Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14023 |
Resumo: | Este Relatório Final é uma parte que complementa a unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. O presente documento é composto por duas partes que, naturalmente, se relacionam. Na primeira parte é apresentado um estudo sobre o tema do relatório: aprendizagem cooperativa. Realça-se que, ultimamente, a investigação feita sobre este tema tem mostrado uma surpreendente melhoria do desenvolvimento de competências sociais e cognitivas dos alunos, assim como uma melhoria significativa do seu rendimento escolar. A investigação desenvolvida, e que aqui se recupera numa breve revisão da literatura, assegura que esta metodologia de ensino/aprendizagem favorece a socialização desde o Jardim de Infância até à Universidade, permitindo ganhos a nível social de diferentes culturas e etnias para além da motivação, curiosidade e empenho que os alunos demonstram. Na segunda parte deste relatório são apresentadas as experiências de ensino/aprendizagem, assim como os métodos utilizados durante a Prática de Ensino Supervisionada, nos diferentes ciclos de ensino (1.º e 2.º ciclos). São apresentadas quatro experiências de ensino/aprendizagem realizadas no 2.º ciclo do ensino básico, nas áreas das Ciências da Natureza, Matemática, História e Geografia de Portugal e Língua Portuguesa e uma experiência de ensino/aprendizagem realizada no 1.º ciclo do ensino básico. As experiências de ensino/aprendizagem descritas, nesta parte, pretendem mostrar, a nível da sala de aula, os acontecimentos vividos, as dificuldades sentidas, estratégias utilizadas e avaliação crítica. Pretendemos mostrar que, orientando a nossa intervenção à luz dos postulados defendidos pela aprendizagem cooperativa, otimizamos a aprendizagem dos nossos alunos, procurando formá-los como cidadãos ativos e responsáveis. |
id |
RCAP_b0487e0102300e16665b3dc1ebd634c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14023 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPrática de Ensino SupervisionadaEnsino/aprendizagemCiências da NaturezaMatemáticaHistóriaGeografiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório Final é uma parte que complementa a unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. O presente documento é composto por duas partes que, naturalmente, se relacionam. Na primeira parte é apresentado um estudo sobre o tema do relatório: aprendizagem cooperativa. Realça-se que, ultimamente, a investigação feita sobre este tema tem mostrado uma surpreendente melhoria do desenvolvimento de competências sociais e cognitivas dos alunos, assim como uma melhoria significativa do seu rendimento escolar. A investigação desenvolvida, e que aqui se recupera numa breve revisão da literatura, assegura que esta metodologia de ensino/aprendizagem favorece a socialização desde o Jardim de Infância até à Universidade, permitindo ganhos a nível social de diferentes culturas e etnias para além da motivação, curiosidade e empenho que os alunos demonstram. Na segunda parte deste relatório são apresentadas as experiências de ensino/aprendizagem, assim como os métodos utilizados durante a Prática de Ensino Supervisionada, nos diferentes ciclos de ensino (1.º e 2.º ciclos). São apresentadas quatro experiências de ensino/aprendizagem realizadas no 2.º ciclo do ensino básico, nas áreas das Ciências da Natureza, Matemática, História e Geografia de Portugal e Língua Portuguesa e uma experiência de ensino/aprendizagem realizada no 1.º ciclo do ensino básico. As experiências de ensino/aprendizagem descritas, nesta parte, pretendem mostrar, a nível da sala de aula, os acontecimentos vividos, as dificuldades sentidas, estratégias utilizadas e avaliação crítica. Pretendemos mostrar que, orientando a nossa intervenção à luz dos postulados defendidos pela aprendizagem cooperativa, otimizamos a aprendizagem dos nossos alunos, procurando formá-los como cidadãos ativos e responsáveis.This Final Report is presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança on the basis of a reflexion about the Supervised Teaching Practice carried out within the Master degree in Teaching of the 1st and 2nd Cycle in Basic School. This document is composed of two parts which are related. In the first part is presented a study on the theme of the report: cooperative learning. The research done on this topic has shown a surprising improvement in the development of students' social skills and cognitive as well as a significant improvement in school. The research which has been developed is recovered here in a brief review of the literature that ensures that this methodology of teaching learning improves socialization from the Kindergarten to the University, allowing social gains at the social level of different cultures and ethnicities, beyond the motivation, curiosity and commitment that the students have shown. The second part of this report presents the teaching / learning experiences, as well as the methods used during the Supervised Teaching Practice during the different Education Cycles (1st and 2nd cycles). Four teaching / learning experiences are presented in the 2nd Cycle of Basic Education in the areas of Natural Sciences, Mathematics, History and Geography of Portugal and Portuguese Language and a teaching / learning experience has been carried out in the 1st Cycle of Basic School. The teaching / learning experiences described in this part intend to reveal at a classroom level all the events, the difficulties experienced, the strategies used and the critical evaluation. We intend to show that orienting our intervention in the vision of the postulates defended by cooperative learning we optimize the learning of our students and trying to train them as active and responsible citizens.Teixeira, CarlosBiblioteca Digital do IPBAfonso, Lília Andreia de Sá2017-02-14T15:38:26Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14023TID:201549409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:04Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:58.743506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico Afonso, Lília Andreia de Sá Prática de Ensino Supervisionada Ensino/aprendizagem Ciências da Natureza Matemática História Geografia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Afonso, Lília Andreia de Sá |
author_facet |
Afonso, Lília Andreia de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Carlos Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Lília Andreia de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada Ensino/aprendizagem Ciências da Natureza Matemática História Geografia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de Ensino Supervisionada Ensino/aprendizagem Ciências da Natureza Matemática História Geografia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este Relatório Final é uma parte que complementa a unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. O presente documento é composto por duas partes que, naturalmente, se relacionam. Na primeira parte é apresentado um estudo sobre o tema do relatório: aprendizagem cooperativa. Realça-se que, ultimamente, a investigação feita sobre este tema tem mostrado uma surpreendente melhoria do desenvolvimento de competências sociais e cognitivas dos alunos, assim como uma melhoria significativa do seu rendimento escolar. A investigação desenvolvida, e que aqui se recupera numa breve revisão da literatura, assegura que esta metodologia de ensino/aprendizagem favorece a socialização desde o Jardim de Infância até à Universidade, permitindo ganhos a nível social de diferentes culturas e etnias para além da motivação, curiosidade e empenho que os alunos demonstram. Na segunda parte deste relatório são apresentadas as experiências de ensino/aprendizagem, assim como os métodos utilizados durante a Prática de Ensino Supervisionada, nos diferentes ciclos de ensino (1.º e 2.º ciclos). São apresentadas quatro experiências de ensino/aprendizagem realizadas no 2.º ciclo do ensino básico, nas áreas das Ciências da Natureza, Matemática, História e Geografia de Portugal e Língua Portuguesa e uma experiência de ensino/aprendizagem realizada no 1.º ciclo do ensino básico. As experiências de ensino/aprendizagem descritas, nesta parte, pretendem mostrar, a nível da sala de aula, os acontecimentos vividos, as dificuldades sentidas, estratégias utilizadas e avaliação crítica. Pretendemos mostrar que, orientando a nossa intervenção à luz dos postulados defendidos pela aprendizagem cooperativa, otimizamos a aprendizagem dos nossos alunos, procurando formá-los como cidadãos ativos e responsáveis. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-02-14T15:38:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14023 TID:201549409 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14023 |
identifier_str_mv |
TID:201549409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135286206136320 |