Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, José Ebo João
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20641
Resumo: O propósito deste trabalho é avaliar os serviços prestados pela biblioteca da Escola de Formação de Professores Marista “São José” Kuito Bié, a partir da perceção dos seus estudantes. Foi utilizado o modelo avaliativo de ServQual, através de um questionário estruturado de vinte e duas questões, numa escala de Likert de cinco valores, de formas a medir a satisfação dos utentes pelos serviços oferecidos. Assim, este instrumento ajudou a identificar a diferença entre a expetativa dos utentes em relação a biblioteca ideal e a perceção do serviço prestado e evidenciado pelos mesmos utentes. A pesquisa foi realizada no último trimestre de 2019 de forma presencial, que incluiu 150 estudantes da E.F.P. Marista “São José”. Recorreu-se a uma abordagem quantitativa classificada por pesquisa aplicada, uma pesquisa descritiva, com técnica padronizada de coleta de dados. O trabalho espelhou que a qualidade dos serviços oferecido pela biblioteca da E.F.P. Marista está muito próxima da expetativa destes utentes, pesa embora houver pequena margem de necessidade de melhoria em alguns aspetos. Utilizou-se a análise de quartis, uma ferramenta que possibilitou selecionar as questões que apresentam os gaps mais discrepantes, e que são as questões de prioridade críticas e prioridade alta, que merecem ações corretivas de melhoria. Importa salientar também outros elementos positivos da biblioteca, que mais impactam no sucesso investigativo dos utentes, bem como as questões que requerem alguma atenção de melhoria.
id RCAP_73715087864334f55d80fc4cecc06005
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar?QualidadeQualidade dos serviçosBibliotecaAngolaQualityQuality of serviceLibraryO propósito deste trabalho é avaliar os serviços prestados pela biblioteca da Escola de Formação de Professores Marista “São José” Kuito Bié, a partir da perceção dos seus estudantes. Foi utilizado o modelo avaliativo de ServQual, através de um questionário estruturado de vinte e duas questões, numa escala de Likert de cinco valores, de formas a medir a satisfação dos utentes pelos serviços oferecidos. Assim, este instrumento ajudou a identificar a diferença entre a expetativa dos utentes em relação a biblioteca ideal e a perceção do serviço prestado e evidenciado pelos mesmos utentes. A pesquisa foi realizada no último trimestre de 2019 de forma presencial, que incluiu 150 estudantes da E.F.P. Marista “São José”. Recorreu-se a uma abordagem quantitativa classificada por pesquisa aplicada, uma pesquisa descritiva, com técnica padronizada de coleta de dados. O trabalho espelhou que a qualidade dos serviços oferecido pela biblioteca da E.F.P. Marista está muito próxima da expetativa destes utentes, pesa embora houver pequena margem de necessidade de melhoria em alguns aspetos. Utilizou-se a análise de quartis, uma ferramenta que possibilitou selecionar as questões que apresentam os gaps mais discrepantes, e que são as questões de prioridade críticas e prioridade alta, que merecem ações corretivas de melhoria. Importa salientar também outros elementos positivos da biblioteca, que mais impactam no sucesso investigativo dos utentes, bem como as questões que requerem alguma atenção de melhoria.The purpose of this work is to evaluate the services offered by the library of the Marist College “São José” Kuito Bié, from the perception of its clients. The model ServQual was utilized though a structured questionnaire of twenty-two closed questions, on a scale of Likert with five marks, in order to measure the satisfaction of its clients for the service received. In fact this tool helped to identify the difference between the expectation of the clients concerning an ideal library and the perception of the service offered as well as received by them. The data collection was done during the last trimester of the academic year 2019 by myself, on 150 students of the Marist College “São José”. Through a patronized technique of data collection, it was possible using descriptive searching method with a quantitative approach. This investigation enlightens the quality of the service offered by the library of Marist College “São José” which is closely responding to the expectation of its clients, even though, there are few things needed to be improved. The quartile analyses helped selecting the items that present the gaps with higher discrepancy, which are the items with critical and high priorities according to the aim of the investigation. These are the items that need corrective action and measures of improvement. It is important highlighting also other positive elements in the library to be taken into account, that have impacted to the success of the client¢s investigation; and on the other hand, to consider also other elements that require some attention of improvement for the betterment of client¢s investigation.2021-07-15T00:00:00Z2020-07-15T00:00:00Z2020-07-152020-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20641TID:202502112porFrancisco, José Ebo Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:12.481819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar?
title Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar?
spellingShingle Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar?
Francisco, José Ebo João
Qualidade
Qualidade dos serviços
Biblioteca
Angola
Quality
Quality of service
Library
title_short Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar?
title_full Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar?
title_fullStr Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar?
title_full_unstemmed Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar?
title_sort Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar?
author Francisco, José Ebo João
author_facet Francisco, José Ebo João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, José Ebo João
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Qualidade dos serviços
Biblioteca
Angola
Quality
Quality of service
Library
topic Qualidade
Qualidade dos serviços
Biblioteca
Angola
Quality
Quality of service
Library
description O propósito deste trabalho é avaliar os serviços prestados pela biblioteca da Escola de Formação de Professores Marista “São José” Kuito Bié, a partir da perceção dos seus estudantes. Foi utilizado o modelo avaliativo de ServQual, através de um questionário estruturado de vinte e duas questões, numa escala de Likert de cinco valores, de formas a medir a satisfação dos utentes pelos serviços oferecidos. Assim, este instrumento ajudou a identificar a diferença entre a expetativa dos utentes em relação a biblioteca ideal e a perceção do serviço prestado e evidenciado pelos mesmos utentes. A pesquisa foi realizada no último trimestre de 2019 de forma presencial, que incluiu 150 estudantes da E.F.P. Marista “São José”. Recorreu-se a uma abordagem quantitativa classificada por pesquisa aplicada, uma pesquisa descritiva, com técnica padronizada de coleta de dados. O trabalho espelhou que a qualidade dos serviços oferecido pela biblioteca da E.F.P. Marista está muito próxima da expetativa destes utentes, pesa embora houver pequena margem de necessidade de melhoria em alguns aspetos. Utilizou-se a análise de quartis, uma ferramenta que possibilitou selecionar as questões que apresentam os gaps mais discrepantes, e que são as questões de prioridade críticas e prioridade alta, que merecem ações corretivas de melhoria. Importa salientar também outros elementos positivos da biblioteca, que mais impactam no sucesso investigativo dos utentes, bem como as questões que requerem alguma atenção de melhoria.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15T00:00:00Z
2020-07-15
2020-06
2021-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20641
TID:202502112
url http://hdl.handle.net/10071/20641
identifier_str_mv TID:202502112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134814764269568