A avaliação das aprendizagens e o desenvolvimento de competências na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria do Céu Gomes Tinoco e
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19627
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
id RCAP_e0a1f5002f27cd74c0a027fb7cbbf1b0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19627
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação das aprendizagens e o desenvolvimento de competências na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : um estudo exploratório74:372.874372.874:74Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)Esta dissertação incide sobre a avaliação das aprendizagens e o desenvolvimento de competências na disciplina de EVT. Assim, pretende-se com este estudo articular as questões da avaliação das aprendizagens com o desenvolvimento de competências na disciplina de EVT junto dos professores da referida disciplina. O nosso propósito foi questionar de que modo a avaliação das aprendizagens contribui para o desenvolvimento de competências na disciplina de EVT. Atendendo aos objetivos propostos para este estudo utilizamos uma investigação qualitativa num registo exploratório, utilizando como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada a um conjunto de professores de Educação Visual e Tecnológica em três escolas situadas no concelho de Braga. Participaram nesta investigação nove professores de EVT. Dos dados obtidos, relativamente ao desenvolvimento de conhecimentos e capacidades na disciplina de EVT, consideram-se que são muito positivos para o desenvolvimento integral do aluno, contribuindo para a formação de indivíduos capazes de tomar decisões. Dos dados ressalta ainda o caráter formativo de avaliação em EVT, pois os entrevistados consideram que a disciplina se baseia na deteção das dificuldades de aprendizagem do aluno e no desenvolvimento de estratégias para a sua superação, incluindo os ritmos de aprendizagem diferenciados dos alunos. Quanto à relação entre metodologia de EVT (método de resolução de problemas) e o desenvolvimento de competências, os entrevistados consideram que esta metodologia é relevante no desenvolvimento global do aluno, nomeadamente ao nível da autonomia e independência na resolução de problemas, favorecendo a autoformação futura do aluno. Por outro lado, funciona como um estímulo, porque os alunos são incentivados na procura de soluções adequadas aos problemas detetados, permitindo o desenvolvimento estruturado da criatividade e do poder expressivo, tornando-se um meio extremamente eficaz e fecundo na articulação efetiva com as várias disciplinas.This dissertation focuses on the evaluation of learning and skills development in the subject of Visual and Technological Education (VTE). Thus, the aim of this study was to articulate the issues of learning assessment with the development of skills in the subject of VTE from the perspective of the teachers. Our purpose was to question how the assessment of learning contributes to the development of skills in the subject of VTE. Given the proposed objectives for this study, an exploratory qualitative research was conducted, using as an instrument of data collection semi-structured interviews to a group of teachers of Visual and Technological Education in three schools located in the municipality of Braga. Nine teachers participated in this research. Data obtained on the development of knowledge and skills in VTE, which are considered to be very positive for the integral development of students, contributing to the formation of individuals capable of making decisions. Data showed that there is formative assessment, because the respondents believe that VTE is based on the detection of student learning difficulties and the development of strategies to overcome them, including different paces of learning of students. As for the link between VTE methodology (method of problem solving) and skills development, the participants consider that this methodology is relevant in the overall development of students, particularly in terms of autonomy and independence in problem solving, encouraging future selftraining of the student. On the other hand, it acts as a stimulus, because students are encouraged in the search for appropriate solutions to the problems detected, allowing the structured development of creativity and expressive power, making it an extremely productive to the effective relationship with the various subjects.Flores, Maria AssunçãoUniversidade do MinhoCunha, Maria do Céu Gomes Tinoco e20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19627porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:49.771843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação das aprendizagens e o desenvolvimento de competências na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : um estudo exploratório
title A avaliação das aprendizagens e o desenvolvimento de competências na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : um estudo exploratório
spellingShingle A avaliação das aprendizagens e o desenvolvimento de competências na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : um estudo exploratório
Cunha, Maria do Céu Gomes Tinoco e
74:372.874
372.874:74
title_short A avaliação das aprendizagens e o desenvolvimento de competências na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : um estudo exploratório
title_full A avaliação das aprendizagens e o desenvolvimento de competências na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : um estudo exploratório
title_fullStr A avaliação das aprendizagens e o desenvolvimento de competências na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : um estudo exploratório
title_full_unstemmed A avaliação das aprendizagens e o desenvolvimento de competências na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : um estudo exploratório
title_sort A avaliação das aprendizagens e o desenvolvimento de competências na disciplina de Educação Visual e Tecnológica : um estudo exploratório
author Cunha, Maria do Céu Gomes Tinoco e
author_facet Cunha, Maria do Céu Gomes Tinoco e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Maria Assunção
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Maria do Céu Gomes Tinoco e
dc.subject.por.fl_str_mv 74:372.874
372.874:74
topic 74:372.874
372.874:74
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19627
url http://hdl.handle.net/1822/19627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132524730908672