Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/24750 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estatística |
id |
RCAP_72efb026e9814eb465304268d77e31da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24750 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em PortugalClassificaçãoIndicador educativoCoeficiente de correlação ordinal de SpearmanAnálise de ClustersTestes de hipóteses paramétricos e não paramétricosClassificationEducational indicatorSpearman ordinal correlation coefficientClusters analysisParametric and non-parametric hypothesis tests519.2Dissertação de mestrado em EstatísticaNeste trabalho pretende-se efetuar um estudo, na área da Estatística, sobre a classificação das Escolas Secundárias (Portugal Continental e Ilhas) relativamente aos resultados alcançados nas avaliações efetuadas pelos seus alunos nos Exames Nacionais no conjunto de disciplinas com um número mais elevado de provas realizadas: Matemática A, Português, Biologia e Geologia e Física e Química A. Tem-se como principal objetivo identificar grupos de Escolas com diferentes graus de desempenho considerando os subsistemas de ensino nacional público (Escolas Públicas) e privado (Escolas com Contrato de Associação e Escolas Particulares) e a sua região (a nível nacional e a nível regional). Para isso, é construído um indicador educativo alternativo aos denominados Rankings do Ensino Secundário divulgados desde o ano de 2001 pelos meios de comunicação social, em que se pretende incorporar outros aspetos considerados relevantes para além das classificações nos Exames Nacionais. O conjunto de dados utilizados diz respeito aos registos, fornecidos pelo Júri Nacional de Exames (JNE), dos resultados obtidos pelos alunos que realizaram Exames Nacionais nos anos letivos de 2006/2007 a 2010/2011, por Escola e por disciplina, tendo por base os resultados nacionais e os da própria Escola. Neste estudo, para além da variável Escola, onde é efetuada a avaliação do aluno, são também consideradas as variáveis concelho, distrito e subsistema de ensino correspondente. Utilizando métodos da Análise Exploratória de Dados efetua-se uma análise preliminar das variáveis consideradas de forma a identificar e detetar padrões ao longo dos anos letivos observados. São, também, utilizados procedimentos da Estatística Multivariada com o objetivo de identificar, para determinadas áreas geográficas (região Norte), grupos (clusters) de Escolas com desempenhos mais semelhantes, de acordo com o indicador alternativo definido. Na análise efetuada, aplicam-se testes estatísticos (paramétricos e não paramétricos), nomeadamente (após a definição dos clusters), na caracterização e diferenciação dos clusters relativamente ao indicador alternativo proposto.This dissertation is intended to study, in the Statistics area, about the classification assigned to the Secondary Schools (Continental Portugal and Islands), more precisely on the achieved results in their students’ assessment on the National Exams, for the amount of subjects with the highest number of students: Matemática A, Português, Biologia e Geologia e Física e Química A (that is, Maths, Portuguese, Biology and Geology and also Physics and Chemestry.). The main purpose is to identify groups of schools with distinct levels of performance, taking into account the subsystems of the national public Education (Public Schools) as well as the private (Private or with Association Contract Schools) and its region (both national and territorially). Bearing this in mind, it is built an alternative educational indicator for the so-called “Rankings” of the Secondary Schools, disclosed since 2001 by the media, which is supposed to include other aspects taken as relevant, besides the usual Exams classifications. The current dataset belongs to the listings supplied by Jury of the National Exams’ (JNE), of the exams’ results from school year 2006/2007 to 2010/2011, by school and subject, considering the national results and those from the own school. In this study, besides the variable school, where is done the student evaluation, are also taking part the variables city, district and the correspondent teaching subsystem. By using Exploratory Data Analysis methods a preliminary analysis of the considered variables can be done as a way of identify and detect patterns of the school years. Various procedures of Statistics are also used to recognize clusters of schools, to in certain geographical areas, with more similar behavior, according to the defined alternative indicator. In the analysis, statistical tests are applied (parametric and non-parametric), specifically (after the definition of the clusters), in the description and distinction of the clusters towards the suggested alternative indicator.Gonçalves, A. ManuelaCosta, MarcoUniversidade do MinhoOliveira, Mário Jorge Rodrigues2013-04-102013-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24750por201218828info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:58.056328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal |
title |
Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal |
spellingShingle |
Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal Oliveira, Mário Jorge Rodrigues Classificação Indicador educativo Coeficiente de correlação ordinal de Spearman Análise de Clusters Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos Classification Educational indicator Spearman ordinal correlation coefficient Clusters analysis Parametric and non-parametric hypothesis tests 519.2 |
title_short |
Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal |
title_full |
Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal |
title_fullStr |
Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal |
title_full_unstemmed |
Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal |
title_sort |
Metodologia estatística para a classificação das escolas secundárias em Portugal |
author |
Oliveira, Mário Jorge Rodrigues |
author_facet |
Oliveira, Mário Jorge Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, A. Manuela Costa, Marco Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mário Jorge Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classificação Indicador educativo Coeficiente de correlação ordinal de Spearman Análise de Clusters Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos Classification Educational indicator Spearman ordinal correlation coefficient Clusters analysis Parametric and non-parametric hypothesis tests 519.2 |
topic |
Classificação Indicador educativo Coeficiente de correlação ordinal de Spearman Análise de Clusters Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos Classification Educational indicator Spearman ordinal correlation coefficient Clusters analysis Parametric and non-parametric hypothesis tests 519.2 |
description |
Dissertação de mestrado em Estatística |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-10 2013-04-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/24750 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/24750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201218828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132956601614336 |