Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4331 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
id |
RCAP_73706f2d18a8c937d9fac7bc29df662b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4331 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolarLiteracy practises in kindergartens and emergent literacy in children of preschool.Práticas de literaciaConceptualizaçõesCrianças em idade pré-escolarLiteracy practicesConceptualisationsPreschool childrenDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioUma das situações de facilitação do processo de descoberta e apreensão dos aspectos funcionais, convencionais e conceptuais característicos da linguagem escrita é o contexto de jardim-de-infância. Neste sentido, o objectivo deste estudo foi o de caracterizar as práticas de literacia desenvolvidas em jardim-de-infância e relacioná-las com a evolução das conceptualizações das crianças sobre as funções e a natureza da linguagem escrita. Neste estudo participaram 5 educadoras e um grupo de 41 crianças em idade pré-escolar. As práticas foram caracterizadas através de uma grelha de observação pedagógica no domínio da leitura e da escrita constituída por 60 itens, divididos em três grandes domínios: projecto pedagógico, constituído por 3 itens; organização e gestão do espaço físico da sala e da rotina diária, que contempla 19 itens; e práticas de leitura e de escrita, com 38 itens. Para as crianças, os instrumentos utilizados foram uma entrevista sobre a funcionalidade da leitura e da escrita, uma prova de conceptualizações sobre a linguagem escrita, uma prova sobre suportes e conteúdos de escrita e um teste de linguagem técnica da leitura/escrita. Procurou-se analisar as actividades e estratégias de literacia desenvolvidas pelo educador e as concepções infantis sobre a linguagem escrita e ainda, e por fim, as possíveis relações entre as práticas dos educadores e a evolução das concepções infantis sobre a linguagem escrita. Os resultados obtidos mostram que existem fortes relações entre as práticas desenvolvidas e as conceptualizações das crianças.ABSTRACT: One of the contexts of facilitating the discovery and learning process of the functional, conventional and conceptual aspects characteristics of written language is the kindergarten context. The purpose of this study was to characterize the literacy practices developed in and relate them with the children’s conceptualizations evolution about the purpose and nature of written language. This study involved 5 teachers and a group of 41 children in preschool age. The practices were characterized based on pedagogical observation grid on the domain of reading and writing composed by 60 items, divided into 3 broad areas: pedagogical project, consisting of 3 items; organizing and managing the physical space of the room and daily routine, which includes 19 items; and reading and writing practices, with 38 items. Children were interviewed about the reading and writing functionality, tested for conceptualizations about written language, tested about the writing supports and contents, and technical tested for reading / writing language. We sought to examine the literacy’s activities and strategies developed by educator and children’s conceptions about the written language and still, finally, the possible relationships between the educator’s practices and the evolution children’s conceptions about written language. The study concluded that there is a strong evidence between the developed practices and the children’s conceptualizations.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPASobrinho, Dirce Massoxi Gomes2016-02-06T10:55:00Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4331porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:05Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:08.196954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar Literacy practises in kindergartens and emergent literacy in children of preschool. |
title |
Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar |
spellingShingle |
Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar Sobrinho, Dirce Massoxi Gomes Práticas de literacia Conceptualizações Crianças em idade pré-escolar Literacy practices Conceptualisations Preschool children Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar |
title_full |
Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar |
title_fullStr |
Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar |
title_sort |
Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar |
author |
Sobrinho, Dirce Massoxi Gomes |
author_facet |
Sobrinho, Dirce Massoxi Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobrinho, Dirce Massoxi Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de literacia Conceptualizações Crianças em idade pré-escolar Literacy practices Conceptualisations Preschool children Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Práticas de literacia Conceptualizações Crianças em idade pré-escolar Literacy practices Conceptualisations Preschool children Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010-01-01T00:00:00Z 2016-02-06T10:55:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/4331 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/4331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130082052145152 |