Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15915 |
Resumo: | O presente Relatório Final está relacionado com o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Creche e Jardim-de-Infância e apresentaespecial ênfase na prática investigativa sobre “A presença da Literatura Infantil no dia-a-dia das crianças”. Esta prática investigativa tem como objetivos perceberas aprendizagens (conteúdos das áreas curriculares) que as crianças realizam através das histórias, assim como compreender de que forma as ilustrações podem facilitar a compreensão das histórias em si e, ao mesmo tempo, potenciar a aprendizagem sobre as diferentes áreas curriculares. Ao longo deste Relatório, pretendo realçar a importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento da criança, através de diversos momentos de exploração de histórias; Teaching Practice in Pre-School –The presence of Child Literature on a daily basis Abstract: The present essayis related with the work developed along the internship on kindergarden and is mainly focused on my research about “The presence of Child Literature on a daily basis”. This research has as goals to understand(contents of curricular areas) the learnings that the young children obtain with the historys they read, as so, to comprehend in which way the illustrations can improve the comprehension of the history itself and at the same time, improve the learnings on many different curricular areas. Along this essay, I pretend to emphasize the importance of child literature during the process of development of the children, through many moments exploring histories. |
id |
RCAP_733a1240ccdc506a88614e4b5dd23987 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15915 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das criançasLiteratura infantilCompreensãoAprendizagemÁreas curricularesChild literatureComprehensionLearningCurricular areasO presente Relatório Final está relacionado com o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Creche e Jardim-de-Infância e apresentaespecial ênfase na prática investigativa sobre “A presença da Literatura Infantil no dia-a-dia das crianças”. Esta prática investigativa tem como objetivos perceberas aprendizagens (conteúdos das áreas curriculares) que as crianças realizam através das histórias, assim como compreender de que forma as ilustrações podem facilitar a compreensão das histórias em si e, ao mesmo tempo, potenciar a aprendizagem sobre as diferentes áreas curriculares. Ao longo deste Relatório, pretendo realçar a importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento da criança, através de diversos momentos de exploração de histórias; Teaching Practice in Pre-School –The presence of Child Literature on a daily basis Abstract: The present essayis related with the work developed along the internship on kindergarden and is mainly focused on my research about “The presence of Child Literature on a daily basis”. This research has as goals to understand(contents of curricular areas) the learnings that the young children obtain with the historys they read, as so, to comprehend in which way the illustrations can improve the comprehension of the history itself and at the same time, improve the learnings on many different curricular areas. Along this essay, I pretend to emphasize the importance of child literature during the process of development of the children, through many moments exploring histories.Universidade de Évora2015-10-06T10:30:54Z2015-10-062015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15915http://hdl.handle.net/10174/15915TID:201060566porDepartamento de Pedagogia e Educaçãolenaigfonseca@hotmail.com671Fonseca, Helena Isabel Geraldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:22.571115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças Fonseca, Helena Isabel Geraldo Literatura infantil Compreensão Aprendizagem Áreas curriculares Child literature Comprehension Learning Curricular areas |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a presença da literatura infantil no dia-a-dia das crianças |
author |
Fonseca, Helena Isabel Geraldo |
author_facet |
Fonseca, Helena Isabel Geraldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Helena Isabel Geraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Compreensão Aprendizagem Áreas curriculares Child literature Comprehension Learning Curricular areas |
topic |
Literatura infantil Compreensão Aprendizagem Áreas curriculares Child literature Comprehension Learning Curricular areas |
description |
O presente Relatório Final está relacionado com o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Creche e Jardim-de-Infância e apresentaespecial ênfase na prática investigativa sobre “A presença da Literatura Infantil no dia-a-dia das crianças”. Esta prática investigativa tem como objetivos perceberas aprendizagens (conteúdos das áreas curriculares) que as crianças realizam através das histórias, assim como compreender de que forma as ilustrações podem facilitar a compreensão das histórias em si e, ao mesmo tempo, potenciar a aprendizagem sobre as diferentes áreas curriculares. Ao longo deste Relatório, pretendo realçar a importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento da criança, através de diversos momentos de exploração de histórias; Teaching Practice in Pre-School –The presence of Child Literature on a daily basis Abstract: The present essayis related with the work developed along the internship on kindergarden and is mainly focused on my research about “The presence of Child Literature on a daily basis”. This research has as goals to understand(contents of curricular areas) the learnings that the young children obtain with the historys they read, as so, to comprehend in which way the illustrations can improve the comprehension of the history itself and at the same time, improve the learnings on many different curricular areas. Along this essay, I pretend to emphasize the importance of child literature during the process of development of the children, through many moments exploring histories. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-06T10:30:54Z 2015-10-06 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15915 http://hdl.handle.net/10174/15915 TID:201060566 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15915 |
identifier_str_mv |
TID:201060566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação lenaigfonseca@hotmail.com 671 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136567179083776 |