Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Marina Daniela Queirós
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16188
Resumo: O presente relatório de estágio, resultante do percurso de formação inicial, que se integra na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, revela-se como fundamental e condição necessária para a habilitação à docência, na obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio). Neste sentido, a construção da identidade docente, associada a aprendizagens e competências elementares aquando da prática pedagógica, espelha-se na reflexão crítica da mestranda e no seu percurso formativo. O conhecimento e contextualização dos contextos educativos, em consonância com a mobilização de saberes e conhecimentos científicos, metodológicos, pedagógicos e didáticos, possibilitam o crescimento e desenvolvimento profissional docente, através de uma atitude colaborativa, reflexiva e investigativa, assente em valores sociais e democráticos, e, ainda, a realização de uma prática educativa supervisionada sustentada e adequada a esses mesmos contextos, segundo um paradigma socioconstrutivista de educação. A metodologia de investigação-ação destacou-se aquando da prática educativa e revelou-se como basilar no processo de transformação e formação docente, promovendo, ainda, o desenvolvimento de uma pedagogia para a autonomia. O presente relatório, pelo seu caráter reflexivo sobre, na e pós-ação, evidenciou a cooperação e colaboração entre os vários intervenientes educativos como basilares na criação de práticas não só inovadoras, mas contextualizadas e adequadas às crianças, alicerçadas em ambientes educativos democráticos e de bem-estar. Os vários fundamentos prévios concorreram para a construção da identidade docente da mestranda, assente em quatro princípios essenciais: saber, saber ser, saber fazer e saber transformar.
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