Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Luís M R
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1271
Resumo: Deste trabalho consta a prática desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo que confere habilitação profissional para a docência no 1º Ciclo e nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste relatório é refletir o percurso de formação, a atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado, sendo evidenciadas as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para ultrapassar os obstáculos. Será, também, apresentada uma investigação sobre a inclusão que designamos de “As Atitudes dos Pares Face à Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais”. A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas nossas escolas é um processo que, para além de educativo e pedagógico, se pretende que seja social e emocional, isto é, que conduza a um clima educativo de sucesso para todos. Os pares são neste processo um elemento chave para a criação de um ambiente inclusivo de sucesso, que une a parte educativa à parte do desenvolvimento afetivo e social. Por este motivo, este trabalho tem como principal objetivo conhecer o modo como a criança com NEE é aceite pelos seus pares numa escola inclusiva do 1º Ciclo de Sátão. O instrumento escolhido para a recolha de dados foi o Inquérito por Questionário, com questões abertas e fechadas, que foram respondidas por escrito. A nossa amostra, contou com 54 alunos, pertencentes a quatro turmas onde estavam incluídas crianças com NEE. A análise dos dados permitiu-nos deduzir que os pares aceitam a inclusão das crianças com NEE, no entanto, esta aceitação não é consensual em todas as áreas indispensáveis a uma inclusão de sucesso. Pese embora a idade das crianças envolvidas, acreditamos que este trabalho abre portas à reflexão em torno da necessidade de se fomentar, desde muito cedo na vida das crianças, valores como a amizade e a igualdade.
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