Modelação de um sistema de carregamento inteligente de veículos elétricos para transportes turísticos urbanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, André Mendes Botelho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15457
Resumo: A busca pelo aumento da eficiência energética e o aumento significativo de carros elétricos e híbridos no mercado, faz com que se procurem novas soluções para as estações de carga. A integração de energias renováveis com vista ao autoconsumo torna-se assim na solução para o aumento da eficiência energética e financeira. O Algarve, devido à localização e horas de sol médias diárias, faz com que a integração de energia fotovoltaica possa ser proveitosa em inúmeros âmbitos, contudo, a energia solar é um recurso intermitente, que varia em função de fatores como a nebulosidade, a estação, hora, etc. Essa variabilidade pode ser compensada pela utilização de baterias e a imposição de medidas de demand response, que minimizem os custos de operação e os tempos de amortização em equipamentos, respeitando as restrições técnicas e dos utilizadores, formando o carregamento inteligente. O presente trabalho constitui a modelação de um sistema de carregamento de VE que integre energia de geração solar. Para tal, foi tido em consideração um cenário de autoconsumo e de armazenamento de energia de geração, recorrendo a um banco de baterias de iões de Lítio, assim como a ligação à rede de distribuição, onde o posto de carregamento pode comprar ou vender energia. O modelo desenvolvido permite fazer simulações em diversos cenários que considerem: diferentes tipos de tarifários; variável números de VE, cada um com a respetiva potências de carga; tempos variáveis de entrada e saídas de VE gerados aleatoriamente ou deterministicamente; diferentes potências de pico do sistema solar fotovoltaico; diferentes capacidades de armazenamento do banco de baterias local; ligação (ou não) à rede elétrica de distribuição. O modelo permite a avaliação de cada cenário utilizando parâmetros típicos de sistemas renováveis, como as taxas de autossuficiência e de autoconsumo, ou o período de payback. Este trabalho encontra-se inserido no projeto TTUES.
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