NARRATIVAS MÚLTIPLAS NO SÉC. XXI: Ritmo, análise e multiculturalidade; “can the pot really melt?"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7409 |
Resumo: | Defensor do conceito de “música absoluta”, e na sequência do seu projecto de definição de uma linhagem no cânone da música ocidental, Donald Tovey (1938) confessa: “I can go no further. At the present day all musicians feel more or less at sea, and not all of us are good sailors”. Mais de oitenta anos depois deste (quase) desabafo, e considerando todas as mudanças nas sociedades mundiais deste então, a frase de Tovey não poderia ser mais actual para muitos musicólogos (desde o intérprete ao critico musical). Considerando que a sociedade ocidental no séc. XXI assenta em princípios estruturais globalizantes e de conceptualização multicultural, esta palestra apresentará uma perspectiva (em particular a da teoria e análise rítmica) de uma das muitas formas como a musicologia tem-se adaptado às mudanças de paradigmas da contemporaneidade. Numa tentativa de posicionar um conjunto de expressões musicais de cerne multicultural (4th Stream) que estão a emergir no inicio do séc XXI, problematizar-se-á as suas relações com a musicologia contemporânea, apontando possíveis abordagens e conceptualizações teóricas de maneira a que, como no passado recente, o desabafo de Tovey seja catalisador de um contínuo avanço da música e musicologia no contexto da sociedade do presente e para o futuro. |
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