Estruturas de Produção do Documentário Português. Estudo de caso no Doclisboa – Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/1503 |
Resumo: | Esta dissertação analisa as estruturas de produção dos documentários portugueses patentes nas três primeiras edições (2002, 2004 e 2005) do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa. O estudo empreende um levantamento e avaliação da dimensão económica, sociológica e tecnológica da actividade cinematográfica através da análise dos sistemas de financiamento e das relações de trabalho das equipas técnicas e artísticas. Na prossecução deste objectivo são delineadas e enquadradas as esferas do profissional e do artesanal da respectiva actividade produtiva. A investigação dá um maior enfoque na actividade artística e laboral do realizador, como elemento central da estrutura de produção. A estratégia metodológica adoptada visa apreender as inovações e transformações tecnológicas operadas no domínio do digital e a consequente afectação do campo produtivo. Aborda-se a problemática inerente entre a aceleração e massificação da tecnologia digital e a sustentabilidade das estruturas de produção da actividade cinematográfica documental portuguesa. Percorre-se de modo sucinto alguns momentos da história do documentário português realçando o movimento documentarista dos anos 90. São expostos os seus méritos e as suas dificuldades, características ainda hoje presentes e influentes na produção contemporânea. No quadro teórico é proposta uma reflexão em torno da ontologia do documentário, evidenciando a sua componente criativa e as questões de representatividade numa época e implementação da imagem digital. |
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Estruturas de Produção do Documentário Português. Estudo de caso no Doclisboa – Festival Internacional de Cinema Documental de LisboaDocumentárioCinemaImagemEstruturas de ProduçãoDocumentaryImageProduction StructuresEsta dissertação analisa as estruturas de produção dos documentários portugueses patentes nas três primeiras edições (2002, 2004 e 2005) do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa. O estudo empreende um levantamento e avaliação da dimensão económica, sociológica e tecnológica da actividade cinematográfica através da análise dos sistemas de financiamento e das relações de trabalho das equipas técnicas e artísticas. Na prossecução deste objectivo são delineadas e enquadradas as esferas do profissional e do artesanal da respectiva actividade produtiva. A investigação dá um maior enfoque na actividade artística e laboral do realizador, como elemento central da estrutura de produção. A estratégia metodológica adoptada visa apreender as inovações e transformações tecnológicas operadas no domínio do digital e a consequente afectação do campo produtivo. Aborda-se a problemática inerente entre a aceleração e massificação da tecnologia digital e a sustentabilidade das estruturas de produção da actividade cinematográfica documental portuguesa. Percorre-se de modo sucinto alguns momentos da história do documentário português realçando o movimento documentarista dos anos 90. São expostos os seus méritos e as suas dificuldades, características ainda hoje presentes e influentes na produção contemporânea. No quadro teórico é proposta uma reflexão em torno da ontologia do documentário, evidenciando a sua componente criativa e as questões de representatividade numa época e implementação da imagem digital.This dissertation analyses the production structures of the Portuguese documentaries within the three first editions (2002, 2004 and 2005) of Doclisboa – Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa (Lisbon International Documentary Cinema Festival). The study surveys and assesses the economic, sociological and technological dimension of the cinematic activity by analysing the financing systems and work relations of the technical and artistic teams. In the pursuit of this aim the professional and non-professional spheres of the respective productive activity are outlined and framed. The investigation emphasizes the artistic and working activity of the director as central element to the production structure. The adopted methodology aims at understanding the technological innovations and changes carried out within the digital domain and the consequent effect on the production field. The inherent problems between acceleration and massification of digital technology and the sustainability of the production structures of Portuguese documentary cinematography are approached. Some history moments of Portuguese documentaries are summarised giving emphasis to the documentary movement of the 90s. Its merits and difficulties are exposed, characteristics which are still present nowadays and influence the production of our time. Concerning theory, a reflection is proposed on the documentary ontology, emphasizing its creative component and representation matters in a time and implementation of digital image.2009-06-29T13:43:12Z2009-06-29T00:00:00Z2009-06-292008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1503porCarrilho, Fernando Jorge de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:23:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:35.556924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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