Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da oralidade: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sara Nunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36374
Resumo: O presente estudo pretendia explorar temas relacionados com a educação para a sustentabilidade e desenvolver competências em comunicação oral em alunos a frequentar o 2.º ano de escolaridade no ano letivo de 2021-22. Com a realização deste projeto, pretendíamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Será possível através de atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto levar crianças a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico a tomar consciência da importância social dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)? E a desenvolver competências em comunicação oral? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Explorar conceitos e conhecimentos sobre o desenvolvimento sustentável; Desenvolver em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico a consciência da importância social dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e competências em comunicação oral. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, em que recorremos à exploração de temas relacionados com a sustentabilidade (nomeadamente animais em vias de extinção) para envolver os alunos em situações de comunicação oral. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades de comunicação oral envolvendo a exploração de temas relacionados com a sustentabilidade. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente desenvolvido competências em comunicação oral e revelavam maior consciência da importância social dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
id RCAP_73d2e8562bd1dec5879c7e7334cbbebb
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36374
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da oralidade: um estudo no 1º Ciclo do Ensino BásicoComunicação oralEducação para a sustentabilidadeEnsino da língua materna1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo pretendia explorar temas relacionados com a educação para a sustentabilidade e desenvolver competências em comunicação oral em alunos a frequentar o 2.º ano de escolaridade no ano letivo de 2021-22. Com a realização deste projeto, pretendíamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Será possível através de atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto levar crianças a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico a tomar consciência da importância social dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)? E a desenvolver competências em comunicação oral? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Explorar conceitos e conhecimentos sobre o desenvolvimento sustentável; Desenvolver em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico a consciência da importância social dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e competências em comunicação oral. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, em que recorremos à exploração de temas relacionados com a sustentabilidade (nomeadamente animais em vias de extinção) para envolver os alunos em situações de comunicação oral. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades de comunicação oral envolvendo a exploração de temas relacionados com a sustentabilidade. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente desenvolvido competências em comunicação oral e revelavam maior consciência da importância social dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).This study aimed to explore topics related to education for sustainability and to develop competencies in oral communication in pupils attending the 2ⁿᵈ grade in the school year 2021-22. The project was supposed to find answers for some research questions: Is it possible through activities included in a project to make pupils attending primary school aware of the social importance of Sustainable Development Objectives (SDO)? And to develop competencies in oral communication? The research objectives were the following ones: To explore concepts and knowledge related to sustainable development, To make pupils attending primary school aware of the social importance of Sustainable Development Objectives (SDO) and To develop competencies in oral communication in children attending the 2ⁿᵈ grade. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which we discussed topics related to sustainability (namely endangered animal species) in order to involve the pupils in situations of oral communication. Using a qualitative research methodology, based on case study, we collected data concerning the pupils’ performance in situations of oral communication related to the discussion of issues concerning education for sustainability. The content analysis of these data revealed that the pupils had really developed competencies in oral communication and were more aware of the social importance of Sustainable Development Objectives (SDO).Cette étude avait pour but de traiter des thèmes ayant trait à l’éducation pour le développement durable et de développer des compétences en communication orale chez des élèves de CE1 pendant l’année scolaire 2021-22. Le projet était guidé par des questions de recherche : Est-ce que ce sera possible d’amener des élèves de CE1 à prendre conscience de l’importance sociale des Objectifs de Développement Durable à partir d’activités intégrées dans un projet ? Et à développer des compétences en communication orale ? Il y avait aussi des objectifs de recherche : Explorer des concepts et des connaissances concernant le développement durable, Amener des élèves de CE1 à prendre conscience de l’importance sociale des Objectifs de Développement Durable et Développer des compétences en communication orale. Par conséquent, on a préparé et développé une intervention didactique au cours de laquelle on a discuté des thèmes liés au développement durable (notamment des espèces en danger) pour amener les élèves à participer à des situations de communication orale. En ayant recours à une méthodologie de recherche de nature qualitative, basée sur l’étude de cas, on a recueilli des données concernant la performance des élèves dans des situations de communication orale concernant la discussion de thèmes liés au développement durable. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les élèves avaient effectivement développé des compétences en communication orale et se montraient plus conscients de l’importance sociale des Objectifs de Développement Durable.2023-02-23T14:59:02Z2022-10-28T00:00:00Z2022-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36374porOliveira, Sara Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:11Zoai:ria.ua.pt:10773/36374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:13.604163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da oralidade: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da oralidade: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da oralidade: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
Oliveira, Sara Nunes
Comunicação oral
Educação para a sustentabilidade
Ensino da língua materna
1.º Ciclo do Ensino Básico
title_short Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da oralidade: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da oralidade: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da oralidade: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da oralidade: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Educação para a sustentabilidade e desenvolvimento da oralidade: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Oliveira, Sara Nunes
author_facet Oliveira, Sara Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sara Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação oral
Educação para a sustentabilidade
Ensino da língua materna
1.º Ciclo do Ensino Básico
topic Comunicação oral
Educação para a sustentabilidade
Ensino da língua materna
1.º Ciclo do Ensino Básico
description O presente estudo pretendia explorar temas relacionados com a educação para a sustentabilidade e desenvolver competências em comunicação oral em alunos a frequentar o 2.º ano de escolaridade no ano letivo de 2021-22. Com a realização deste projeto, pretendíamos obter resposta para as seguintes questões de investigação: Será possível através de atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto levar crianças a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico a tomar consciência da importância social dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)? E a desenvolver competências em comunicação oral? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Explorar conceitos e conhecimentos sobre o desenvolvimento sustentável; Desenvolver em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico a consciência da importância social dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e competências em comunicação oral. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, em que recorremos à exploração de temas relacionados com a sustentabilidade (nomeadamente animais em vias de extinção) para envolver os alunos em situações de comunicação oral. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades de comunicação oral envolvendo a exploração de temas relacionados com a sustentabilidade. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente desenvolvido competências em comunicação oral e revelavam maior consciência da importância social dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-28T00:00:00Z
2022-10-28
2023-02-23T14:59:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36374
url http://hdl.handle.net/10773/36374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137727952715776