Desenvolvimento das concepções sobre a funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Teresa Mafalda Duarte Barroso
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4272
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_18569f22201a177eabefb13bebfb7c5a
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4272
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento das concepções sobre a funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolarLiteracia emergenteDesenvolvimentoFuncionalidadeConceptualizaçõesEmergent literacyDevelopmentFunctionsConceptualisationsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioCom o presente trabalho, o qual se insere na perspectiva da literacia emergente, tentou-se caracterizar o desenvolvimento das concepções acerca da funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar e, por outro lado, se esse desenvolvimento está associado às conceptualizações da linguagem escrita. A amostra do nosso estudo foi constituída por 73 crianças, mais concretamente, 23 crianças de 3 anos, 25 crianças de 4 anos e 25 crianças de 5 anos. Todas as crianças frequentavam o jardim-de-infância. A metodologia utilizada permitiu, ao nível da funcionalidade, conhecer as razões que as crianças referem para quererem aprender a ler e a escrever e as funções atribuídas à leitura e à escrita (Entrevista sobre a Funcionalidade da Leitura e da Escrita), bem como verificar o conhecimento que as crianças têm de diversos suportes escritos e das respectivas funções e, ainda, constatar se associam correctamente os conteúdos aos suportes (Prova dos Suportes de Leitura e de Escrita). Por outro lado, de forma a verificarmos se existe uma relação entre o desenvolvimento das concepções acerca da funcionalidade e das conceptualizações da linguagem escrita, através da Prova das Conceptualizações caracterizamos os níveis conceptuais em que se situam as crianças. Os resultados obtidos vão no sentido do que é defendido pela perspectiva da literacia emergente, ou seja, que as crianças desde cedo, antes do ensino formal, já possuem conhecimentos quer acerca da funcionalidade quer ao nível das conceptualizações. Ao caracterizarmos esses conhecimentos tendo em conta as idades constatamos que existem diferenças entre elas, sendo observada uma evolução/progresso à medida que a idade aumenta. Por fim, concluímos que existe uma associação entre as concepções que as crianças têm acerca da funcionalidade e as conceptualizações das crianças sobre a linguagem escrita.ABSTRACT: The purpose of this work, based on the perspective of emergent literacy, is to characterise the conceptive development of the functions of reading and writing in children of pre-school age and also to discover any associations this development might have about conceptualisations of written language. Our study involved 73 children, more specifically, 23 three-year-olds, 25 four-year-olds and 25 five-year-olds. All the children were in nursery school education. The methodology used allowed us, on a working level, to get to know the reasons the children referred to about wanting to learn to read and write and the functions attributed to reading and writing (Interview about the Functions of Reading and Writing). It also permitted us to check the knowledge that the children had of diverse written supports and their respective functions and, furthermore, to notice if they correctly associated the contents with the supports (Evidence of Reading and Writing Supports). On the other hand, in the way we verified the existence of a relationship between the development of conceptions about the functions and conceptualisations about written language, in the Evidence of Conceptualisations, we characterised the conceptual levels in which the children were situated. The results obtained lean towards that which is defended by the perspective of emergent literacy, namely that children from an early age, before formal education begins, already have knowledge about both functions and conceptualisations. Characterising this knowledge, keeping in mind the different ages of the children, we noticed that differences exist between them, observing an evolution/progression as the age increases. Finally, we conclude that an association exists between the conceptions that children have about the functions and the children’s conceptualisations about the written language.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPAVicente, Teresa Mafalda Duarte Barroso2016-01-09T11:32:26Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:00Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:05.089051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento das concepções sobre a funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar
title Desenvolvimento das concepções sobre a funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle Desenvolvimento das concepções sobre a funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar
Vicente, Teresa Mafalda Duarte Barroso
Literacia emergente
Desenvolvimento
Funcionalidade
Conceptualizações
Emergent literacy
Development
Functions
Conceptualisations
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Desenvolvimento das concepções sobre a funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar
title_full Desenvolvimento das concepções sobre a funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr Desenvolvimento das concepções sobre a funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed Desenvolvimento das concepções sobre a funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar
title_sort Desenvolvimento das concepções sobre a funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar
author Vicente, Teresa Mafalda Duarte Barroso
author_facet Vicente, Teresa Mafalda Duarte Barroso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Teresa Mafalda Duarte Barroso
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia emergente
Desenvolvimento
Funcionalidade
Conceptualizações
Emergent literacy
Development
Functions
Conceptualisations
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Literacia emergente
Desenvolvimento
Funcionalidade
Conceptualizações
Emergent literacy
Development
Functions
Conceptualisations
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2016-01-09T11:32:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4272
url http://hdl.handle.net/10400.12/4272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130081963016192