Crenças e representações associadas a EVT : contributos para uma estratégia pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19053 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
id |
RCAP_91e6a29bb45d3c29dfecf8c2cb1aaa77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19053 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crenças e representações associadas a EVT : contributos para uma estratégia pedagógica74:372.874372.874:74Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino BásicoOs preconceitos associados à palavra artista, enquanto Bon vivant, pessoa sem responsabilidades, influenciam a forma como a maior parte das pessoas encara as disciplinas relacionadas com as Artes, na qual a EVT (Educação Visual e Tecnológica) está incluída. No presente Relatório é apresentado o estudo realizado no âmbito da UC (Unidade Curricular) Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico do Instituto da Educação da Universidade do Minho. O estudo tem como principal objetivo lançar pistas para uma estratégia pedagógica de superação de crenças e representações menos positivas associadas à disciplina de EVT. Associada à pesquisa empírica realizada, é feita ainda uma abordagem à estratégia de ensino aprendizagem, baseada na Obra de Arte como motivo de aprendizagem colocada em prática ao longo do período de estágio. Com o trabalho de recolha de dados realizados a diferentes públicos-alvo, assim como da análise das aulas da disciplina, procurou-se identificar as crenças e representações atribuídas à EVT por alunos, encarregados de educação e colegas docentes, e a partir deste levantamento procuraram-se possíveis estratégias pedagógicas que possam alterar as imagens menos positivas sobre a importância desta disciplina, atribuindo-lhe o verdadeiro valor, enquanto contribuidora essencial para o desenvolvimento e formação integral dos alunos. Importa referir, que apesar de se tratar de um trabalho inspirado na metodologia de estudo de caso, sem intenção de generalização, considera-se que a implementação das estratégias indicadas para quebrar resistências e preconceitos poderá servir de inspiração para futuros trabalhos de pesquisa nesta área.The prejudices associated to the Word artist, as a “Bon Vivant”, one without any responsibilities, influence the way many people relate to the disciples connected with Art, in which EVT (Visual and Technical Education) is included. In the present thesis it is shown the study conducted under the supervised UC (curriculum unit) method of teaching of the Master Thesis in Visual and Technological Teaching in Basic Teaching from the Educational Institute of Universidade do Minho. The studies’ main goal is to give out clues to a pedagogic strategy to overcome the less positive beliefs and representations associated with EVT discipline. Associated to an empirical research, one approach to the learning strategy was done based on the Art piece as a learning motif to be put into practice during the internship. With the gathered data work retrieved from different public, as well as with the class discipline analysis, it was tried to identify the beliefs and representations associated to EVT from students, parents and teaching colleagues, and from this, look out for possible pedagogic strategies that may alter the less positive images on the importance of this discipline, giving it it’s true value as an essential contribute to the development and integral formation of the students. It is important to refer that although it’s a methodical work inspired on a case study, without meaning of generalization, it has been considered that implementing strategies indicated to break down resistances and prejudices may serve as an inspiration to future survey work done in this area.Martins, José Alberto Lourenço GonçalvesUniversidade do MinhoFerreira, Sandra de Seixas20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19053porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:32.031606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças e representações associadas a EVT : contributos para uma estratégia pedagógica |
title |
Crenças e representações associadas a EVT : contributos para uma estratégia pedagógica |
spellingShingle |
Crenças e representações associadas a EVT : contributos para uma estratégia pedagógica Ferreira, Sandra de Seixas 74:372.874 372.874:74 |
title_short |
Crenças e representações associadas a EVT : contributos para uma estratégia pedagógica |
title_full |
Crenças e representações associadas a EVT : contributos para uma estratégia pedagógica |
title_fullStr |
Crenças e representações associadas a EVT : contributos para uma estratégia pedagógica |
title_full_unstemmed |
Crenças e representações associadas a EVT : contributos para uma estratégia pedagógica |
title_sort |
Crenças e representações associadas a EVT : contributos para uma estratégia pedagógica |
author |
Ferreira, Sandra de Seixas |
author_facet |
Ferreira, Sandra de Seixas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, José Alberto Lourenço Gonçalves Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sandra de Seixas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
74:372.874 372.874:74 |
topic |
74:372.874 372.874:74 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/19053 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/19053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133020991520768 |