A importância do employer branding como fator essencial na humanização e valorização da experiência de trabalho nas organizações - Análise de perceções na ótica dos colaboradores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/34513 |
Resumo: | A abruta evolução da esfera organizacional veio expor ao novo contexto das organizações que nada é permanente, e que o motivo do sucesso de ontem poderá ser a razão do malogro de amanhã. Na atualidade, ter uma força de trabalho talentosa, qualificada e que seja comprometida, não só com o EVP de uma organização, mas com a cultura organizacional da mesma, oferece uma vantagem competitiva face à concorrência, pois possibilita a boa reputação enquanto empregador, facilitando o processo de captação e retenção de novos talentos. Neste sentido, e de modo a responder a esta nova dinâmica dos mercados, emerge um novo conceito na área de gestão em sinergia com a valorização da marca e da própria cultura organizacional, Employer Branding (Braga & Reis, 2016). Sendo este conceito determinado como “o esforço de uma organização em promover, tanto dentro como fora da empresa, uma visão clara do que a torna diferente e desejável enquanto empregador” (Backhaus e Tikoo, 2004:501). O presente estudo tem como propósito analisar o conceito de Employer Branding no âmbito da gestão de recursos humanos e compreender de que forma este fator é essencial na pertinência de humanizar e valorizar a experiência de trabalho. Para um projeto mais aprofundado e para a melhor compreensão do mesmo foi feita uma pesquisa afincada sobre a forma como o colaborador perceciona a humanização e valorização da experiência de trabalho como benefícios do Employer Branding. O público-alvo da presente investigação inclui, todos os trabalhadores com idade legal para exercerem funções em qualquer organização, desde que trabalhem por conta de outrem. Os resultados obtidos fornecem insights relevantes e fidedignos sobre as perceções de Employer Branding das entidades empregadoras e destacam os benefícios como fator primordial na humanização e valorização da experiência de trabalho que consequentemente se tornam fundamentais na captação, retenção e atração de novos talentos para a marca; Abstract: The importance of employer branding as an essential factor in humanizing and enhancing the work experience work in organizations - Analysis of perceptions from the perspective of employees The broad evolution of the organizational sphere has exposed to the new context of organizations that nothing is permanent, and that the reason for yesterday's success may be the reason for tomorrow's failure. Nowadays, having a talented, qualified workforce that is committed not only to an organization's EVP, but also to its organizational culture offers a competitive advantage over the competition, as it enables a good reputation as an employer, facilitating the process of attracting and retaining new talent. In this sense, and in order to respond to this new dynamic of the markets, a new concept emerges in the management area in synergy with the valuation of the brand and the organizational culture itself, Employer Branding (Braga & Reis, 2016).. This concept is determined as "the effort of an organization to promote, both inside and outside the company, a clear vision of what makes it different and desirable as an employer", (Backhaus e Tikoo, 2004:501). This study aims to analyse the concept of Employer Branding in the context of human resource management and understand how this factor is essential in the relevance of humanizing and valuing the work experience. For a more in-depth project and for a better understanding of the same, a thorough research was conducted on how the employee perceives the humanization and valorisation of the work experience as benefits of Employer Branding. The target audience of this research includes all employees of legal age to work in any organization, as long as they are employees. The results obtained provide relevant and reliable insights into employers' perceptions of Employer Branding and highlight the benefits as a key factor in humanizing and valuing the work experience, which consequently become fundamental in attracting, retaining, and attracting new talent to the brand. |
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A importância do employer branding como fator essencial na humanização e valorização da experiência de trabalho nas organizações - Análise de perceções na ótica dos colaboradoresEmployer BrandingGestão de PessoasHumanização e ValorizaçãoAtração e RetençãoTalentoCultura OrganizacionalEmployer BrandingPeople ManagementHumanization and AppreciationAttraction and RetentionTalentOrganizational CultureA abruta evolução da esfera organizacional veio expor ao novo contexto das organizações que nada é permanente, e que o motivo do sucesso de ontem poderá ser a razão do malogro de amanhã. Na atualidade, ter uma força de trabalho talentosa, qualificada e que seja comprometida, não só com o EVP de uma organização, mas com a cultura organizacional da mesma, oferece uma vantagem competitiva face à concorrência, pois possibilita a boa reputação enquanto empregador, facilitando o processo de captação e retenção de novos talentos. Neste sentido, e de modo a responder a esta nova dinâmica dos mercados, emerge um novo conceito na área de gestão em sinergia com a valorização da marca e da própria cultura organizacional, Employer Branding (Braga & Reis, 2016). Sendo este conceito determinado como “o esforço de uma organização em promover, tanto dentro como fora da empresa, uma visão clara do que a torna diferente e desejável enquanto empregador” (Backhaus e Tikoo, 2004:501). O presente estudo tem como propósito analisar o conceito de Employer Branding no âmbito da gestão de recursos humanos e compreender de que forma este fator é essencial na pertinência de humanizar e valorizar a experiência de trabalho. Para um projeto mais aprofundado e para a melhor compreensão do mesmo foi feita uma pesquisa afincada sobre a forma como o colaborador perceciona a humanização e valorização da experiência de trabalho como benefícios do Employer Branding. 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Nowadays, having a talented, qualified workforce that is committed not only to an organization's EVP, but also to its organizational culture offers a competitive advantage over the competition, as it enables a good reputation as an employer, facilitating the process of attracting and retaining new talent. In this sense, and in order to respond to this new dynamic of the markets, a new concept emerges in the management area in synergy with the valuation of the brand and the organizational culture itself, Employer Branding (Braga & Reis, 2016).. This concept is determined as "the effort of an organization to promote, both inside and outside the company, a clear vision of what makes it different and desirable as an employer", (Backhaus e Tikoo, 2004:501). This study aims to analyse the concept of Employer Branding in the context of human resource management and understand how this factor is essential in the relevance of humanizing and valuing the work experience. 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The results obtained provide relevant and reliable insights into employers' perceptions of Employer Branding and highlight the benefits as a key factor in humanizing and valuing the work experience, which consequently become fundamental in attracting, retaining, and attracting new talent to the brand.Universidade de Évora2023-02-16T15:06:24Z2023-02-162023-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/34513http://hdl.handle.net/10174/34513TID:203182081porDepartamento de Gestãobvarelg@gmail.com256Varela, Beatriz Galambainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:11.367366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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