Práticas para a igualdade de género em contexto de educação de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32907 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio, realizou-se no âmbito da unidade curricular de PPS em articulação com a unidade curricular de Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho tem como principais objetivos compreender a importância de educar para a igualdade de género e perceber a emergência de uma atuação pedagógica em contexto de educação de infância. Para tal, foi realizado um enquadramento histórico, teórico e politico-legal que permitiu compreender diferentes variáveis contextuais bem como perspetivar a atuação pedagógica no campo da igualdade de género. Posteriormente, foi efetuado um estudo exploratório, envolvendo as Educadoras do contexto, de forma a perceber a perceção das profissionais sobre a problemática. Por último, apresenta-se o projeto de intervenção realizado na realidade pedagógica, onde se identificam as várias atividades promotoras de uma ação pedagógica focada na igualdade de género. |
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Práticas para a igualdade de género em contexto de educação de infânciaIgualdadeGéneroEducação de infânciaO presente Relatório de Estágio, realizou-se no âmbito da unidade curricular de PPS em articulação com a unidade curricular de Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho tem como principais objetivos compreender a importância de educar para a igualdade de género e perceber a emergência de uma atuação pedagógica em contexto de educação de infância. Para tal, foi realizado um enquadramento histórico, teórico e politico-legal que permitiu compreender diferentes variáveis contextuais bem como perspetivar a atuação pedagógica no campo da igualdade de género. Posteriormente, foi efetuado um estudo exploratório, envolvendo as Educadoras do contexto, de forma a perceber a perceção das profissionais sobre a problemática. Por último, apresenta-se o projeto de intervenção realizado na realidade pedagógica, onde se identificam as várias atividades promotoras de uma ação pedagógica focada na igualdade de género.The present Internship Report was carried out within the scope of the PPS curricular unit in conjunction with the curricular unit of Seminar and Educational Guidance of the Pre-School and Primary Education Master's Degree. The main purpose of this work is both to understand the importance of educating for gender equality as well as to understand the emergence of a pedagogical action in the context of childhood education. To this end, a historical, theoretical and political-legal framework was carried out, which allowed an understanding of different contextual variables as well as the perspective of pedagogical action in the field of gender equality. Subsequently, an exploratory study was conducted, involving the Educators of the context, in order to understand the professionals' perception of the problem. Finally, the interventional project executed in the pedagogical reality is presented, where the various activities that promote a pedagogical action focused on gender equality are identified.2022-01-13T11:29:00Z2021-12-20T00:00:00Z2021-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32907porBarbosa, Celina Beatriz Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:23Zoai:ria.ua.pt:10773/32907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:26.979795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente Relatório de Estágio, realizou-se no âmbito da unidade curricular de PPS em articulação com a unidade curricular de Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho tem como principais objetivos compreender a importância de educar para a igualdade de género e perceber a emergência de uma atuação pedagógica em contexto de educação de infância. Para tal, foi realizado um enquadramento histórico, teórico e politico-legal que permitiu compreender diferentes variáveis contextuais bem como perspetivar a atuação pedagógica no campo da igualdade de género. Posteriormente, foi efetuado um estudo exploratório, envolvendo as Educadoras do contexto, de forma a perceber a perceção das profissionais sobre a problemática. Por último, apresenta-se o projeto de intervenção realizado na realidade pedagógica, onde se identificam as várias atividades promotoras de uma ação pedagógica focada na igualdade de género. |
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