Eficiência energética na administração do Porto de Sines

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Rita Fernandes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/2736
Resumo: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil Gestão e Sistemas Ambientais
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spelling Eficiência energética na administração do Porto de SinesEficiência energéticaReabilitação edifíciosConcessões portuáriasIncentivoCold ironingDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil Gestão e Sistemas AmbientaisA problemática energética é actualmente uma questão dominante nas agendas mundiais. A dependência de fontes de energia externas é uma realidade e compete aos governos e organizações mudar este paradigma, apostando na eficiência, segurança e fiabilidade do abastecimento. A actividade portuária inclui diversas actividades, nomeadamente a prestação de serviços e a movimentação de mercadorias, existindo potencial de poupança de energia nos edifícios de serviços, na movimentação de mercadorias, no fornecimento de energia aos navios e na criação de incentivos ao bom desempenho dos navios e dos terminais portuários. A auditoria energética é uma ferramenta chave no conhecimento dos consumos de energia numa organização e na procura da eficiência energética. O trabalho aqui apresentado centra-se numa auditoria energética realizada à Administração do Porto de Sines (APS), quantificação dos principais consumos de energia e discussão de oportunidades e estratégias para melhorar o seu desempenho energético. Os resultados permitem concluir que os principais centros de consumo de energia são a climatização, a iluminação e a frota automóvel da APS, além das perdas na rede de distribuição de energia aos terminais. Apresentam-se oportunidades de melhoria para os edifícios da APS, um modelo de incentivo para a eficiência energética dos terminais concessionados e a metodologia que a APS deve adoptar para iniciar o estudo da implementação de um sistema de fornecimento de energia proveniente de terra aos navios – cold ironing.FCT - UNLMelo, JoãoRUNGuerreiro, Rita Fernandes2010-03-12T11:38:56Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/2736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:05Zoai:run.unl.pt:10362/2736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:18.375811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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