Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mário Jorge Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24750
Resumo: Dissertação de mestrado em Estatística
id RCAP_72efb026e9814eb465304268d77e31da
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24750
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em PortugalClassificaçãoIndicador educativoCoeficiente de correlação ordinal de SpearmanAnálise de ClustersTestes de hipóteses paramétricos e não paramétricosClassificationEducational indicatorSpearman ordinal correlation coefficientClusters analysisParametric and non-parametric hypothesis tests519.2Dissertação de mestrado em EstatísticaNeste trabalho pretende-se efetuar um estudo, na área da Estatística, sobre a classificação das Escolas Secundárias (Portugal Continental e Ilhas) relativamente aos resultados alcançados nas avaliações efetuadas pelos seus alunos nos Exames Nacionais no conjunto de disciplinas com um número mais elevado de provas realizadas: Matemática A, Português, Biologia e Geologia e Física e Química A. Tem-se como principal objetivo identificar grupos de Escolas com diferentes graus de desempenho considerando os subsistemas de ensino nacional público (Escolas Públicas) e privado (Escolas com Contrato de Associação e Escolas Particulares) e a sua região (a nível nacional e a nível regional). Para isso, é construído um indicador educativo alternativo aos denominados Rankings do Ensino Secundário divulgados desde o ano de 2001 pelos meios de comunicação social, em que se pretende incorporar outros aspetos considerados relevantes para além das classificações nos Exames Nacionais. O conjunto de dados utilizados diz respeito aos registos, fornecidos pelo Júri Nacional de Exames (JNE), dos resultados obtidos pelos alunos que realizaram Exames Nacionais nos anos letivos de 2006/2007 a 2010/2011, por Escola e por disciplina, tendo por base os resultados nacionais e os da própria Escola. Neste estudo, para além da variável Escola, onde é efetuada a avaliação do aluno, são também consideradas as variáveis concelho, distrito e subsistema de ensino correspondente. Utilizando métodos da Análise Exploratória de Dados efetua-se uma análise preliminar das variáveis consideradas de forma a identificar e detetar padrões ao longo dos anos letivos observados. São, também, utilizados procedimentos da Estatística Multivariada com o objetivo de identificar, para determinadas áreas geográficas (região Norte), grupos (clusters) de Escolas com desempenhos mais semelhantes, de acordo com o indicador alternativo definido. Na análise efetuada, aplicam-se testes estatísticos (paramétricos e não paramétricos), nomeadamente (após a definição dos clusters), na caracterização e diferenciação dos clusters relativamente ao indicador alternativo proposto.This dissertation is intended to study, in the Statistics area, about the classification assigned to the Secondary Schools (Continental Portugal and Islands), more precisely on the achieved results in their students’ assessment on the National Exams, for the amount of subjects with the highest number of students: Matemática A, Português, Biologia e Geologia e Física e Química A (that is, Maths, Portuguese, Biology and Geology and also Physics and Chemestry.). The main purpose is to identify groups of schools with distinct levels of performance, taking into account the subsystems of the national public Education (Public Schools) as well as the private (Private or with Association Contract Schools) and its region (both national and territorially). Bearing this in mind, it is built an alternative educational indicator for the so-called “Rankings” of the Secondary Schools, disclosed since 2001 by the media, which is supposed to include other aspects taken as relevant, besides the usual Exams classifications. The current dataset belongs to the listings supplied by Jury of the National Exams’ (JNE), of the exams’ results from school year 2006/2007 to 2010/2011, by school and subject, considering the national results and those from the own school. In this study, besides the variable school, where is done the student evaluation, are also taking part the variables city, district and the correspondent teaching subsystem. By using Exploratory Data Analysis methods a preliminary analysis of the considered variables can be done as a way of identify and detect patterns of the school years. Various procedures of Statistics are also used to recognize clusters of schools, to in certain geographical areas, with more similar behavior, according to the defined alternative indicator. In the analysis, statistical tests are applied (parametric and non-parametric), specifically (after the definition of the clusters), in the description and distinction of the clusters towards the suggested alternative indicator.Gonçalves, A. ManuelaCosta, MarcoUniversidade do MinhoOliveira, Mário Jorge Rodrigues2013-04-102013-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24750por201218828info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:58.056328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal
title Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal
spellingShingle Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal
Oliveira, Mário Jorge Rodrigues
Classificação
Indicador educativo
Coeficiente de correlação ordinal de Spearman
Análise de Clusters
Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos
Classification
Educational indicator
Spearman ordinal correlation coefficient
Clusters analysis
Parametric and non-parametric hypothesis tests
519.2
title_short Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal
title_full Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal
title_fullStr Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal
title_full_unstemmed Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal
title_sort Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal
author Oliveira, Mário Jorge Rodrigues
author_facet Oliveira, Mário Jorge Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, A. Manuela
Costa, Marco
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mário Jorge Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Classificação
Indicador educativo
Coeficiente de correlação ordinal de Spearman
Análise de Clusters
Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos
Classification
Educational indicator
Spearman ordinal correlation coefficient
Clusters analysis
Parametric and non-parametric hypothesis tests
519.2
topic Classificação
Indicador educativo
Coeficiente de correlação ordinal de Spearman
Análise de Clusters
Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos
Classification
Educational indicator
Spearman ordinal correlation coefficient
Clusters analysis
Parametric and non-parametric hypothesis tests
519.2
description Dissertação de mestrado em Estatística
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-10
2013-04-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24750
url http://hdl.handle.net/1822/24750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201218828
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132956601614336