Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver a orientação espacial através das conexões da matemática com a cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lameiro, Ana Filipa Letra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29181
Resumo: Este relatório traduz a investigação realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvida em dois contextos: numa turma de 2.º ano de escolaridade e num grupo de Educação Pré-Escolar. Pretendi promover o desenvolvimento da aprendizagem da Matemática das crianças através da exploração de conexões matemáticas com o património arquitetónico da cidade de Évora, com especial foco na orientação espacial. Esta investigação, associada ao projeto MatÉvora, desenvolveu-se como uma investigação-ação sobre a minha prática. Apesar das limitações impostas pela pandemia, foi possível as crianças desenvolverem o seu olhar matemático, passando a reconhecer a presença da Matemática em seu redor. Relativamente à orientação espacial, adquiriram a capacidade de se orientarem e localizarem num mapa. Para o desenvolvimento das crianças contribuíram as tarefas de percursos, as discussões coletivas e o uso de diversas representações, nomeadamente o Google Maps; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Primary Education: Developing a spatial orientation through the connections of mathematics with the city Abstract: This report reflects the research carried out as part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching, developed in two contexts: a 2nd grade class and a Pre-school Education group. I intended to promote the development of children's mathematical learning through the exploration of mathematical connections with the architectural heritage of the city of Évora, with special focus on spatial orientation. This research, associated with the MatÉvora project, was developed as an action research about my practice. Despite the limitations imposed by the pandemic, it was possible for the children to develop their mathematical outlook, recognizing the presence of mathematics around them. Regarding spatial orientation, they acquired the ability to orient and locate themselves on a map. The path tasks, collective discussions and the use of various representations, including Google Maps, contributed to the children's development.
id RCAP_2b498303fc1690d897dda2b4380a24d4
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29181
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver a orientação espacial através das conexões da matemática com a cidadeAprendizagem da MatemáticaConexões matemáticasOlhar matemáticoOrientação espacialMapasLearning mathematicsMathematical connectionsMathematical noticingSpatial orientationMapsEste relatório traduz a investigação realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvida em dois contextos: numa turma de 2.º ano de escolaridade e num grupo de Educação Pré-Escolar. Pretendi promover o desenvolvimento da aprendizagem da Matemática das crianças através da exploração de conexões matemáticas com o património arquitetónico da cidade de Évora, com especial foco na orientação espacial. Esta investigação, associada ao projeto MatÉvora, desenvolveu-se como uma investigação-ação sobre a minha prática. Apesar das limitações impostas pela pandemia, foi possível as crianças desenvolverem o seu olhar matemático, passando a reconhecer a presença da Matemática em seu redor. Relativamente à orientação espacial, adquiriram a capacidade de se orientarem e localizarem num mapa. Para o desenvolvimento das crianças contribuíram as tarefas de percursos, as discussões coletivas e o uso de diversas representações, nomeadamente o Google Maps; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Primary Education: Developing a spatial orientation through the connections of mathematics with the city Abstract: This report reflects the research carried out as part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching, developed in two contexts: a 2nd grade class and a Pre-school Education group. I intended to promote the development of children's mathematical learning through the exploration of mathematical connections with the architectural heritage of the city of Évora, with special focus on spatial orientation. This research, associated with the MatÉvora project, was developed as an action research about my practice. Despite the limitations imposed by the pandemic, it was possible for the children to develop their mathematical outlook, recognizing the presence of mathematics around them. Regarding spatial orientation, they acquired the ability to orient and locate themselves on a map. The path tasks, collective discussions and the use of various representations, including Google Maps, contributed to the children's development.Universidade de Évora2021-02-25T15:44:14Z2021-02-252021-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29181http://hdl.handle.net/10174/29181TID:202644677porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoanalameiro97@hotmail.com229Lameiro, Ana Filipa Letrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:59.192855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver a orientação espacial através das conexões da matemática com a cidade
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver a orientação espacial através das conexões da matemática com a cidade
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver a orientação espacial através das conexões da matemática com a cidade
Lameiro, Ana Filipa Letra
Aprendizagem da Matemática
Conexões matemáticas
Olhar matemático
Orientação espacial
Mapas
Learning mathematics
Mathematical connections
Mathematical noticing
Spatial orientation
Maps
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver a orientação espacial através das conexões da matemática com a cidade
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver a orientação espacial através das conexões da matemática com a cidade
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver a orientação espacial através das conexões da matemática com a cidade
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver a orientação espacial através das conexões da matemática com a cidade
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver a orientação espacial através das conexões da matemática com a cidade
author Lameiro, Ana Filipa Letra
author_facet Lameiro, Ana Filipa Letra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lameiro, Ana Filipa Letra
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da Matemática
Conexões matemáticas
Olhar matemático
Orientação espacial
Mapas
Learning mathematics
Mathematical connections
Mathematical noticing
Spatial orientation
Maps
topic Aprendizagem da Matemática
Conexões matemáticas
Olhar matemático
Orientação espacial
Mapas
Learning mathematics
Mathematical connections
Mathematical noticing
Spatial orientation
Maps
description Este relatório traduz a investigação realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvida em dois contextos: numa turma de 2.º ano de escolaridade e num grupo de Educação Pré-Escolar. Pretendi promover o desenvolvimento da aprendizagem da Matemática das crianças através da exploração de conexões matemáticas com o património arquitetónico da cidade de Évora, com especial foco na orientação espacial. Esta investigação, associada ao projeto MatÉvora, desenvolveu-se como uma investigação-ação sobre a minha prática. Apesar das limitações impostas pela pandemia, foi possível as crianças desenvolverem o seu olhar matemático, passando a reconhecer a presença da Matemática em seu redor. Relativamente à orientação espacial, adquiriram a capacidade de se orientarem e localizarem num mapa. Para o desenvolvimento das crianças contribuíram as tarefas de percursos, as discussões coletivas e o uso de diversas representações, nomeadamente o Google Maps; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and 1st Cycle of Primary Education: Developing a spatial orientation through the connections of mathematics with the city Abstract: This report reflects the research carried out as part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching, developed in two contexts: a 2nd grade class and a Pre-school Education group. I intended to promote the development of children's mathematical learning through the exploration of mathematical connections with the architectural heritage of the city of Évora, with special focus on spatial orientation. This research, associated with the MatÉvora project, was developed as an action research about my practice. Despite the limitations imposed by the pandemic, it was possible for the children to develop their mathematical outlook, recognizing the presence of mathematics around them. Regarding spatial orientation, they acquired the ability to orient and locate themselves on a map. The path tasks, collective discussions and the use of various representations, including Google Maps, contributed to the children's development.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-25T15:44:14Z
2021-02-25
2021-01-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29181
http://hdl.handle.net/10174/29181
TID:202644677
url http://hdl.handle.net/10174/29181
identifier_str_mv TID:202644677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
analameiro97@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136671362449408