Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobrinho, Dirce Massoxi Gomes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4331
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_73706f2d18a8c937d9fac7bc29df662b
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolarLiteracy practises in kindergartens and emergent literacy in children of preschool.Práticas de literaciaConceptualizaçõesCrianças em idade pré-escolarLiteracy practicesConceptualisationsPreschool childrenDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioUma das situações de facilitação do processo de descoberta e apreensão dos aspectos funcionais, convencionais e conceptuais característicos da linguagem escrita é o contexto de jardim-de-infância. Neste sentido, o objectivo deste estudo foi o de caracterizar as práticas de literacia desenvolvidas em jardim-de-infância e relacioná-las com a evolução das conceptualizações das crianças sobre as funções e a natureza da linguagem escrita. Neste estudo participaram 5 educadoras e um grupo de 41 crianças em idade pré-escolar. As práticas foram caracterizadas através de uma grelha de observação pedagógica no domínio da leitura e da escrita constituída por 60 itens, divididos em três grandes domínios: projecto pedagógico, constituído por 3 itens; organização e gestão do espaço físico da sala e da rotina diária, que contempla 19 itens; e práticas de leitura e de escrita, com 38 itens. Para as crianças, os instrumentos utilizados foram uma entrevista sobre a funcionalidade da leitura e da escrita, uma prova de conceptualizações sobre a linguagem escrita, uma prova sobre suportes e conteúdos de escrita e um teste de linguagem técnica da leitura/escrita. Procurou-se analisar as actividades e estratégias de literacia desenvolvidas pelo educador e as concepções infantis sobre a linguagem escrita e ainda, e por fim, as possíveis relações entre as práticas dos educadores e a evolução das concepções infantis sobre a linguagem escrita. Os resultados obtidos mostram que existem fortes relações entre as práticas desenvolvidas e as conceptualizações das crianças.ABSTRACT: One of the contexts of facilitating the discovery and learning process of the functional, conventional and conceptual aspects characteristics of written language is the kindergarten context. The purpose of this study was to characterize the literacy practices developed in and relate them with the children’s conceptualizations evolution about the purpose and nature of written language. This study involved 5 teachers and a group of 41 children in preschool age. The practices were characterized based on pedagogical observation grid on the domain of reading and writing composed by 60 items, divided into 3 broad areas: pedagogical project, consisting of 3 items; organizing and managing the physical space of the room and daily routine, which includes 19 items; and reading and writing practices, with 38 items. Children were interviewed about the reading and writing functionality, tested for conceptualizations about written language, tested about the writing supports and contents, and technical tested for reading / writing language. We sought to examine the literacy’s activities and strategies developed by educator and children’s conceptions about the written language and still, finally, the possible relationships between the educator’s practices and the evolution children’s conceptions about written language. The study concluded that there is a strong evidence between the developed practices and the children’s conceptualizations.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPASobrinho, Dirce Massoxi Gomes2016-02-06T10:55:00Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4331porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:05Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:08.196954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
Literacy practises in kindergartens and emergent literacy in children of preschool.
title Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
Sobrinho, Dirce Massoxi Gomes
Práticas de literacia
Conceptualizações
Crianças em idade pré-escolar
Literacy practices
Conceptualisations
Preschool children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
title_full Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
title_sort Práticas de literacia em contexto de jardim-de-infância e literacia emergente em crianças de idade pré-escolar
author Sobrinho, Dirce Massoxi Gomes
author_facet Sobrinho, Dirce Massoxi Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobrinho, Dirce Massoxi Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de literacia
Conceptualizações
Crianças em idade pré-escolar
Literacy practices
Conceptualisations
Preschool children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Práticas de literacia
Conceptualizações
Crianças em idade pré-escolar
Literacy practices
Conceptualisations
Preschool children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2016-02-06T10:55:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4331
url http://hdl.handle.net/10400.12/4331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130082052145152