Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3357 |
Resumo: | A saúde é o estado em que o organismo realiza com normalidade todas as suas funções. Quando isto não acontece, diz-se que o organismo está doente. Para preservar a saúde mais vale prevenir do que curar e, ainda que não se possam evitar todas as doenças, uma vida saudável diminui o risco do aparecimento de muitas delas. Concorda-se que “Hipócrates (cerca de 460 a.c. a 377 a.c.), nascido na ilha de Cós, o mais ilustre dos médicos da Antiguidade foi o primeiro a promover o exame clínico do doente. As suas prescrições simples - nomeadamente as dietas equilibradas - divergiam das práticas até então utilizadas” (Bourdial, 2004, p.11). Com os novos tempos, novos hábitos alimentares e de consumo se adquiriram, afectando negativamente a saúde das pessoas. Em consequência, é de premente importância conhecer os hábitos alimentares das populações, a fim de se poderem avaliar situações e agir tentando corrigir erros alimentares. Com este estudo pretendeu-se conhecer os hábitos alimentares da turma de 2º Ano (1º Ciclo) da localidade de Vimioso. Para isso, foram elaborados dois questionários, um para as crianças, o outro para os encarregados de educação. As questões visaram conhecer, essencialmente, a frequência das refeições e o equilíbrio nutricional das mesmas. Os questionários foram respondidos por 21 crianças e 19 encarregados de educação. Os encarregados de educação confirmam o número de refeições, cinco a seis, tomadas diariamente pelas crianças. Em relação ao equilíbrio nutricional das refeições, tanto crianças como encarregados de educação, referem os alimentos recomendados como sendo os mais consumidos pelas crianças, nas várias refeições diárias. No entanto, há um consumo exagerado de alimentos açucarados especialmente nas refeições do pequeno-almoço, lanche da manhã e lanche da tarde. São exemplo, os bolos, chocolates; nas bebidas, abusa-se da coca-cola, sumos não naturais e alguns dizem ter experimentado o consumo de bebidas alcoólicas. Verifica-se em contrapartida menor consumo de fruta, alimentos lácteos e nem sempre comem sopa nas refeições do almoço e jantar. Este aspecto, poderia ser ponto de partida para investigações a uma população escolar, proporcionando-lhe a confecção de refeições saudáveis, aliando o saber teórico ao saber fazer, sugerido para futuras investigações e intervenções.Health is the state in which the body correctly accomplishes all its functions. When that does not happen, it is said that the body is sick. To preserve health, it is better to avoid than to treat. Despite being unable to avoid all illnesses, a healthy life diminishes the risk of facing many of them. We all agree that “Hippocrates (about 460 b.c. to 377 b.c.), born in Cos island, the most distinguished doctor in antiquity, was the first to promote clinical observation of patients. His simple prescriptions, namely balanced diets, diverged from what was practiced until then” (Bourdial, 2004, p.11). With a new era, new nourishing and consumption habits came up, negatively affecting public health. Therefore, it is urgent to be aware of peoples nourishing habits, in order to assess situations and act, trying to correct diet errors. The aim of this study was to acknowledge nourishing habits of a 2nd grade class from the town of Vimioso. For this purpose, two questionnaires were done, one for the children and another for parents. The questions made mainly aimed to know meals` regularity and nutritional balance. Questionnaires were answered by 21 children and 19 parents. Parents confirm a number of 5-6 daily meals made by children. As for the nutritional balance of meals, both children on their different daily meals. However, there is an excessive consumption of sugar foodstuff, mainly at breakfast, morning tea and afternoon tea. As examples, we have cakes and chocolates and, as for drinks, there is an abuse of coke and non-natural juice. Some children say they have tried alcoholic drinks. On the other hand, there is a very week consumption of fruit and milky foodstuff, and soup is not always part of their lunch or dinner. This point could be explored for future investigations among the school population, providing healthy meals and combining theoretical knowledge and children`s Knowledge to apply on future investigations and interventions. |
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Em consequência, é de premente importância conhecer os hábitos alimentares das populações, a fim de se poderem avaliar situações e agir tentando corrigir erros alimentares. Com este estudo pretendeu-se conhecer os hábitos alimentares da turma de 2º Ano (1º Ciclo) da localidade de Vimioso. Para isso, foram elaborados dois questionários, um para as crianças, o outro para os encarregados de educação. As questões visaram conhecer, essencialmente, a frequência das refeições e o equilíbrio nutricional das mesmas. Os questionários foram respondidos por 21 crianças e 19 encarregados de educação. Os encarregados de educação confirmam o número de refeições, cinco a seis, tomadas diariamente pelas crianças. Em relação ao equilíbrio nutricional das refeições, tanto crianças como encarregados de educação, referem os alimentos recomendados como sendo os mais consumidos pelas crianças, nas várias refeições diárias. No entanto, há um consumo exagerado de alimentos açucarados especialmente nas refeições do pequeno-almoço, lanche da manhã e lanche da tarde. São exemplo, os bolos, chocolates; nas bebidas, abusa-se da coca-cola, sumos não naturais e alguns dizem ter experimentado o consumo de bebidas alcoólicas. Verifica-se em contrapartida menor consumo de fruta, alimentos lácteos e nem sempre comem sopa nas refeições do almoço e jantar. Este aspecto, poderia ser ponto de partida para investigações a uma população escolar, proporcionando-lhe a confecção de refeições saudáveis, aliando o saber teórico ao saber fazer, sugerido para futuras investigações e intervenções.Health is the state in which the body correctly accomplishes all its functions. When that does not happen, it is said that the body is sick. To preserve health, it is better to avoid than to treat. Despite being unable to avoid all illnesses, a healthy life diminishes the risk of facing many of them. We all agree that “Hippocrates (about 460 b.c. to 377 b.c.), born in Cos island, the most distinguished doctor in antiquity, was the first to promote clinical observation of patients. His simple prescriptions, namely balanced diets, diverged from what was practiced until then” (Bourdial, 2004, p.11). With a new era, new nourishing and consumption habits came up, negatively affecting public health. Therefore, it is urgent to be aware of peoples nourishing habits, in order to assess situations and act, trying to correct diet errors. The aim of this study was to acknowledge nourishing habits of a 2nd grade class from the town of Vimioso. For this purpose, two questionnaires were done, one for the children and another for parents. The questions made mainly aimed to know meals` regularity and nutritional balance. Questionnaires were answered by 21 children and 19 parents. Parents confirm a number of 5-6 daily meals made by children. As for the nutritional balance of meals, both children on their different daily meals. However, there is an excessive consumption of sugar foodstuff, mainly at breakfast, morning tea and afternoon tea. As examples, we have cakes and chocolates and, as for drinks, there is an abuse of coke and non-natural juice. Some children say they have tried alcoholic drinks. On the other hand, there is a very week consumption of fruit and milky foodstuff, and soup is not always part of their lunch or dinner. This point could be explored for future investigations among the school population, providing healthy meals and combining theoretical knowledge and children`s Knowledge to apply on future investigations and interventions.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoLopes, Carlos AlbertoBiblioteca Digital do IPBAlves, Nuno Horácio Afonso2011-02-11T11:53:40Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3357porAlves, Nuno Horácio Afonso (2010). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º ciclo do ensino básico. Bragança: ESE. 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