A influência da cor nos desenhos dos alunos : um mecanismo para o desenvolvimento das suas capacidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jácome, Mara Cristina Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24580
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
id RCAP_73dfd9b666a2ef91bb0e25196aba2312
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24580
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da cor nos desenhos dos alunos : um mecanismo para o desenvolvimento das suas capacidadesCirculo cromáticoSimbologia da corStoryboardBanda desenhadaColor wheelColor symbologyCartoons74:372.874372.874:74Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino BásicoEste trabalho teve como principal objetivo estudar "A Influência da cor nos desenhos dos alunos: um mecanismo para o desenvolvimento das suas capacidades". Os principais temas abordados foram o círculo cromático da cor, simbologia da cor e a banda desenhada. Todo o projeto foi desenvolvido numa Escola EB2/3 em Braga com uma turma do 6.º ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica. O método de abordagem de investigação utilizado enquadra-se no estudo de caso. Em termos metodológicos e de estratégias utilizadas, foram aplicadas fichas de trabalho, um guião de aula por aluno com um propósito autorreflexivo, e a técnica do inquérito por questionário. Em resultado do plano de intervenção utilizado, verificou-se um desenvolvimento conceptual nos alunos relativamente aos conteúdos abordados, designadamente ao círculo cromático, psicologia da cor e a toda a envolvência da banda desenhada Os resultados do estudo põem também em evidência o papel determinante da reflexão, por parte dos alunos, antes, durante e depois da realização dos trabalhos práticos, para uma aprendizagem efetiva dos conteúdos. O estudo aponta ainda para o desenvolvimento, nos alunos, de um conjunto de competências para a Literacia Científica em diferentes domínios, nomeadamente ao nível do conhecimento, do raciocínio, das atitudes e da comunicação. O desenvolvimento de competências nestes domínios é de extrema importância para o exercício pleno da cidadania. O presente estudo salienta a importância, para o professor, da identificação dos conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos, em contextos formais e informais. Caso o professor não conheça as ideias dos alunos, a reflexão feita no final de cada aula pelos próprios acerca do trabalho prático constitui, uma ferramenta alternativa para a identificação das dificuldades dos mesmos.This work is aimed to study "The Influence of color in the drawings of students: a mechanism for the development of their capabilities." The main topics discussed were the color wheel, the color symbolism and the cartoons. The entire project was developed in a School EB2/3 in Braga with a class of 6th year, under the discipline of Visual and Technological Education. The method research approach used is part of the case study. In terms of methodology and strategies used were applied worksheets, a lesson script per student for a self-reflexive attitude, and the technique of the survey questionnaire. As a result of the intervention plan used, there was a conceptual development of pupils in relation to the subjects covered, including the color wheel, color psychology and all the surroundings of the cartoon. The study results also put in evidence the role of reflection by the students before, during and after the completion of practical work, for effective learning of content. The study also points to develop in students a set of skills to scientific literacy in different areas, including the level of knowledge, thinking, attitudes and communication. Skills development in these areas is of utmost importance for the full exercise of citizenship. This study highlights the importance for the teacher, the identification of previously acquired knowledge by the students, in formal and informal. In case the teacher does not know the students' ideas, reflection made at the end of each class by themselves about the work is practical, an alternative tool for identification of the same difficulties.Martins, José Alberto Lourenço GonçalvesUniversidade do MinhoJácome, Mara Cristina Gonçalves20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:26.655338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da cor nos desenhos dos alunos : um mecanismo para o desenvolvimento das suas capacidades
title A influência da cor nos desenhos dos alunos : um mecanismo para o desenvolvimento das suas capacidades
spellingShingle A influência da cor nos desenhos dos alunos : um mecanismo para o desenvolvimento das suas capacidades
Jácome, Mara Cristina Gonçalves
Circulo cromático
Simbologia da cor
Storyboard
Banda desenhada
Color wheel
Color symbology
Cartoons
74:372.874
372.874:74
title_short A influência da cor nos desenhos dos alunos : um mecanismo para o desenvolvimento das suas capacidades
title_full A influência da cor nos desenhos dos alunos : um mecanismo para o desenvolvimento das suas capacidades
title_fullStr A influência da cor nos desenhos dos alunos : um mecanismo para o desenvolvimento das suas capacidades
title_full_unstemmed A influência da cor nos desenhos dos alunos : um mecanismo para o desenvolvimento das suas capacidades
title_sort A influência da cor nos desenhos dos alunos : um mecanismo para o desenvolvimento das suas capacidades
author Jácome, Mara Cristina Gonçalves
author_facet Jácome, Mara Cristina Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, José Alberto Lourenço Gonçalves
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Jácome, Mara Cristina Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Circulo cromático
Simbologia da cor
Storyboard
Banda desenhada
Color wheel
Color symbology
Cartoons
74:372.874
372.874:74
topic Circulo cromático
Simbologia da cor
Storyboard
Banda desenhada
Color wheel
Color symbology
Cartoons
74:372.874
372.874:74
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24580
url http://hdl.handle.net/1822/24580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133062907297792