O ensino de multimédia no ensino secundário : um projeto de produção de video sobre ecologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Nelson Duarte Vargues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52450
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_73682c7f6b6c561fdc3299909b6110d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52450
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino de multimédia no ensino secundário : um projeto de produção de video sobre ecologiaCriatividadeMultimédiaCurta metragemEnsino secundário (12º ano)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Este relatório, resulta da intervenção na Escola Secundária D. Dinis, numa turma do 12º ano do curso científico humanístico de línguas e humanidades, no ano letivo de 2020/2021, tendo sido elaborado nas unidades curriculares de Iniciação à Prática Profissional III e IV e descreve o projeto de intervenção da Prática de Ensino Supervisionado (PES). A intervenção foi realizada na disciplina de Aplicações Informáticas B, no domínio D2 Introdução à multimédia e subdomínio D2.3 Tipos de media dinâmicos: vídeo, áudio, animação. Com a realização deste estudo pretendeu-se compreender as principais dificuldades evidenciadas pelos alunos, no desenvolvimento de um produto multimédia. O resultado final foi um projeto vídeo em que os alunos realizaram curtas metragens de cerca de um minuto, tendo passado por várias etapas, a pré-produção onde se criou um argumento e o respetivo storyboard, a fase de produção com os alunos a efetuarem as gravações de imagem e de áudio, terminando na fase da pós produção onde foram editados os vídeos. Para que os alunos, conseguissem desenvolver competências como a comunicação e colaboração e atenuassem as dificuldades sentidas a turma foi dividida em pequenos grupos de 2 ou 3 alunos. Inicialmente a PES tinha sido planeada para ser implementada presencialmente em sala de aula, sendo que a escola tem todas as condições necessárias para o desenvolvimento de projetos na área da multimédia: câmaras de filmar, tripés, soluções profissionais de software para edição e produção multimédia como o Adobe e, computadores recentes com boa capacidade de processamento. No entanto, a intervenção teve que ser adaptada, devido à pandemia do Covid 19, e decorreu online, com os alunos a terem de utilizar os seus próprios telemóveis para fazerem as gravações áudio e vídeo. Para a edição de áudio e vídeo, e para que as condições fossem idênticas para todos os alunos, foi necessário optar por editores online em que não foi necessária qualquer instalação. A PES decorreu de 18 fevereiro a 19 março, durante 15 tempos letivos de 50 minutos. Quanto à tipologia das aulas, todas decorrem de modo síncrono, tendo-se utilizado a plataforma Microsoft Teams, onde foram criadas várias salas, uma geral para toda a turma e várias salas paralelas, uma para cada grupo em que de um modo mais individualizado se definiram as estratégias a utilizar. O facto de as aulas decorrerem online foi uma dificuldade acrescida para a intervenção, em termos pedagógicos uma vez que a assimilação de conceitos se torna mais difícil sem a experimentação e em termos de qualidade técnica hardware e software profissional vs gratuito e pessoal. No final foram analisados os resultados obtidos, estes permitem verificar que foram atingidos todos os objetivos propostos nas várias fases do projeto, tendo sido obtido um produto final de boa qualidade.This report is a result of a study in D. Dinis High School, in a 12-grade class of the scientific and course of humanities, year 2020/21. It was elaborated in the curricular units of Initiation to Professional Practice III and IV and intervention project in Supervised Teaching Practice (STP). The intervention was carried out in the Computer Applications course B, in the domain D2 Introduction to multimedia and subdomain D2.3 Types of dynamic media: video, audio, animation. With the accomplishment of this study, it was intended to understand the main difficulties evidenced by the students, in the development of a multimedia product. The methodology adopted was Project-Based Learning (PBL). In this way, students developed skills such as: experimentation, communication, collaboration and sharing through group work. The class was divided into small groups of 2 or 3 students. As a final result we obtained a video project in which students made short films of about one minute each. This process went through several stages, from pre-production, production, and post-production. Initially the STP had been planned to be implemented face-to-face in a classroom context. However, the intervention had to be replanned, due to the Covid 19 pandemic, having taken place online. Students had to use their personal mobile phones to make the audio and video recordings, and so that editing and working conditions were identical for all students, it was necessary to opt for online editors where no installation was required. The STP ran from February 18th to March 19th. There were 15 teaching times of 50 minutes each. As for the typology of classes, all took place synchronously, using the Microsoft Teams platform, where several rooms were created, a general one for the whole class and several parallel rooms, one for each group. At the end, the results obtained were analysed. It was possible to verify that all the objectives proposed in the several phases of the project were achieved, having obtained a good quality final product.Piedade, JoãoCoelho, José Romana Baptista, 1986-Repositório da Universidade de LisboaDomingos, Nelson Duarte Vargues2022-04-20T10:59:49Z20212021-06-242021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:34.029239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de multimédia no ensino secundário : um projeto de produção de video sobre ecologia
title O ensino de multimédia no ensino secundário : um projeto de produção de video sobre ecologia
spellingShingle O ensino de multimédia no ensino secundário : um projeto de produção de video sobre ecologia
Domingos, Nelson Duarte Vargues
Criatividade
Multimédia
Curta metragem
Ensino secundário (12º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino de multimédia no ensino secundário : um projeto de produção de video sobre ecologia
title_full O ensino de multimédia no ensino secundário : um projeto de produção de video sobre ecologia
title_fullStr O ensino de multimédia no ensino secundário : um projeto de produção de video sobre ecologia
title_full_unstemmed O ensino de multimédia no ensino secundário : um projeto de produção de video sobre ecologia
title_sort O ensino de multimédia no ensino secundário : um projeto de produção de video sobre ecologia
author Domingos, Nelson Duarte Vargues
author_facet Domingos, Nelson Duarte Vargues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piedade, João
Coelho, José Romana Baptista, 1986-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Nelson Duarte Vargues
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Multimédia
Curta metragem
Ensino secundário (12º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criatividade
Multimédia
Curta metragem
Ensino secundário (12º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-06-24
2021-01-01T00:00:00Z
2022-04-20T10:59:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52450
url http://hdl.handle.net/10451/52450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134586208256000