Desenvolvimento de um learning object para o ensino-aprendizagem da língua inglesa : regra de formação do present simple

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Sandra Cristina Samico de Pinho
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7105
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação, área de Especialização em Tecnologia Educativa.
id RCAP_738d4b2a40c20319f894aee0acd28919
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de um learning object para o ensino-aprendizagem da língua inglesa : regra de formação do present simple371.68802.0:372.88372.88:802.0Dissertação de Mestrado em Educação, área de Especialização em Tecnologia Educativa.A presente investigação visa a concepção e validação de um protótipo de uma pequena unidade didáctica concebida como um Objecto de Aprendizagem “Learning Object” no formato digital, destinado a alunos do 7º ano de escolaridade, com Inglês nível III. Pretende-se avaliar a possibilidade de integração, nas aulas de Inglês como língua estrangeira, de Objectos de Aprendizagem como veículos de conteúdos e promotores da aprendizagem e aplicação da língua inglesa. O estudo visa também aferir a motivação dos colegas/professores para a prática de construção e de aplicação de conhecimentos e conteúdos em formato de Objectos de Aprendizagem. Tendo em conta a utilização das TIC em muitos dos cenários de ensino/aprendizagem e a fluidez com que muitos alunos as utilizam, parece-nos urgente elaborar materiais em formato digital que possam não só corresponder às expectativas dos discentes mas, também, contribuir para uma diversificação das estratégias de ensino e promover a produção de materiais apelativos, de fácil navegação e fácil aplicação em diferentes contextos de ensino/aprendizagem. Num primeiro momento o presente trabalho procura ilustrar as várias definições existentes na literatura para Objectos de Aprendizagem, caracterizá-los e mostrar os vários tipos de repositórios onde podem ser encontrados, bem como explicar todo o sistema necessário para normalizar e fazer funcionar os Objectos de Aprendizagem, preservando as suas características. Num segundo momento desenvolve-se o Objecto de Aprendizagem utilizando a ferramenta de autor Hot Potatoes, descrevendo-se toda a metodologia a adoptar e passos a seguir. Num terceiro momento procura-se aferir o impacto do Objecto de Aprendizagem junto de colegas/professores e verificar a possibilidade de integração do protótipo e de Objectos de Aprendizagem digitais no ensino do inglês como língua estrangeira.This study aims the conception and validation of a prototype of a small study unit conceived as a Learning Object and as a digital resource, designed to the 7th grade students of the third level of English. It is our intention to evaluate the possibility of integration, in classes of English as a foreign language, of Learning Objects as vehicles of contents and also as learning promoters and application of the English language. The study also aims to check the motivation of our colleagues/teachers to the practice of construction and application of cognizance and contents through digital Learning Objects. Taking into consideration the growing usage of the ICT in many teaching/learning sceneries and also the fluidness that many students use them, we believe it is urgent to develop digital materials and resources capable not only to answer the students expectations but also, to contribute to a diversification of teaching strategies and to promote the production of appellative materials/resources with easy navigation and also easy to apply in different learning/teaching contexts. The present study, in a first moment, seeks to illustrate the great number of existing definitions for Learning Objects, characterize LO’s and show the several repositories and its kinds where LO’s can de found. In this first moment we also explain all the necessary system to create standards and certain rules in order to better create, show and work with LO’s, preserving all its features. In a second moment a Learning Object is developed using the tool Hot Potatoes and all the development process is described, including the adopted methodology and proceedings to follow. Finally the Learning Object prototype is evaluated by a test group, formed by English teachers, in order to check its impact and also the possibility of integration of the prototype and of LO’s in the teaching of English as a foreign language.Oliveira, Lia RaquelUniversidade do MinhoTavares, Sandra Cristina Samico de Pinho2006-12-182006-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/7105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:14.981352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um learning object para o ensino-aprendizagem da língua inglesa : regra de formação do present simple
title Desenvolvimento de um learning object para o ensino-aprendizagem da língua inglesa : regra de formação do present simple
spellingShingle Desenvolvimento de um learning object para o ensino-aprendizagem da língua inglesa : regra de formação do present simple
Tavares, Sandra Cristina Samico de Pinho
371.68
802.0:372.88
372.88:802.0
title_short Desenvolvimento de um learning object para o ensino-aprendizagem da língua inglesa : regra de formação do present simple
title_full Desenvolvimento de um learning object para o ensino-aprendizagem da língua inglesa : regra de formação do present simple
title_fullStr Desenvolvimento de um learning object para o ensino-aprendizagem da língua inglesa : regra de formação do present simple
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um learning object para o ensino-aprendizagem da língua inglesa : regra de formação do present simple
title_sort Desenvolvimento de um learning object para o ensino-aprendizagem da língua inglesa : regra de formação do present simple
author Tavares, Sandra Cristina Samico de Pinho
author_facet Tavares, Sandra Cristina Samico de Pinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Lia Raquel
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Sandra Cristina Samico de Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
802.0:372.88
372.88:802.0
topic 371.68
802.0:372.88
372.88:802.0
description Dissertação de Mestrado em Educação, área de Especialização em Tecnologia Educativa.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-18
2006-12-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/7105
url http://hdl.handle.net/1822/7105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132372406370304