Práticas reflexivas e desenvolvimento profissional: um estudo de caso com professores do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44682 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
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Práticas reflexivas e desenvolvimento profissional: um estudo de caso com professores do 1º CEBReflective practices and profissional development: a case study with elementary school teachersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)Os desafios educacionais e políticos do presente século apontam deliberadamente para a qualidade do ensino e dos professores como estratégia de mudança educativa. A complexidade da sociedade actual exige cada vez mais dos professores responsabilidade na resolução dos problemas, despoletando o repensar dos modelos formativos dos docentes. Este repensar permite novas abordagens da formação de professores, levando os especialistas a prosseguir naquelas que asseguram aprendizagens ao longo da vida, isto é, abordagens formativas que confrontem os professores com um modelo de sujeito aprendente, ao longo da sua carreira profissional. Esta abordagem formativa constitui o ponto central do nosso estudo. A presente investigação incide num estudo de caso – o corpo docente de uma escola do 1ºciclo – no qual indagamos a promoção e valorização das práticas reflexivas desenvolvidas num contexto de partilha e a preponderância que as mesmas espelham no crescimento profissional dos docentes. A investigação que realizámos inscreve-se no paradigma de investigação qualitativa, privilegiando as narrativas biográficas escritas e orais – como técnica central de recolha de informação – e o uso de documentos. Para a análise da informação recolhida recorreu-se à categorização emergente, à comparação constante e à análise estrutural do discurso, originando um texto interpretativo que dá visibilidade aos sentidos extraídos das experiências relatadas pelos autores. Este trabalho salienta os factores de motivação que impulsionaram as práticas reflexivas – as relações (inter)pessoais, as políticas educativas, a liderança e a formação contínua - e o seu impacto na promoção de um ensino reflexivo. Também assume particular relevo o modo como os professores dinamizaram este processo reflexivo no quotidiano escolar, atendendo principalmente aos níveis de reflexão, aos temas e conteúdos abordados, aos locais e momentos apropriados. No desenvolvimento destas práticas reflexivas foram enaltecidas a partilha de experiências pedagógicas, a (re)construção de saberes e identidades, a colaboração e as atitudes reflexivas - componentes emergentes da prática reflexiva - assumidas pelos professores como fundamentais para o seu desenvolvimento profissional.The educational and political challenges of this century deliberately point towards the quality of teaching and teachers as an educational change strategy. The complexity of the present society demands more and more responsibility from teachers when it comes to solving problems, which leads to a reconsideration of the models applied in teacher education. Such reconsideration enables new approaches on teacher education, leading the experts to proceed with the ones which assure learning throughout life, that is, formative approaches which bring teachers face to face with a leaner model throughout their professional career. Such formative approach sets up the nucleus of our study. The present investigation falls upon a case study – the teaching staff of a primary school – in which we examine the reflective practice promotion and valuation, developed in a sharing context, and the prevalence they mirror in the professional development of teachers. The investigation we carried out is associated with the qualitative investigation model, and gives importance to oral and written biographical reports – as a nuclear technique of information gathering – and to the use of documents. In order to analyse the information we gathered, we had recourse to the emerging classification, continuous confrontation and discourse structural analysis, giving rise to an interpretative text which renders significance to the senses drawn out form the experiences reported by the authors. This study highlights motivation factors that have led to reflective practices – interpersonal relationships, educational politics, leading and continuous education – and their subsequent impact with the promotion of a reflective teaching. The way that teachers have carried out this process on the everyday school context also emerges as a particularly relevant aspect, considering the reflection levels, the topics and the contents approached, and the appropriate place and time. In the development of these reflective practices, sharing pedagogical experiences, (re)structuring knowledge and identity, cooperation and reflective attitudes – emerging components of reflective practice – were exalted and taken by teachers as essential to their professional development.Silva, Ana Maria Costa eUniversidade do MinhoHerdeiro, Rosalinda20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:56:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:56:25Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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