Explorar conexões entre matemática local e matemática global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3065 |
Resumo: | A integração de aspectos culturais nos currículos é um meio de legitimar vivências dos alunos e de responder à diversidade cultural, em prol de uma maior equidade na aprendizagem matemática com significado (e.g. Bishop, 2005; Gerdes, 2007; Moreira, 2008). Neste artigo, pretendemos destacar o papel da matemática cultural no desenvolvimento da predisposição para estabelecer conexões matemáticas e na comunicação matemática. Tal objectivo enquadra-se numa investigação mais ampla (Latas, 2011), na qual se desenvolveu um projecto curricular, cuja conceptualização seguiu uma abordagem etnomatemática. Os resultados sugerem que os alunos: i) se apropriaram de práticas culturalmente distintas pela relação que estabeleceram com os seus conhecimentos prévios; ii) revelaram gradualmente maior predisposição para o estabelecimento de conexões matemáticas; iii) aprofundaram conhecimentos matemáticos locais e globais na interação entre ambas as dimensões. |
id |
RCAP_73a51c3938e008be82631f44848ec5a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3065 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Explorar conexões entre matemática local e matemática globalMatemática localMatemática globalConexões matemáticasQuadriláterosLocal mathematicsGlobal mathematicsMathematical connectionsQuadrilateralsA integração de aspectos culturais nos currículos é um meio de legitimar vivências dos alunos e de responder à diversidade cultural, em prol de uma maior equidade na aprendizagem matemática com significado (e.g. Bishop, 2005; Gerdes, 2007; Moreira, 2008). Neste artigo, pretendemos destacar o papel da matemática cultural no desenvolvimento da predisposição para estabelecer conexões matemáticas e na comunicação matemática. Tal objectivo enquadra-se numa investigação mais ampla (Latas, 2011), na qual se desenvolveu um projecto curricular, cuja conceptualização seguiu uma abordagem etnomatemática. Os resultados sugerem que os alunos: i) se apropriaram de práticas culturalmente distintas pela relação que estabeleceram com os seus conhecimentos prévios; ii) revelaram gradualmente maior predisposição para o estabelecimento de conexões matemáticas; iii) aprofundaram conhecimentos matemáticos locais e globais na interação entre ambas as dimensões.The integration of cultural aspects in the school curricula is a means to legitimize students’ experiences and to consider their cultural diversity in favor of equity for meaningful mathematical learning. (e.g. Bishop, 2005; Gerdes, 2007; Moreira, 2008). In this article we highlight the role of cultural mathematics to develop a predisposition to establish mathematical connections. This objective is framed in a broader research (Latas, 2011) in which a qualitative methodology of an interpretative nature was followed. Data was gathered using participant observation, interviews, documentary analysis and the design of a curricular project. The conceptualization of the project followed an ethnomathematical approach and it was implemented in a 7th grade class where the teacher played simultaneously the role of researcher. The results suggest that students: i) appropriated culturally distinct practices through the relationships that they established with their previous knowledge; ii) gradually revealed a greater predisposition to establishing mathematical connections; iii) deepened local and global mathematical knowledge by relating both dimensions.Hilbert Blanco-ÁlvarezRepositório AbertoLatas, JoanaMoreira, Darlinda2014-04-14T08:52:50Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3065porLatas, Joana; Moreira, Darlinda - Explorar conexões entre matemática local e matemática global [Em linha]. "Revista Latinoamericana de Etnomatemática". ISSN 2011-5474. Vol. 6, Nº 3 (2013), p. 36-662011-5474info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:17:43Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:24.852172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorar conexões entre matemática local e matemática global |
title |
Explorar conexões entre matemática local e matemática global |
spellingShingle |
Explorar conexões entre matemática local e matemática global Latas, Joana Matemática local Matemática global Conexões matemáticas Quadriláteros Local mathematics Global mathematics Mathematical connections Quadrilaterals |
title_short |
Explorar conexões entre matemática local e matemática global |
title_full |
Explorar conexões entre matemática local e matemática global |
title_fullStr |
Explorar conexões entre matemática local e matemática global |
title_full_unstemmed |
Explorar conexões entre matemática local e matemática global |
title_sort |
Explorar conexões entre matemática local e matemática global |
author |
Latas, Joana |
author_facet |
Latas, Joana Moreira, Darlinda |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Darlinda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Latas, Joana Moreira, Darlinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática local Matemática global Conexões matemáticas Quadriláteros Local mathematics Global mathematics Mathematical connections Quadrilaterals |
topic |
Matemática local Matemática global Conexões matemáticas Quadriláteros Local mathematics Global mathematics Mathematical connections Quadrilaterals |
description |
A integração de aspectos culturais nos currículos é um meio de legitimar vivências dos alunos e de responder à diversidade cultural, em prol de uma maior equidade na aprendizagem matemática com significado (e.g. Bishop, 2005; Gerdes, 2007; Moreira, 2008). Neste artigo, pretendemos destacar o papel da matemática cultural no desenvolvimento da predisposição para estabelecer conexões matemáticas e na comunicação matemática. Tal objectivo enquadra-se numa investigação mais ampla (Latas, 2011), na qual se desenvolveu um projecto curricular, cuja conceptualização seguiu uma abordagem etnomatemática. Os resultados sugerem que os alunos: i) se apropriaram de práticas culturalmente distintas pela relação que estabeleceram com os seus conhecimentos prévios; ii) revelaram gradualmente maior predisposição para o estabelecimento de conexões matemáticas; iii) aprofundaram conhecimentos matemáticos locais e globais na interação entre ambas as dimensões. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12 2013-12-01T00:00:00Z 2014-04-14T08:52:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/3065 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/3065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Latas, Joana; Moreira, Darlinda - Explorar conexões entre matemática local e matemática global [Em linha]. "Revista Latinoamericana de Etnomatemática". ISSN 2011-5474. Vol. 6, Nº 3 (2013), p. 36-66 2011-5474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Hilbert Blanco-Álvarez |
publisher.none.fl_str_mv |
Hilbert Blanco-Álvarez |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135014398459904 |