Conceções dos professores do ensino regular e dos professores de educação especial face à inclusão de alunos com multideficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/2297 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, Domínio Cognição e Multideficiência |
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Conceções dos professores do ensino regular e dos professores de educação especial face à inclusão de alunos com multideficiênciaInclusãoNecessidades educativas especiaisConceções dos professoresMultideficiênciaRespostas educativasInclusionSpecial educational needsTeacher perspectivesMultiple disabilitiesEducational responsesDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, Domínio Cognição e MultideficiênciaUm dos desafios atuais no nosso sistema de ensino é construir uma escola de todos para todos, uma escola inclusiva que respeite a heterogeneidade dos alunos e que lhes permita aceder a respostas educativas adequadas. Com as novas politicas, educativas a inclusão de alunos com multideficiência no contexto do sistema de ensino regular, tem constituído um desafio maior aos professores e à escola. Este desafio exige mudanças quer nas atitudes e práticas dos agentes educativos, quer nas estruturas do sistema de ensino ao nível organizacional e na gestão das respostas educativas. Neste contexto, o presente estudo pretende caracterizar as conceções dos professores de educação especial e dos professores do ensino regular face à inclusão de alunos com multideficiência e como se organizam as respostas educativas a estes alunos. O trabalho desenvolveu-se de acordo com a metodologia de estudo de caso, centrado em oito entrevistas, a professores do 1º, 2º e 3º ciclo do ensino regular e a professores de educação especial de duas unidades de apoio a alunos com multideficiência. Como técnica de recolha e tratamento de dados, utilizámos a entrevista semiestruturada e a análise documental, que foram submetidas a análise de conteúdo seguindo os passos recomendados para a mesma. Concluímos que os professores não colocam reservas à inclusão dos alunos com multideficiência no sistema regular de ensino. São da opinião que devem ter igualdade de oportunidades como os restantes alunos e que estes são uma mais-valia à escola pois permitem o desenvolvimento de competências sociais e o reconhecimento da diferença. A inclusão para estes professores, centra-se no processo de socialização e normalização. No entanto os professores só consideram possível a inclusão, quando a escola estiver dotada de recursos adequados e os professores, bem como restantes agentes educativos, tenham formação na área das necessidades educativas especiais. - Abstract One of the actual challenges in our education system is to have a school that suits everyone, a school that respects differences amongst students and that allows proper educational measures. The inclusion of multi-disabled students in regular schools has been a major challenge to teachers and schools. This measure demands new attitudes and procedures in regards to organisation and management in the educational structures. The purpose of this study is to identify teachers perspectives regarding the inclusion of multi-disabled students in regular schools and how the plan of action is managed, whether they work in special education or regular education. This assignment was developed according with study cases methods and it consists in eight interviews to teachers from first, second and third cycles of regular education and to teachers of special education that work with multi-disabled children. The qualitative data collection and processing followed the semi-structured interviews and document analysis methods. The study conclusion is that teachers are not against the inclusion of multi-disabled students in regular schools. They defend equal opportunities for all students and that this inclusion is a benefit as it allows the development of social competencies and the recognition of difference. For these teachers the inclusion is centred in a socialisation and normalisation process and they believe that full inclusion is only possible when the schools have the right resources and both the teachers and all educational agents as well, have training in special education.Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLOliveira, Dulce da Silva2013-02-25T16:53:49Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2297porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:05.407189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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