A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Beatriz Baltazar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13658
Resumo: O relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário. O estágio foi realizado no ano letivo 2022/2023 e desenvolvido na Escola Afonso de Albuquerque, na cidade da Guarda. O estágio pedagógico teve um papel fulcral que possibilitou novas aprendizagens e aquisição de aptidões essenciais à minha prática pedagógica como futura docente. Consequentemente, foram incrementadas e otimizadas competências imprescindíveis à prática da lecionação da Educação Física, com o intuito de tornar a instrução e aquisição de conhecimentos por parte dos alunos, mais eficaz. Ao longo do trabalho são apresentadas particularidades e elementos essenciais que um ambiente físico escolar deve ter, evidenciando o papel fundamental do professor na promoção e desenvolvimento do sucesso da escola e dos seus alunos. Relativamente ao primeiro capítulo, o mesmo resume todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo deste ano letivo tendo em conta também todas as dificuldades referentes. Insere-se também, a contextualização da escola, a apresentação do grupo de educação física, planificação das aulas nos diferentes ciclos de ensino, atividades desenvolvidas na escola, o desporto escolar e diversas considerações finais. No segundo capítulo deste relatório, encontra-se inserida a componente de investigação e de inovação pedagógica do estágio, cujo objetivo consta em observar e comparar as atitudes dos alunos face à inclusão escolar dos colegas com deficiência nas aulas de Educação Física na turma, nas diferentes idades.
id RCAP_7364907b9b616c2e48b5ab63a653a9de
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação FísicaRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária de Afonso de AlbuquerqueAprendizagemEducação FísicaEstágio PedagógicoInclusãoIntervençãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário. O estágio foi realizado no ano letivo 2022/2023 e desenvolvido na Escola Afonso de Albuquerque, na cidade da Guarda. O estágio pedagógico teve um papel fulcral que possibilitou novas aprendizagens e aquisição de aptidões essenciais à minha prática pedagógica como futura docente. Consequentemente, foram incrementadas e otimizadas competências imprescindíveis à prática da lecionação da Educação Física, com o intuito de tornar a instrução e aquisição de conhecimentos por parte dos alunos, mais eficaz. Ao longo do trabalho são apresentadas particularidades e elementos essenciais que um ambiente físico escolar deve ter, evidenciando o papel fundamental do professor na promoção e desenvolvimento do sucesso da escola e dos seus alunos. Relativamente ao primeiro capítulo, o mesmo resume todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo deste ano letivo tendo em conta também todas as dificuldades referentes. Insere-se também, a contextualização da escola, a apresentação do grupo de educação física, planificação das aulas nos diferentes ciclos de ensino, atividades desenvolvidas na escola, o desporto escolar e diversas considerações finais. No segundo capítulo deste relatório, encontra-se inserida a componente de investigação e de inovação pedagógica do estágio, cujo objetivo consta em observar e comparar as atitudes dos alunos face à inclusão escolar dos colegas com deficiência nas aulas de Educação Física na turma, nas diferentes idades.The internship report was carried out within the scope of the Physical Education Master's Degree in Basic and Secondary Education. The internship was carried out in the academic year 2022/2023 and developed at Escola Afonso de Albuquerque, in the city of Guarda. The pedagogical internship played a key role in enabling new learning and the acquisition of essential skills for my pedagogical practice as a future teacher. Consequently, essential competences for the practice of Physical Education teaching were increased and optimized, with the aim of making the instruction and acquisition of knowledge by students more effective. Throughout the work, particularities and essential elements that a physical school environment must have are presented, highlighting the fundamental role of the teacher in promoting and developing the success of the school and its students. Regarding the first chapter, it summarizes all the work that has been developed throughout this school year, also taking into account all the related difficulties. It also includes the contextualization of the school, the presentation of the physical education group, planning of classes in the different teaching cycles, activities developed at school, school sports and several final considerations. The second chapter of this report includes the research and pedagogical innovation component of the internship, whose objective is to observe and compare students' attitudes towards the school inclusion of colleagues with disabilities in Physical Education classes in the class, in the different ages.Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho dauBibliorumVaz, Beatriz Baltazar2023-11-15T11:36:00Z2023-07-192023-06-302023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13658TID:203386566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:03.026833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física
Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária de Afonso de Albuquerque
title A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física
spellingShingle A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física
Vaz, Beatriz Baltazar
Aprendizagem
Educação Física
Estágio Pedagógico
Inclusão
Intervenção
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física
title_full A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física
title_fullStr A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física
title_full_unstemmed A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física
title_sort A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física
author Vaz, Beatriz Baltazar
author_facet Vaz, Beatriz Baltazar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Beatriz Baltazar
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação Física
Estágio Pedagógico
Inclusão
Intervenção
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Aprendizagem
Educação Física
Estágio Pedagógico
Inclusão
Intervenção
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário. O estágio foi realizado no ano letivo 2022/2023 e desenvolvido na Escola Afonso de Albuquerque, na cidade da Guarda. O estágio pedagógico teve um papel fulcral que possibilitou novas aprendizagens e aquisição de aptidões essenciais à minha prática pedagógica como futura docente. Consequentemente, foram incrementadas e otimizadas competências imprescindíveis à prática da lecionação da Educação Física, com o intuito de tornar a instrução e aquisição de conhecimentos por parte dos alunos, mais eficaz. Ao longo do trabalho são apresentadas particularidades e elementos essenciais que um ambiente físico escolar deve ter, evidenciando o papel fundamental do professor na promoção e desenvolvimento do sucesso da escola e dos seus alunos. Relativamente ao primeiro capítulo, o mesmo resume todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo deste ano letivo tendo em conta também todas as dificuldades referentes. Insere-se também, a contextualização da escola, a apresentação do grupo de educação física, planificação das aulas nos diferentes ciclos de ensino, atividades desenvolvidas na escola, o desporto escolar e diversas considerações finais. No segundo capítulo deste relatório, encontra-se inserida a componente de investigação e de inovação pedagógica do estágio, cujo objetivo consta em observar e comparar as atitudes dos alunos face à inclusão escolar dos colegas com deficiência nas aulas de Educação Física na turma, nas diferentes idades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15T11:36:00Z
2023-07-19
2023-06-30
2023-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13658
TID:203386566
url http://hdl.handle.net/10400.6/13658
identifier_str_mv TID:203386566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136418896805888