Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Helena Isabel Geraldo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15915
Resumo: O presente Relatório Final está relacionado com o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Creche e Jardim-de-Infância e apresentaespecial ênfase na prática investigativa sobre “A presença da Literatura Infantil no dia-a-dia das crianças”. Esta prática investigativa tem como objetivos perceberas aprendizagens (conteúdos das áreas curriculares) que as crianças realizam através das histórias, assim como compreender de que forma as ilustrações podem facilitar a compreensão das histórias em si e, ao mesmo tempo, potenciar a aprendizagem sobre as diferentes áreas curriculares. Ao longo deste Relatório, pretendo realçar a importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento da criança, através de diversos momentos de exploração de histórias; Teaching Practice in Pre-School –The presence of Child Literature on a daily basis Abstract: The present essayis related with the work developed along the internship on kindergarden and is mainly focused on my research about “The presence of Child Literature on a daily basis”. This research has as goals to understand(contents of curricular areas) the learnings that the young children obtain with the historys they read, as so, to comprehend in which way the illustrations can improve the comprehension of the history itself and at the same time, improve the learnings on many different curricular areas. Along this essay, I pretend to emphasize the importance of child literature during the process of development of the children, through many moments exploring histories.
id RCAP_733a1240ccdc506a88614e4b5dd23987
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das criançasLiteratura infantilCompreensãoAprendizagemÁreas curricularesChild literatureComprehensionLearningCurricular areasO presente Relatório Final está relacionado com o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Creche e Jardim-de-Infância e apresentaespecial ênfase na prática investigativa sobre “A presença da Literatura Infantil no dia-a-dia das crianças”. Esta prática investigativa tem como objetivos perceberas aprendizagens (conteúdos das áreas curriculares) que as crianças realizam através das histórias, assim como compreender de que forma as ilustrações podem facilitar a compreensão das histórias em si e, ao mesmo tempo, potenciar a aprendizagem sobre as diferentes áreas curriculares. Ao longo deste Relatório, pretendo realçar a importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento da criança, através de diversos momentos de exploração de histórias; Teaching Practice in Pre-School –The presence of Child Literature on a daily basis Abstract: The present essayis related with the work developed along the internship on kindergarden and is mainly focused on my research about “The presence of Child Literature on a daily basis”. This research has as goals to understand(contents of curricular areas) the learnings that the young children obtain with the historys they read, as so, to comprehend in which way the illustrations can improve the comprehension of the history itself and at the same time, improve the learnings on many different curricular areas. Along this essay, I pretend to emphasize the importance of child literature during the process of development of the children, through many moments exploring histories.Universidade de Évora2015-10-06T10:30:54Z2015-10-062015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15915http://hdl.handle.net/10174/15915TID:201060566porDepartamento de Pedagogia e Educaçãolenaigfonseca@hotmail.com671Fonseca, Helena Isabel Geraldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:22.571115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças
Fonseca, Helena Isabel Geraldo
Literatura infantil
Compreensão
Aprendizagem
Áreas curriculares
Child literature
Comprehension
Learning
Curricular areas
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças
author Fonseca, Helena Isabel Geraldo
author_facet Fonseca, Helena Isabel Geraldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Helena Isabel Geraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Compreensão
Aprendizagem
Áreas curriculares
Child literature
Comprehension
Learning
Curricular areas
topic Literatura infantil
Compreensão
Aprendizagem
Áreas curriculares
Child literature
Comprehension
Learning
Curricular areas
description O presente Relatório Final está relacionado com o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Creche e Jardim-de-Infância e apresentaespecial ênfase na prática investigativa sobre “A presença da Literatura Infantil no dia-a-dia das crianças”. Esta prática investigativa tem como objetivos perceberas aprendizagens (conteúdos das áreas curriculares) que as crianças realizam através das histórias, assim como compreender de que forma as ilustrações podem facilitar a compreensão das histórias em si e, ao mesmo tempo, potenciar a aprendizagem sobre as diferentes áreas curriculares. Ao longo deste Relatório, pretendo realçar a importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento da criança, através de diversos momentos de exploração de histórias; Teaching Practice in Pre-School –The presence of Child Literature on a daily basis Abstract: The present essayis related with the work developed along the internship on kindergarden and is mainly focused on my research about “The presence of Child Literature on a daily basis”. This research has as goals to understand(contents of curricular areas) the learnings that the young children obtain with the historys they read, as so, to comprehend in which way the illustrations can improve the comprehension of the history itself and at the same time, improve the learnings on many different curricular areas. Along this essay, I pretend to emphasize the importance of child literature during the process of development of the children, through many moments exploring histories.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06T10:30:54Z
2015-10-06
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15915
http://hdl.handle.net/10174/15915
TID:201060566
url http://hdl.handle.net/10174/15915
identifier_str_mv TID:201060566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
lenaigfonseca@hotmail.com
671
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136567179083776