Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Lília Andreia de Sá
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14023
Resumo: Este Relatório Final é uma parte que complementa a unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. O presente documento é composto por duas partes que, naturalmente, se relacionam. Na primeira parte é apresentado um estudo sobre o tema do relatório: aprendizagem cooperativa. Realça-se que, ultimamente, a investigação feita sobre este tema tem mostrado uma surpreendente melhoria do desenvolvimento de competências sociais e cognitivas dos alunos, assim como uma melhoria significativa do seu rendimento escolar. A investigação desenvolvida, e que aqui se recupera numa breve revisão da literatura, assegura que esta metodologia de ensino/aprendizagem favorece a socialização desde o Jardim de Infância até à Universidade, permitindo ganhos a nível social de diferentes culturas e etnias para além da motivação, curiosidade e empenho que os alunos demonstram. Na segunda parte deste relatório são apresentadas as experiências de ensino/aprendizagem, assim como os métodos utilizados durante a Prática de Ensino Supervisionada, nos diferentes ciclos de ensino (1.º e 2.º ciclos). São apresentadas quatro experiências de ensino/aprendizagem realizadas no 2.º ciclo do ensino básico, nas áreas das Ciências da Natureza, Matemática, História e Geografia de Portugal e Língua Portuguesa e uma experiência de ensino/aprendizagem realizada no 1.º ciclo do ensino básico. As experiências de ensino/aprendizagem descritas, nesta parte, pretendem mostrar, a nível da sala de aula, os acontecimentos vividos, as dificuldades sentidas, estratégias utilizadas e avaliação crítica. Pretendemos mostrar que, orientando a nossa intervenção à luz dos postulados defendidos pela aprendizagem cooperativa, otimizamos a aprendizagem dos nossos alunos, procurando formá-los como cidadãos ativos e responsáveis.
id RCAP_b0487e0102300e16665b3dc1ebd634c8
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPrática de Ensino SupervisionadaEnsino/aprendizagemCiências da NaturezaMatemáticaHistóriaGeografiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório Final é uma parte que complementa a unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. O presente documento é composto por duas partes que, naturalmente, se relacionam. Na primeira parte é apresentado um estudo sobre o tema do relatório: aprendizagem cooperativa. Realça-se que, ultimamente, a investigação feita sobre este tema tem mostrado uma surpreendente melhoria do desenvolvimento de competências sociais e cognitivas dos alunos, assim como uma melhoria significativa do seu rendimento escolar. A investigação desenvolvida, e que aqui se recupera numa breve revisão da literatura, assegura que esta metodologia de ensino/aprendizagem favorece a socialização desde o Jardim de Infância até à Universidade, permitindo ganhos a nível social de diferentes culturas e etnias para além da motivação, curiosidade e empenho que os alunos demonstram. Na segunda parte deste relatório são apresentadas as experiências de ensino/aprendizagem, assim como os métodos utilizados durante a Prática de Ensino Supervisionada, nos diferentes ciclos de ensino (1.º e 2.º ciclos). São apresentadas quatro experiências de ensino/aprendizagem realizadas no 2.º ciclo do ensino básico, nas áreas das Ciências da Natureza, Matemática, História e Geografia de Portugal e Língua Portuguesa e uma experiência de ensino/aprendizagem realizada no 1.º ciclo do ensino básico. As experiências de ensino/aprendizagem descritas, nesta parte, pretendem mostrar, a nível da sala de aula, os acontecimentos vividos, as dificuldades sentidas, estratégias utilizadas e avaliação crítica. Pretendemos mostrar que, orientando a nossa intervenção à luz dos postulados defendidos pela aprendizagem cooperativa, otimizamos a aprendizagem dos nossos alunos, procurando formá-los como cidadãos ativos e responsáveis.This Final Report is presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança on the basis of a reflexion about the Supervised Teaching Practice carried out within the Master degree in Teaching of the 1st and 2nd Cycle in Basic School. This document is composed of two parts which are related. In the first part is presented a study on the theme of the report: cooperative learning. The research done on this topic has shown a surprising improvement in the development of students' social skills and cognitive as well as a significant improvement in school. The research which has been developed is recovered here in a brief review of the literature that ensures that this methodology of teaching learning improves socialization from the Kindergarten to the University, allowing social gains at the social level of different cultures and ethnicities, beyond the motivation, curiosity and commitment that the students have shown. The second part of this report presents the teaching / learning experiences, as well as the methods used during the Supervised Teaching Practice during the different Education Cycles (1st and 2nd cycles). Four teaching / learning experiences are presented in the 2nd Cycle of Basic Education in the areas of Natural Sciences, Mathematics, History and Geography of Portugal and Portuguese Language and a teaching / learning experience has been carried out in the 1st Cycle of Basic School. The teaching / learning experiences described in this part intend to reveal at a classroom level all the events, the difficulties experienced, the strategies used and the critical evaluation. We intend to show that orienting our intervention in the vision of the postulates defended by cooperative learning we optimize the learning of our students and trying to train them as active and responsible citizens.Teixeira, CarlosBiblioteca Digital do IPBAfonso, Lília Andreia de Sá2017-02-14T15:38:26Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14023TID:201549409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:04Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:58.743506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Afonso, Lília Andreia de Sá
Prática de Ensino Supervisionada
Ensino/aprendizagem
Ciências da Natureza
Matemática
História
Geografia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Afonso, Lília Andreia de Sá
author_facet Afonso, Lília Andreia de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Carlos
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Lília Andreia de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
Ensino/aprendizagem
Ciências da Natureza
Matemática
História
Geografia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de Ensino Supervisionada
Ensino/aprendizagem
Ciências da Natureza
Matemática
História
Geografia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este Relatório Final é uma parte que complementa a unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. O presente documento é composto por duas partes que, naturalmente, se relacionam. Na primeira parte é apresentado um estudo sobre o tema do relatório: aprendizagem cooperativa. Realça-se que, ultimamente, a investigação feita sobre este tema tem mostrado uma surpreendente melhoria do desenvolvimento de competências sociais e cognitivas dos alunos, assim como uma melhoria significativa do seu rendimento escolar. A investigação desenvolvida, e que aqui se recupera numa breve revisão da literatura, assegura que esta metodologia de ensino/aprendizagem favorece a socialização desde o Jardim de Infância até à Universidade, permitindo ganhos a nível social de diferentes culturas e etnias para além da motivação, curiosidade e empenho que os alunos demonstram. Na segunda parte deste relatório são apresentadas as experiências de ensino/aprendizagem, assim como os métodos utilizados durante a Prática de Ensino Supervisionada, nos diferentes ciclos de ensino (1.º e 2.º ciclos). São apresentadas quatro experiências de ensino/aprendizagem realizadas no 2.º ciclo do ensino básico, nas áreas das Ciências da Natureza, Matemática, História e Geografia de Portugal e Língua Portuguesa e uma experiência de ensino/aprendizagem realizada no 1.º ciclo do ensino básico. As experiências de ensino/aprendizagem descritas, nesta parte, pretendem mostrar, a nível da sala de aula, os acontecimentos vividos, as dificuldades sentidas, estratégias utilizadas e avaliação crítica. Pretendemos mostrar que, orientando a nossa intervenção à luz dos postulados defendidos pela aprendizagem cooperativa, otimizamos a aprendizagem dos nossos alunos, procurando formá-los como cidadãos ativos e responsáveis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-02-14T15:38:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14023
TID:201549409
url http://hdl.handle.net/10198/14023
identifier_str_mv TID:201549409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135286206136320