continuous improvement, activities have been recognized to enhance the quality and safety of care, as well as opportunities for improvement in infection control. In the domain of care management, the entire process underlying the service management is presented. In the domain of professional development, all activities with the aim of developing professional, personal and communicational skills are presented, as well the ability to react during unforeseen and complex situations. It is during their day-to-day tasks that the Specialist Nurse, by being exposed to new experiences, acquires new knowledge and overcomes the challenges they face, so that their practice is differentiated and of excellence. Along with this professional development, there is also personal development which results in the development of human skills and consequently, improve performance in the provision of care.Neves, Vasco Manuel da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFernandes, Bárbara Sofia Gomes Alves2021-11-03T15:31:00Z2021-09-102021-062021-09-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35790TID:202781798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:18Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:04.167982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description O presente Relatório de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, evidencia o caminho percorrido nos locais de estágio para a aquisição de competências na área da referida Especialidade. Os estágios foram realizados no Serviço de Urgência, na Unidade de Cuidados Intensivos e no Instituto Nacional de Emergência Médica, no período compreendido entre 3 de maio de 2019 e 26 de janeiro de 2021. Este documento encontra-se estruturado em três capítulos: 1) introdução; 2) descrição dos locais de estágio; 3) aquisição de competências do Enfermeiro Especialista; e 4) conclusão. Estes capítulos têm como objetivos: descrever os locais de estágio e o percurso de aprendizagem como Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica; realizar uma análise crítico-reflexiva das experiências vivenciadas no contexto da prática clínica; descrever os objetivos que me propus alcançar e, consequentemente, as competências adquiridas no âmbito da Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica; a formalização de um documento de avaliação onde explícito as principais dificuldades e o impacto que estes estágios despoletaram no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Para atingir estes objetivos, foi adotada uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva. Foram, ainda, exploradas questões relacionadas com a responsabilidade profissional, ética e legal, com a melhoria contínua de qualidade, com a gestão de cuidados e com o desenvolvimento de aprendizagens profissionais. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, são abordadas algumas questões relacionadas com a dignidade humana, o dever de sigilo profissional, o dever de informar, o direito ao consentimento informado e o consentimento presumido. No domínio da melhoria contínua da qualidade, reconhecem-se atividades que realçam a qualidade e a segurança dos cuidados, e identificam-se situações que carecem de melhoria, nomeadamente, no âmbito do controlo de infeção. No domínio da gestão de cuidados, apresenta-se todo o processo que está subjacente à gestão do serviço. No domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, são apresentadas todas as atividades que visam o desenvolvimento de competências profissionais, pessoais e comunicacionais, bem como a capacidade de reagir perante situações imprevistas e complexas. É no dia-a-dia que o Enfermeiro Especialista vivencia novas experiências, que adquire novos conhecimentos e que supera os desafios com que se depara, para que a sua prática seja diferenciada e de excelência. A par desse desenvolvimento profissional, está o desenvolvimento pessoal, pois este permite desenvolver capacidades humanas e consequentemente melhorar o desempenho na prestação de cuidados.
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