Conhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Telma Rosário Vital Pais
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3798
Resumo: Alguns trabalhos na área da literacia emergente têm vindo a evidenciar que as crianças que apresentam conhecimentos precoces acerca da funcionalidade e das conceptualizações da linguagem escrita, decorrentes do contacto com a linguagem escrita em diversas actividades informais, são influenciadas de forma positiva no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Neste sentido, procuraram caracterizar-se os conhecimentos emergentes de literacia, ao nível da funcionalidade e conceptualizações da linguagem escrita, em crianças de 3, 4 e 5 anos, e a forma como estes se relacionam entre si. Procurou-se ainda estudar se a variável idade influencia o conhecimento que as crianças têm acerca de histórias infantis e possíveis associações entre essa prática informal e conhecimentos emergentes de literacia. Assim, verificou-se que, no grupo em estudo, as crianças mais velhas foram aquelas que apresentaram mais conhecimentos sobre a funcionalidade e conceptualizações mais avançadas e que houve uma tendência para que as crianças com mais conhecimentos acerca de histórias infantis apresentassem mais conhecimentos emergentes de literacia.
id RCAP_503f06bcdb9702d171a275b9919f0909
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolarLiteracia emergenteFuncionalidade da linguagem escritaConceptualizações da linguagem escritaCrianças em idade pré-escolarLeitura de históriasEmergent literacyEmergent literacyFunctions of written languagenceptualizations about written languagePreschool childrenStorybook readingAlguns trabalhos na área da literacia emergente têm vindo a evidenciar que as crianças que apresentam conhecimentos precoces acerca da funcionalidade e das conceptualizações da linguagem escrita, decorrentes do contacto com a linguagem escrita em diversas actividades informais, são influenciadas de forma positiva no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Neste sentido, procuraram caracterizar-se os conhecimentos emergentes de literacia, ao nível da funcionalidade e conceptualizações da linguagem escrita, em crianças de 3, 4 e 5 anos, e a forma como estes se relacionam entre si. Procurou-se ainda estudar se a variável idade influencia o conhecimento que as crianças têm acerca de histórias infantis e possíveis associações entre essa prática informal e conhecimentos emergentes de literacia. Assim, verificou-se que, no grupo em estudo, as crianças mais velhas foram aquelas que apresentaram mais conhecimentos sobre a funcionalidade e conceptualizações mais avançadas e que houve uma tendência para que as crianças com mais conhecimentos acerca de histórias infantis apresentassem mais conhecimentos emergentes de literacia.ABSTRACT: Some essays on emergent literacy show that children presenting early competences on function and on conceptualizations of written language, arising from the contact with the written language in several informal activities, are positively influenced on their writing and reading acquisitions. Within this scope, this study aims to characterise the emergent literacy competences, regarding function and conceptualization of written language, and the way these relate in children of 3, 4 and 5 years old. This study also intends to determine if the factor age influences the children’s knowledge on storybooks and the possible associations between this informal practice and the emergent literacy knowledge. Results show that, within the study group, the elder children present higher competences on function and better developed conceptualizations and that there was positive correlation between storybook and emergent literacy knowledge.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPAPais, Telma Rosário Vital Pais2015-06-24T14:42:35Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:36Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:40.138245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar
title Conhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle Conhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar
Pais, Telma Rosário Vital Pais
Literacia emergente
Funcionalidade da linguagem escrita
Conceptualizações da linguagem escrita
Crianças em idade pré-escolar
Leitura de histórias
Emergent literacy
Emergent literacy
Functions of written language
nceptualizations about written language
Preschool children
Storybook reading
title_short Conhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar
title_full Conhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr Conhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed Conhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar
title_sort Conhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar
author Pais, Telma Rosário Vital Pais
author_facet Pais, Telma Rosário Vital Pais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, Telma Rosário Vital Pais
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia emergente
Funcionalidade da linguagem escrita
Conceptualizações da linguagem escrita
Crianças em idade pré-escolar
Leitura de histórias
Emergent literacy
Emergent literacy
Functions of written language
nceptualizations about written language
Preschool children
Storybook reading
topic Literacia emergente
Funcionalidade da linguagem escrita
Conceptualizações da linguagem escrita
Crianças em idade pré-escolar
Leitura de histórias
Emergent literacy
Emergent literacy
Functions of written language
nceptualizations about written language
Preschool children
Storybook reading
description Alguns trabalhos na área da literacia emergente têm vindo a evidenciar que as crianças que apresentam conhecimentos precoces acerca da funcionalidade e das conceptualizações da linguagem escrita, decorrentes do contacto com a linguagem escrita em diversas actividades informais, são influenciadas de forma positiva no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Neste sentido, procuraram caracterizar-se os conhecimentos emergentes de literacia, ao nível da funcionalidade e conceptualizações da linguagem escrita, em crianças de 3, 4 e 5 anos, e a forma como estes se relacionam entre si. Procurou-se ainda estudar se a variável idade influencia o conhecimento que as crianças têm acerca de histórias infantis e possíveis associações entre essa prática informal e conhecimentos emergentes de literacia. Assim, verificou-se que, no grupo em estudo, as crianças mais velhas foram aquelas que apresentaram mais conhecimentos sobre a funcionalidade e conceptualizações mais avançadas e que houve uma tendência para que as crianças com mais conhecimentos acerca de histórias infantis apresentassem mais conhecimentos emergentes de literacia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2015-06-24T14:42:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3798
url http://hdl.handle.net/10400.12/3798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130077493985280