“Para mim é fácil”: Escala de avaliação de competências pessoais e sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862015000200006 |
Resumo: | As competências pessoais e sociais têm um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e adolescentes, assim como no seu comportamento face aos fatores de risco. A Escala “Para mim é fácil” é um instrumento de medida das competências pessoais e sociais que foi construído e validado pela Equipa Aventura Social www.aventurasocial.com. O presente artigo tem como objetivo o estudo da validação do instrumento. O estudo inclui 960 crianças e adolescentes Portugueses, com média de idades de 15,3 anos (DP=3,7). Inclui 56,8% rapazes de diferentes níveis de escolaridade. A versão estudada do Instrumentos demonstrou boas propriedades métricas, e a estrutura fatorial identifica 5 dimensões da competência social e pessoal (Competências Básicas, Resolução de Problemas, Regulação Emocional, Relações Interpessoais e Definição de Objetivos). A Escala “Para mim é fácil” pode ser considerada um instrumento que responde a uma necessidade e contribui para a investigação e avaliação da intervenção em crianças e adolescentes Portugueses no âmbito especificamente da prevenção e promoção de competências pessoais e sociais e de um desenvolvimento saudável. |
id |
RCAP_739a1d993d3166ff3710a424de1bcf2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1645-00862015000200006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Para mim é fácil”: Escala de avaliação de competências pessoais e sociaisCompetênciasCrianças/AdolescentesAvaliaçãoAs competências pessoais e sociais têm um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e adolescentes, assim como no seu comportamento face aos fatores de risco. A Escala “Para mim é fácil” é um instrumento de medida das competências pessoais e sociais que foi construído e validado pela Equipa Aventura Social www.aventurasocial.com. O presente artigo tem como objetivo o estudo da validação do instrumento. O estudo inclui 960 crianças e adolescentes Portugueses, com média de idades de 15,3 anos (DP=3,7). Inclui 56,8% rapazes de diferentes níveis de escolaridade. A versão estudada do Instrumentos demonstrou boas propriedades métricas, e a estrutura fatorial identifica 5 dimensões da competência social e pessoal (Competências Básicas, Resolução de Problemas, Regulação Emocional, Relações Interpessoais e Definição de Objetivos). A Escala “Para mim é fácil” pode ser considerada um instrumento que responde a uma necessidade e contribui para a investigação e avaliação da intervenção em crianças e adolescentes Portugueses no âmbito especificamente da prevenção e promoção de competências pessoais e sociais e de um desenvolvimento saudável.Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde2015-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862015000200006Psicologia, Saúde & Doenças v.16 n.2 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862015000200006Gaspar,TâniaMatos,Margarida Gaspar deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:15:45Zoai:scielo:S1645-00862015000200006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:24:58.902660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Para mim é fácil”: Escala de avaliação de competências pessoais e sociais |
title |
“Para mim é fácil”: Escala de avaliação de competências pessoais e sociais |
spellingShingle |
“Para mim é fácil”: Escala de avaliação de competências pessoais e sociais Gaspar,Tânia Competências Crianças/Adolescentes Avaliação |
title_short |
“Para mim é fácil”: Escala de avaliação de competências pessoais e sociais |
title_full |
“Para mim é fácil”: Escala de avaliação de competências pessoais e sociais |
title_fullStr |
“Para mim é fácil”: Escala de avaliação de competências pessoais e sociais |
title_full_unstemmed |
“Para mim é fácil”: Escala de avaliação de competências pessoais e sociais |
title_sort |
“Para mim é fácil”: Escala de avaliação de competências pessoais e sociais |
author |
Gaspar,Tânia |
author_facet |
Gaspar,Tânia Matos,Margarida Gaspar de |
author_role |
author |
author2 |
Matos,Margarida Gaspar de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspar,Tânia Matos,Margarida Gaspar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Crianças/Adolescentes Avaliação |
topic |
Competências Crianças/Adolescentes Avaliação |
description |
As competências pessoais e sociais têm um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e adolescentes, assim como no seu comportamento face aos fatores de risco. A Escala “Para mim é fácil” é um instrumento de medida das competências pessoais e sociais que foi construído e validado pela Equipa Aventura Social www.aventurasocial.com. O presente artigo tem como objetivo o estudo da validação do instrumento. O estudo inclui 960 crianças e adolescentes Portugueses, com média de idades de 15,3 anos (DP=3,7). Inclui 56,8% rapazes de diferentes níveis de escolaridade. A versão estudada do Instrumentos demonstrou boas propriedades métricas, e a estrutura fatorial identifica 5 dimensões da competência social e pessoal (Competências Básicas, Resolução de Problemas, Regulação Emocional, Relações Interpessoais e Definição de Objetivos). A Escala “Para mim é fácil” pode ser considerada um instrumento que responde a uma necessidade e contribui para a investigação e avaliação da intervenção em crianças e adolescentes Portugueses no âmbito especificamente da prevenção e promoção de competências pessoais e sociais e de um desenvolvimento saudável. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862015000200006 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862015000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862015000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia, Saúde & Doenças v.16 n.2 2015 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137327074770944 |