O ensino dos fascismos no ensino secundário : uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pedro Miguel Morgado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53985
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_7e2c4a15f20e1893003eee71ddb90902
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53985
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino dos fascismos no ensino secundário : uma proposta didáticaFascismoHistória contemporâneaDidáticaEnsino secundário (12º ano)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente relatório em prática do ensino supervisionado é uma proposta didática enquadrada num subtema da Unidade 2 do Programa do 12ºano de História A (subponto 2.2.1 – Os Fascismos, Teoria e Práticas), subordinado ao ponto 2.2 do programa (As Opções Totalitárias) e à Unidade 2 (O agudizar das tensões políticas e sociais a partir dos anos 30). Esta proposta didática foi concretizada junto de uma turma do 12ºano de escolaridade na Escola Secundária Rainha Dona Amélia. Pretendemos com este tema explorar quais foram os princípios teóricos orientadores da ideologia fascista e as suas consequências práticas, olhando assim com destaque para os exemplos paradigmáticos da Alemanha Nazi e da Itália Fascista. Esta proposta didática seguiu a aplicação de um modelo expositivo/magistral, embora fortemente influenciado pelo pensamento pedagógico sociocognitivista de pedagogos como Jerome Bruner e pela postura humanista evidenciada pelo psicólogo Carl Rogers, sem esquecer o uso de várias ferramentas didáticas dispor do professor, como o audiovisual.The present report in supervised teaching practice is a possible didactic proposal framed within a subtheme of unit 2 of the 12th grade History A syllabus (subpoint 2.2.1 - Fascisms, Theory and Practices), subordinated to point 2.2 of the syllabus (Totalitarian Options) and to Unit 2 (The worsening of political and social tensions since the 1930s). Consequently, this didactic proposal was carried out with a 12th grade class at Rainha Dona Amélia High School. We intended to explore which were the theoretical principles guiding the fascist ideology and its practical consequences, looking with emphasis to the paradigmatic examples of Nazi Germany and Fascist Italy. This didactic proposal followed the application of an expositive/magisterial model, although it was strongly influenced by the sociocognitivist theories of education such as the constructivism defended by thinkers like Jerome Bruner and the humanist thought as evidenced by the psychologist Carl Rogers, not to mention the use of several didactic tools available to the teacher, such as the audiovisual media.Couvaneiro, João Luís Serrenho Frazão, 1973-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Pedro Miguel Morgado2022-07-28T15:07:32Z20212021-11-292021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:59.415591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino dos fascismos no ensino secundário : uma proposta didática
title O ensino dos fascismos no ensino secundário : uma proposta didática
spellingShingle O ensino dos fascismos no ensino secundário : uma proposta didática
Ferreira, Pedro Miguel Morgado
Fascismo
História contemporânea
Didática
Ensino secundário (12º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino dos fascismos no ensino secundário : uma proposta didática
title_full O ensino dos fascismos no ensino secundário : uma proposta didática
title_fullStr O ensino dos fascismos no ensino secundário : uma proposta didática
title_full_unstemmed O ensino dos fascismos no ensino secundário : uma proposta didática
title_sort O ensino dos fascismos no ensino secundário : uma proposta didática
author Ferreira, Pedro Miguel Morgado
author_facet Ferreira, Pedro Miguel Morgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Couvaneiro, João Luís Serrenho Frazão, 1973-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Pedro Miguel Morgado
dc.subject.por.fl_str_mv Fascismo
História contemporânea
Didática
Ensino secundário (12º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Fascismo
História contemporânea
Didática
Ensino secundário (12º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-11-29
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-28T15:07:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53985
url http://hdl.handle.net/10451/53985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134601405267968