Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Margarida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1329
Resumo: Este relatório de estágio da prática de ensino supervisionada marca o final de um percurso cuja meta é a obtenção do grau de mestre em ensino do 1º e 2º ciclos do ensino básico. A sua entrega, obrigatória, confere habilitação profissional para a docência no 1º ciclo e no 2º ciclo, nas disciplinas de ciências da natureza, história e geografia de Portugal, língua portuguesa e matemática. O presente documento está estruturado em capítulos, sendo o primeiro dedicado ao enquadramento institucional. Neste capítulo é referida a organização e administração escolar do sistema de ensino português, a localização geográfica e uma breve resenha sobre as origens da cidade da Guarda, e feita uma sucinta caraterização de Arrifana. A Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, local onde decorreu a prática de ensino supervisionada, é também alvo de uma caraterização, bem como as turmas envolvidas diretamente neste processo. Do segundo capítulo consta uma descrição da prática de ensino supervisionada, no 2º ciclo, devidamente organizada de acordo com as diferentes disciplinas trabalhadas neste processo: ciências da natureza, história e geografia de Portugal, língua portuguesa e matemática. Para cada disciplina são tecidas algumas considerações sobre a prática de ensino desenvolvida, os recursos e estratégias utilizados, as vivências experimentadas e principais dificuldades encontradas, bem como possíveis formas de as superar. O mesmo encerra com uma reflexão e análise crítica sobre a prática docente vivenciada. O terceiro capítulo aborda a matemática no 2º ciclo do ensino básico. Atualmente, ser matematicamente competente implica um conjunto de atitudes, de capacidades e de conhecimentos matemáticos. Contudo, os resultados obtidos pelos alunos, nesta disciplina, ficam muito aquém do ideal. Com este estudo pretende-se verificar como as dificuldades de aprendizagem matemática vão sendo superadas e se o género dos alunos influencia os resultados obtidos neste ciclo de ensino. Pretende-se assim apurar se existe uma relação observável entre as preferências dos alunos pelos diferentes conteúdos e o seu género.
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