Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16188 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, resultante do percurso de formação inicial, que se integra na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, revela-se como fundamental e condição necessária para a habilitação à docência, na obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio). Neste sentido, a construção da identidade docente, associada a aprendizagens e competências elementares aquando da prática pedagógica, espelha-se na reflexão crítica da mestranda e no seu percurso formativo. O conhecimento e contextualização dos contextos educativos, em consonância com a mobilização de saberes e conhecimentos científicos, metodológicos, pedagógicos e didáticos, possibilitam o crescimento e desenvolvimento profissional docente, através de uma atitude colaborativa, reflexiva e investigativa, assente em valores sociais e democráticos, e, ainda, a realização de uma prática educativa supervisionada sustentada e adequada a esses mesmos contextos, segundo um paradigma socioconstrutivista de educação. A metodologia de investigação-ação destacou-se aquando da prática educativa e revelou-se como basilar no processo de transformação e formação docente, promovendo, ainda, o desenvolvimento de uma pedagogia para a autonomia. O presente relatório, pelo seu caráter reflexivo sobre, na e pós-ação, evidenciou a cooperação e colaboração entre os vários intervenientes educativos como basilares na criação de práticas não só inovadoras, mas contextualizadas e adequadas às crianças, alicerçadas em ambientes educativos democráticos e de bem-estar. Os vários fundamentos prévios concorreram para a construção da identidade docente da mestranda, assente em quatro princípios essenciais: saber, saber ser, saber fazer e saber transformar. |
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Relatório de EstágioEducaçãoSocioconstrutivismoInvestigação-açãoReflexãoEducationSocio-constructivismAction-researchReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, resultante do percurso de formação inicial, que se integra na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, revela-se como fundamental e condição necessária para a habilitação à docência, na obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio). Neste sentido, a construção da identidade docente, associada a aprendizagens e competências elementares aquando da prática pedagógica, espelha-se na reflexão crítica da mestranda e no seu percurso formativo. O conhecimento e contextualização dos contextos educativos, em consonância com a mobilização de saberes e conhecimentos científicos, metodológicos, pedagógicos e didáticos, possibilitam o crescimento e desenvolvimento profissional docente, através de uma atitude colaborativa, reflexiva e investigativa, assente em valores sociais e democráticos, e, ainda, a realização de uma prática educativa supervisionada sustentada e adequada a esses mesmos contextos, segundo um paradigma socioconstrutivista de educação. A metodologia de investigação-ação destacou-se aquando da prática educativa e revelou-se como basilar no processo de transformação e formação docente, promovendo, ainda, o desenvolvimento de uma pedagogia para a autonomia. O presente relatório, pelo seu caráter reflexivo sobre, na e pós-ação, evidenciou a cooperação e colaboração entre os vários intervenientes educativos como basilares na criação de práticas não só inovadoras, mas contextualizadas e adequadas às crianças, alicerçadas em ambientes educativos democráticos e de bem-estar. Os vários fundamentos prévios concorreram para a construção da identidade docente da mestranda, assente em quatro princípios essenciais: saber, saber ser, saber fazer e saber transformar.The following internship report resulting from the initial training path integrated in the curricular unit of Supervised Educational Practice, proves to be fundamental and a required condition in obtaining teaching qualifications, leading to a Master's degree in Pre-school and 1st level of Basic Education (DL no. 79/2014 of 14th May). In this sense, the construction of teacher's identity associated with learning and elementary skills during pedagogical practice, is mirrored in the critical reflection of the Master's student and in her training path. The knowledge and contextualization of educational settings, in line with the mobilization of scientific, methodological, pedagogical and teaching skills and know-how have enabled the growth and the professional development of teaching staff. Also, through a collaborative, reflective and research-based approach set on social and democratic values as well as the completion of a supervised teaching practice, sustained and adequate to these same contexts and according to a socio-constructivist educational paradigm. The action-research methodology stood out during the educational practice and proved to be a cornerstone in the process of transformation and teacher training, also promoting the development of a pedagogy towards autonomy. This report, by its reflective nature on, in and after action, reveals the cooperation and collaboration between the various educational stakeholders as pivotal in the creation of practices which are not only innovative, but also contextualized and suitable for children, grounded in democratic educational environments and in well-being. The various previous foundations contributed to the construction of the teaching identity of the Master's student, based on four essential principles: knowing, knowing to be, knowing how to do and knowing how to transform.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, Marina Daniela Queirós2020-08-07T11:16:44Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16188TID:202698270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:02:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:54.603785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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