Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/20641 |
Resumo: | O propósito deste trabalho é avaliar os serviços prestados pela biblioteca da Escola de Formação de Professores Marista “São José” Kuito Bié, a partir da perceção dos seus estudantes. Foi utilizado o modelo avaliativo de ServQual, através de um questionário estruturado de vinte e duas questões, numa escala de Likert de cinco valores, de formas a medir a satisfação dos utentes pelos serviços oferecidos. Assim, este instrumento ajudou a identificar a diferença entre a expetativa dos utentes em relação a biblioteca ideal e a perceção do serviço prestado e evidenciado pelos mesmos utentes. A pesquisa foi realizada no último trimestre de 2019 de forma presencial, que incluiu 150 estudantes da E.F.P. Marista “São José”. Recorreu-se a uma abordagem quantitativa classificada por pesquisa aplicada, uma pesquisa descritiva, com técnica padronizada de coleta de dados. O trabalho espelhou que a qualidade dos serviços oferecido pela biblioteca da E.F.P. Marista está muito próxima da expetativa destes utentes, pesa embora houver pequena margem de necessidade de melhoria em alguns aspetos. Utilizou-se a análise de quartis, uma ferramenta que possibilitou selecionar as questões que apresentam os gaps mais discrepantes, e que são as questões de prioridade críticas e prioridade alta, que merecem ações corretivas de melhoria. Importa salientar também outros elementos positivos da biblioteca, que mais impactam no sucesso investigativo dos utentes, bem como as questões que requerem alguma atenção de melhoria. |
id |
RCAP_73715087864334f55d80fc4cecc06005 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20641 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar?QualidadeQualidade dos serviçosBibliotecaAngolaQualityQuality of serviceLibraryO propósito deste trabalho é avaliar os serviços prestados pela biblioteca da Escola de Formação de Professores Marista “São José” Kuito Bié, a partir da perceção dos seus estudantes. Foi utilizado o modelo avaliativo de ServQual, através de um questionário estruturado de vinte e duas questões, numa escala de Likert de cinco valores, de formas a medir a satisfação dos utentes pelos serviços oferecidos. Assim, este instrumento ajudou a identificar a diferença entre a expetativa dos utentes em relação a biblioteca ideal e a perceção do serviço prestado e evidenciado pelos mesmos utentes. A pesquisa foi realizada no último trimestre de 2019 de forma presencial, que incluiu 150 estudantes da E.F.P. Marista “São José”. Recorreu-se a uma abordagem quantitativa classificada por pesquisa aplicada, uma pesquisa descritiva, com técnica padronizada de coleta de dados. O trabalho espelhou que a qualidade dos serviços oferecido pela biblioteca da E.F.P. Marista está muito próxima da expetativa destes utentes, pesa embora houver pequena margem de necessidade de melhoria em alguns aspetos. Utilizou-se a análise de quartis, uma ferramenta que possibilitou selecionar as questões que apresentam os gaps mais discrepantes, e que são as questões de prioridade críticas e prioridade alta, que merecem ações corretivas de melhoria. Importa salientar também outros elementos positivos da biblioteca, que mais impactam no sucesso investigativo dos utentes, bem como as questões que requerem alguma atenção de melhoria.The purpose of this work is to evaluate the services offered by the library of the Marist College “São José” Kuito Bié, from the perception of its clients. The model ServQual was utilized though a structured questionnaire of twenty-two closed questions, on a scale of Likert with five marks, in order to measure the satisfaction of its clients for the service received. In fact this tool helped to identify the difference between the expectation of the clients concerning an ideal library and the perception of the service offered as well as received by them. The data collection was done during the last trimester of the academic year 2019 by myself, on 150 students of the Marist College “São José”. Through a patronized technique of data collection, it was possible using descriptive searching method with a quantitative approach. This investigation enlightens the quality of the service offered by the library of Marist College “São José” which is closely responding to the expectation of its clients, even though, there are few things needed to be improved. The quartile analyses helped selecting the items that present the gaps with higher discrepancy, which are the items with critical and high priorities according to the aim of the investigation. These are the items that need corrective action and measures of improvement. It is important highlighting also other positive elements in the library to be taken into account, that have impacted to the success of the client¢s investigation; and on the other hand, to consider also other elements that require some attention of improvement for the betterment of client¢s investigation.2021-07-15T00:00:00Z2020-07-15T00:00:00Z2020-07-152020-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20641TID:202502112porFrancisco, José Ebo Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:12.481819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar? |
title |
Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar? |
spellingShingle |
Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar? Francisco, José Ebo João Qualidade Qualidade dos serviços Biblioteca Angola Quality Quality of service Library |
title_short |
Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar? |
title_full |
Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar? |
title_fullStr |
Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar? |
title_full_unstemmed |
Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar? |
title_sort |
Avaliação do serviço de biblioteca da Escola de Formação de Professores-Marista “São José” Kuito - Bié: o que precisamos melhorar? |
author |
Francisco, José Ebo João |
author_facet |
Francisco, José Ebo João |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, José Ebo João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Qualidade dos serviços Biblioteca Angola Quality Quality of service Library |
topic |
Qualidade Qualidade dos serviços Biblioteca Angola Quality Quality of service Library |
description |
O propósito deste trabalho é avaliar os serviços prestados pela biblioteca da Escola de Formação de Professores Marista “São José” Kuito Bié, a partir da perceção dos seus estudantes. Foi utilizado o modelo avaliativo de ServQual, através de um questionário estruturado de vinte e duas questões, numa escala de Likert de cinco valores, de formas a medir a satisfação dos utentes pelos serviços oferecidos. Assim, este instrumento ajudou a identificar a diferença entre a expetativa dos utentes em relação a biblioteca ideal e a perceção do serviço prestado e evidenciado pelos mesmos utentes. A pesquisa foi realizada no último trimestre de 2019 de forma presencial, que incluiu 150 estudantes da E.F.P. Marista “São José”. Recorreu-se a uma abordagem quantitativa classificada por pesquisa aplicada, uma pesquisa descritiva, com técnica padronizada de coleta de dados. O trabalho espelhou que a qualidade dos serviços oferecido pela biblioteca da E.F.P. Marista está muito próxima da expetativa destes utentes, pesa embora houver pequena margem de necessidade de melhoria em alguns aspetos. Utilizou-se a análise de quartis, uma ferramenta que possibilitou selecionar as questões que apresentam os gaps mais discrepantes, e que são as questões de prioridade críticas e prioridade alta, que merecem ações corretivas de melhoria. Importa salientar também outros elementos positivos da biblioteca, que mais impactam no sucesso investigativo dos utentes, bem como as questões que requerem alguma atenção de melhoria. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15T00:00:00Z 2020-07-15 2020-06 2021-07-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/20641 TID:202502112 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/20641 |
identifier_str_mv |
TID:202502112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134814764269568 |