Proposta de um modelo de avaliação de serviços de uma biblioteca escolar: o caso de uma instituição federal de ensino na zona norte do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4346 |
Resumo: | As bibliotecas no contexto atual aderem cada vez mais as revoluções sociais, cientificas e tecnológicas, não são mais consideradas um mero depósito de livros, mas um cada vez mais importante dentro das instituições. O usuário tem se tornado cada vez mais critico, buscando serviços de qualidade. Com isso, avaliação de serviços torna-se cada vez mais necessária, para mensurar o nivel de satisfação do usuário e obter melhoras constantes quanto aos serviços oferecidos. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo propor um modelo de avaliação dos serviços de uma Biblioteca Escolar, que baseou-se nas percepções dos usuários para propor melhorias nos serviços oferecidos. O questionário utilizado para coleta de dados, teve como base o Modelo SERVQUAL e o adaptou para a realidade da Biblioteca. Para o tratamento dos dados utilizou-se o programa Excel, que possibilitou a análise de cada critério. O estudo apresentado poderá servir como base para novos pesquisadores que tenham como tema de pesquisa a avaliação de serviços de bibliotecas utilizando ferramentas da gestão da qualidade total. |
id |
UFF-2_7960565d47fa614d2026efd8efd14e95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4346 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Proposta de um modelo de avaliação de serviços de uma biblioteca escolar: o caso de uma instituição federal de ensino na zona norte do Rio de JaneiroAvaliação de serviços de bibliotecaGestão da qualidadeUsuáriosGestão de qualidadeServqualUsuário de bibliotecasBiblioteca escolarEvaluation of library servicesQuality managementUsersAs bibliotecas no contexto atual aderem cada vez mais as revoluções sociais, cientificas e tecnológicas, não são mais consideradas um mero depósito de livros, mas um cada vez mais importante dentro das instituições. O usuário tem se tornado cada vez mais critico, buscando serviços de qualidade. Com isso, avaliação de serviços torna-se cada vez mais necessária, para mensurar o nivel de satisfação do usuário e obter melhoras constantes quanto aos serviços oferecidos. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo propor um modelo de avaliação dos serviços de uma Biblioteca Escolar, que baseou-se nas percepções dos usuários para propor melhorias nos serviços oferecidos. O questionário utilizado para coleta de dados, teve como base o Modelo SERVQUAL e o adaptou para a realidade da Biblioteca. Para o tratamento dos dados utilizou-se o programa Excel, que possibilitou a análise de cada critério. O estudo apresentado poderá servir como base para novos pesquisadores que tenham como tema de pesquisa a avaliação de serviços de bibliotecas utilizando ferramentas da gestão da qualidade total.Libraries in the current context adhere increasingly social revolutions, scientific and technological, are no longer considered a mere deposit books, but an increasingly important within institutions. The user has become increasingly critical, seeking quality services Thus, evaluation of services becomes increasingly necessary to measure the level of user satisfaction and achieve constant improvements as the services offered. In this context, this study aimed to propose a model of evaluation of the services of a school library, which was based on the perceptions of users to propose improvements in the services offered. The questionnaire used for data collection was based on the SERVQUAL model and adapted to the reality of the Library. For the data treatment, the Excel program was used, which made it possible to analyze each criterion. The study presented could serve as a basis for new researchers whose research theme is the evaluation of library services using total quality management tools.Universidade Federal FluminenseNiteróiCosta, Stella Regina Reis daLourenço, Maristela SoaresOliveira, Saulo Barbará deLima, Ana Cláudia dos Santos de2017-08-29T16:13:07Z2017-08-29T16:13:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4346Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:41:04Zoai:app.uff.br:1/4346Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:41:04Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de um modelo de avaliação de serviços de uma biblioteca escolar: o caso de uma instituição federal de ensino na zona norte do Rio de Janeiro |
title |
Proposta de um modelo de avaliação de serviços de uma biblioteca escolar: o caso de uma instituição federal de ensino na zona norte do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Proposta de um modelo de avaliação de serviços de uma biblioteca escolar: o caso de uma instituição federal de ensino na zona norte do Rio de Janeiro Lima, Ana Cláudia dos Santos de Avaliação de serviços de biblioteca Gestão da qualidade Usuários Gestão de qualidade Servqual Usuário de bibliotecas Biblioteca escolar Evaluation of library services Quality management Users |
title_short |
Proposta de um modelo de avaliação de serviços de uma biblioteca escolar: o caso de uma instituição federal de ensino na zona norte do Rio de Janeiro |
title_full |
Proposta de um modelo de avaliação de serviços de uma biblioteca escolar: o caso de uma instituição federal de ensino na zona norte do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Proposta de um modelo de avaliação de serviços de uma biblioteca escolar: o caso de uma instituição federal de ensino na zona norte do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Proposta de um modelo de avaliação de serviços de uma biblioteca escolar: o caso de uma instituição federal de ensino na zona norte do Rio de Janeiro |
title_sort |
Proposta de um modelo de avaliação de serviços de uma biblioteca escolar: o caso de uma instituição federal de ensino na zona norte do Rio de Janeiro |
author |
Lima, Ana Cláudia dos Santos de |
author_facet |
Lima, Ana Cláudia dos Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Stella Regina Reis da Lourenço, Maristela Soares Oliveira, Saulo Barbará de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ana Cláudia dos Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de serviços de biblioteca Gestão da qualidade Usuários Gestão de qualidade Servqual Usuário de bibliotecas Biblioteca escolar Evaluation of library services Quality management Users |
topic |
Avaliação de serviços de biblioteca Gestão da qualidade Usuários Gestão de qualidade Servqual Usuário de bibliotecas Biblioteca escolar Evaluation of library services Quality management Users |
description |
As bibliotecas no contexto atual aderem cada vez mais as revoluções sociais, cientificas e tecnológicas, não são mais consideradas um mero depósito de livros, mas um cada vez mais importante dentro das instituições. O usuário tem se tornado cada vez mais critico, buscando serviços de qualidade. Com isso, avaliação de serviços torna-se cada vez mais necessária, para mensurar o nivel de satisfação do usuário e obter melhoras constantes quanto aos serviços oferecidos. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo propor um modelo de avaliação dos serviços de uma Biblioteca Escolar, que baseou-se nas percepções dos usuários para propor melhorias nos serviços oferecidos. O questionário utilizado para coleta de dados, teve como base o Modelo SERVQUAL e o adaptou para a realidade da Biblioteca. Para o tratamento dos dados utilizou-se o programa Excel, que possibilitou a análise de cada critério. O estudo apresentado poderá servir como base para novos pesquisadores que tenham como tema de pesquisa a avaliação de serviços de bibliotecas utilizando ferramentas da gestão da qualidade total. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-08-29T16:13:07Z 2017-08-29T16:13:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4346 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4346 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044680768094208 |