Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Catarina Mesquita Pinheiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16174
Resumo: O presente relatório de estágio pretende espelhar o processo formativo da mestranda no decurso da Prática Educativa Supervisionada em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, este documento evidencia-se basilar no desenvolvimento pessoal e profissional da futura docente, já que se constituiu como um espaço de construção do saber pensar e agir nos contextos de ação de forma fundamentada, crítica e reflexiva, desenvolvendo saberes profissionais que terão reflexo na aprendizagem ao longo da vida. Os pressupostos teóricos e legais elencados nortearam as práticas em articulação com as características dos dois contextos educativos e das crianças, também patentes neste documento. Com base nesta interseção, evidencia-se o processo formativo sustentado numa aproximação à Metodologia de Investigação-Ação e apresenta-se a descrição reflexiva de percursos pedagógicos e didáticos desenvolvidos em ambos os contextos. A ação educativa desenvolvida através da Metodologia de Trabalho de Projeto foi sistematicamente orientada por um paradigma humanista e socioconstrutivista, de modo a respeitar as conceções de educação e de criança, a fomentar o desenvolvimento holístico da mesma e a promover práticas educativas mais inovadoras. Salienta-se o trabalho colaborativo e de coadjuvação entre todos os intervenientes do processo, num clima de negociação, democracia, aceitação e confiança que se constituíram essenciais na (re)construção das aprendizagens, competências, crenças e valores. Reflete-se ainda sobre os contributos da formação para a docência de perfil duplo, que permite articular e dar continuidade ao processo educativo da criança, sustentando-se numa prática mais contextualizada e significativa.
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