A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13658 |
Resumo: | O relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário. O estágio foi realizado no ano letivo 2022/2023 e desenvolvido na Escola Afonso de Albuquerque, na cidade da Guarda. O estágio pedagógico teve um papel fulcral que possibilitou novas aprendizagens e aquisição de aptidões essenciais à minha prática pedagógica como futura docente. Consequentemente, foram incrementadas e otimizadas competências imprescindíveis à prática da lecionação da Educação Física, com o intuito de tornar a instrução e aquisição de conhecimentos por parte dos alunos, mais eficaz. Ao longo do trabalho são apresentadas particularidades e elementos essenciais que um ambiente físico escolar deve ter, evidenciando o papel fundamental do professor na promoção e desenvolvimento do sucesso da escola e dos seus alunos. Relativamente ao primeiro capítulo, o mesmo resume todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo deste ano letivo tendo em conta também todas as dificuldades referentes. Insere-se também, a contextualização da escola, a apresentação do grupo de educação física, planificação das aulas nos diferentes ciclos de ensino, atividades desenvolvidas na escola, o desporto escolar e diversas considerações finais. No segundo capítulo deste relatório, encontra-se inserida a componente de investigação e de inovação pedagógica do estágio, cujo objetivo consta em observar e comparar as atitudes dos alunos face à inclusão escolar dos colegas com deficiência nas aulas de Educação Física na turma, nas diferentes idades. |
id |
RCAP_7364907b9b616c2e48b5ab63a653a9de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13658 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação FísicaRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária de Afonso de AlbuquerqueAprendizagemEducação FísicaEstágio PedagógicoInclusãoIntervençãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário. O estágio foi realizado no ano letivo 2022/2023 e desenvolvido na Escola Afonso de Albuquerque, na cidade da Guarda. O estágio pedagógico teve um papel fulcral que possibilitou novas aprendizagens e aquisição de aptidões essenciais à minha prática pedagógica como futura docente. Consequentemente, foram incrementadas e otimizadas competências imprescindíveis à prática da lecionação da Educação Física, com o intuito de tornar a instrução e aquisição de conhecimentos por parte dos alunos, mais eficaz. Ao longo do trabalho são apresentadas particularidades e elementos essenciais que um ambiente físico escolar deve ter, evidenciando o papel fundamental do professor na promoção e desenvolvimento do sucesso da escola e dos seus alunos. Relativamente ao primeiro capítulo, o mesmo resume todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo deste ano letivo tendo em conta também todas as dificuldades referentes. Insere-se também, a contextualização da escola, a apresentação do grupo de educação física, planificação das aulas nos diferentes ciclos de ensino, atividades desenvolvidas na escola, o desporto escolar e diversas considerações finais. No segundo capítulo deste relatório, encontra-se inserida a componente de investigação e de inovação pedagógica do estágio, cujo objetivo consta em observar e comparar as atitudes dos alunos face à inclusão escolar dos colegas com deficiência nas aulas de Educação Física na turma, nas diferentes idades.The internship report was carried out within the scope of the Physical Education Master's Degree in Basic and Secondary Education. The internship was carried out in the academic year 2022/2023 and developed at Escola Afonso de Albuquerque, in the city of Guarda. The pedagogical internship played a key role in enabling new learning and the acquisition of essential skills for my pedagogical practice as a future teacher. Consequently, essential competences for the practice of Physical Education teaching were increased and optimized, with the aim of making the instruction and acquisition of knowledge by students more effective. Throughout the work, particularities and essential elements that a physical school environment must have are presented, highlighting the fundamental role of the teacher in promoting and developing the success of the school and its students. Regarding the first chapter, it summarizes all the work that has been developed throughout this school year, also taking into account all the related difficulties. It also includes the contextualization of the school, the presentation of the physical education group, planning of classes in the different teaching cycles, activities developed at school, school sports and several final considerations. The second chapter of this report includes the research and pedagogical innovation component of the internship, whose objective is to observe and compare students' attitudes towards the school inclusion of colleagues with disabilities in Physical Education classes in the class, in the different ages.Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho dauBibliorumVaz, Beatriz Baltazar2023-11-15T11:36:00Z2023-07-192023-06-302023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13658TID:203386566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:03.026833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária de Afonso de Albuquerque |
title |
A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física |
spellingShingle |
A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física Vaz, Beatriz Baltazar Aprendizagem Educação Física Estágio Pedagógico Inclusão Intervenção Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
title_short |
A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física |
title_full |
A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física |
title_fullStr |
A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física |
title_full_unstemmed |
A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física |
title_sort |
A Importância Das Atitudes Dos Alunos Sem Deficiência Face À Inclusão De Alunos Com Deficiência Presentes Nas Aulas De Educação Física |
author |
Vaz, Beatriz Baltazar |
author_facet |
Vaz, Beatriz Baltazar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Beatriz Baltazar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação Física Estágio Pedagógico Inclusão Intervenção Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
topic |
Aprendizagem Educação Física Estágio Pedagógico Inclusão Intervenção Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
description |
O relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário. O estágio foi realizado no ano letivo 2022/2023 e desenvolvido na Escola Afonso de Albuquerque, na cidade da Guarda. O estágio pedagógico teve um papel fulcral que possibilitou novas aprendizagens e aquisição de aptidões essenciais à minha prática pedagógica como futura docente. Consequentemente, foram incrementadas e otimizadas competências imprescindíveis à prática da lecionação da Educação Física, com o intuito de tornar a instrução e aquisição de conhecimentos por parte dos alunos, mais eficaz. Ao longo do trabalho são apresentadas particularidades e elementos essenciais que um ambiente físico escolar deve ter, evidenciando o papel fundamental do professor na promoção e desenvolvimento do sucesso da escola e dos seus alunos. Relativamente ao primeiro capítulo, o mesmo resume todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo deste ano letivo tendo em conta também todas as dificuldades referentes. Insere-se também, a contextualização da escola, a apresentação do grupo de educação física, planificação das aulas nos diferentes ciclos de ensino, atividades desenvolvidas na escola, o desporto escolar e diversas considerações finais. No segundo capítulo deste relatório, encontra-se inserida a componente de investigação e de inovação pedagógica do estágio, cujo objetivo consta em observar e comparar as atitudes dos alunos face à inclusão escolar dos colegas com deficiência nas aulas de Educação Física na turma, nas diferentes idades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-15T11:36:00Z 2023-07-19 2023-06-30 2023-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/13658 TID:203386566 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/13658 |
identifier_str_mv |
TID:203386566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136418896805888 |