Da reflexão à consecução do cuidado especializado de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simão Pedro Pereira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21284
Resumo: No âmbito do Curso de Pós-licenciatura em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica, surge este relatório que incide sobre os módulos de estágio desenvolvidos no Serviço de Urgência (Módulo I) e Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes (Módulo II) do Hospital de Braga e na Assistência Pré-Hospitalar no Instituto Nacional de Emergência Médica (Módulo III). Teve por base a análise critica, reflexiva e descritiva das atividades que foram sendo desenvolvidas, bem como das competências adquiridas ao longo de todo o percurso académico teórico e prático, surgindo também como instrumento de avaliação. A metodologia selecionada para a elaboração deste relatório foi a metodologia descritiva e reflexiva, que condensou a pesquisa realizada com a teoria abordada nas aulas, e que foi também pautada pelas experiências profissionais e pessoais. Este método identifica e caracteriza as intervenções desenvolvidas e reflete as dificuldades sentidas durante o processo, bem como as estratégias selecionadas para a sua superação. A organização deste documento foi definida pelas competências que foram adquiridas ao longo deste percurso, sendo estas enquadradas nos domínios de competência do enfermeiro especialista, definidos pela Ordem dos Enfermeiros. Os locais de estágio revelaram-se como potenciadores/facilitadores de aprendizagem, de aquisição e consolidação de conhecimentos que permitiram enquanto futuro enfermeiro especialista elevar a qualidade da prática de cuidados e alcançar a excelência A reflexão crítica sobre a prática funcionou neste processo de aprendizagem como um elemento de junção entre a identidade profissional e as experiências de aprendizagem. A maisvalia decorrente desta reflexão permanente foi transversal a todas as áreas e foi a base da consciencialização das dificuldades, das estratégias adotadas e dos contributos permanentes para o crescimento pessoal e profissional. Esta articulação permitiu despoletar processos de aprendizagem e superação de dificuldades, bem como aquisição de competências preconizadas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. Este estágio contribuiu para a aquisição de competências no âmbito cientifico, metodológico e profissional, possibilitando uma prática especializada assente no profundo respeito pelos princípios éticos, deontológicos e sociais. O estágio mostrou-se uma oportunidade de evoluir no âmbito do cuidado de enfermagem, que se pretende fundamentado, dinâmico e direcionado ao doente alvo de cuidados.
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A metodologia selecionada para a elaboração deste relatório foi a metodologia descritiva e reflexiva, que condensou a pesquisa realizada com a teoria abordada nas aulas, e que foi também pautada pelas experiências profissionais e pessoais. Este método identifica e caracteriza as intervenções desenvolvidas e reflete as dificuldades sentidas durante o processo, bem como as estratégias selecionadas para a sua superação. A organização deste documento foi definida pelas competências que foram adquiridas ao longo deste percurso, sendo estas enquadradas nos domínios de competência do enfermeiro especialista, definidos pela Ordem dos Enfermeiros. Os locais de estágio revelaram-se como potenciadores/facilitadores de aprendizagem, de aquisição e consolidação de conhecimentos que permitiram enquanto futuro enfermeiro especialista elevar a qualidade da prática de cuidados e alcançar a excelência A reflexão crítica sobre a prática funcionou neste processo de aprendizagem como um elemento de junção entre a identidade profissional e as experiências de aprendizagem. A maisvalia decorrente desta reflexão permanente foi transversal a todas as áreas e foi a base da consciencialização das dificuldades, das estratégias adotadas e dos contributos permanentes para o crescimento pessoal e profissional. Esta articulação permitiu despoletar processos de aprendizagem e superação de dificuldades, bem como aquisição de competências preconizadas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. Este estágio contribuiu para a aquisição de competências no âmbito cientifico, metodológico e profissional, possibilitando uma prática especializada assente no profundo respeito pelos princípios éticos, deontológicos e sociais. O estágio mostrou-se uma oportunidade de evoluir no âmbito do cuidado de enfermagem, que se pretende fundamentado, dinâmico e direcionado ao doente alvo de cuidados.Under the Post-Graduate course in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing, this report focuses on the training modules developed in the Emergency Department (Module I) and Multipurpose Intensive Care Unit (Module II) of the Braga Hospital and Pre- Hospital Care of the National Institute of Medical Emergency (Module III). It is based on the critical, reflective and descriptive analysis of the activities that have been developed, in conjunction with the skills acquired throughout the theoretical and practical academic career, besides being an evaluation tool. The methodology selected for this report is the descriptive and reflective methodology, which combined the research with the theory discussed in class, being also guided by both professional and personal experiences. This method identifies and characterizes the interventions developed and reflects the encountered difficulties during the process, and the strategies selected to overcome them. The organization of this document was defined by the skills acquired along this course, which are inclusive of the competence fields of a Specialist Nurse, defined by the Nurses Professional Body Association. The internship sites were proved as enhancers / learning facilitators and of knowledge acquisition and consolidation, allowing as a future specialist nurse to elevate the quality of care practices and to achieve excellence. The critical reflection on the practical work in this learning process has resulted as a connecting element between professional identity and learning experiences. The added value on this ongoing reflection was equivalent across all areas and was the basis of awareness of the difficulties, adopted strategies and permanent contributions to the personal and professional growth. This coordination allowed the triggering of learning and overcoming difficulties processes, as well as achieving the recommended skills for a specialist nurse in medical-surgical nursing. This stage contributed to the acquisition of scientific, methodological and professional skills, providing a specialized practice based on deep respect for ethical and social principles. The stage proved to be an opportunity to evolve in the context of nursing care, which must be based, dynamic and directed to patient care.Coelho, Sílvia Patrícia FernandesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Simão Pedro Pereira da2020-02-28T01:30:45Z2016-07-1220162016-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21284TID:201462338porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:18Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:38.098330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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