Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2966 |
Resumo: | A presente investigação procura mostrar e entender as conceções de educadores de infância em Portugal, relativamente à temática igualdade de género e entender como é que os profissionais influenciam as conceções relativas ao género das crianças. Mostrará, também, de que forma se pode entender a intervenção educativa dos profissionais de educação pré-escolar, ao nível de recursos, métodos e estratégias, no sentido de construir e fomentar a igualdade de género em idade de préescolar. Os resultados obtidos através do estudo de caso sobre a igualdade de género foram adquiridos através de entrevistas a educadores de uma instituição privada do Porto. A partir deste estudo, surgiu a necessidade de criar propostas de atividades exemplificativas, uma vez que os resultados apontam que, apesar dos profissionais terem conhecimentos acerca do tema em questão e colocarem os mesmos em prática pontualmente, não planificam atividades direcionadas à promoção de igualdade de género. |
id |
RCAP_a5124b8970a7cfd512301723d2eeca5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2966 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolarPromoção de igualdade de géneroEducação de infânciaEducação pré-escolarA presente investigação procura mostrar e entender as conceções de educadores de infância em Portugal, relativamente à temática igualdade de género e entender como é que os profissionais influenciam as conceções relativas ao género das crianças. Mostrará, também, de que forma se pode entender a intervenção educativa dos profissionais de educação pré-escolar, ao nível de recursos, métodos e estratégias, no sentido de construir e fomentar a igualdade de género em idade de préescolar. Os resultados obtidos através do estudo de caso sobre a igualdade de género foram adquiridos através de entrevistas a educadores de uma instituição privada do Porto. A partir deste estudo, surgiu a necessidade de criar propostas de atividades exemplificativas, uma vez que os resultados apontam que, apesar dos profissionais terem conhecimentos acerca do tema em questão e colocarem os mesmos em prática pontualmente, não planificam atividades direcionadas à promoção de igualdade de género.2021-04-26T13:16:07Z2021-04-06T00:00:00Z2021-04-062021-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2966TID:202706877porMatos, Flávia Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:22Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:40.264621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar |
title |
Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar Matos, Flávia Paiva Promoção de igualdade de género Educação de infância Educação pré-escolar |
title_short |
Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar |
title_full |
Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar |
title_sort |
Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar |
author |
Matos, Flávia Paiva |
author_facet |
Matos, Flávia Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Flávia Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção de igualdade de género Educação de infância Educação pré-escolar |
topic |
Promoção de igualdade de género Educação de infância Educação pré-escolar |
description |
A presente investigação procura mostrar e entender as conceções de educadores de infância em Portugal, relativamente à temática igualdade de género e entender como é que os profissionais influenciam as conceções relativas ao género das crianças. Mostrará, também, de que forma se pode entender a intervenção educativa dos profissionais de educação pré-escolar, ao nível de recursos, métodos e estratégias, no sentido de construir e fomentar a igualdade de género em idade de préescolar. Os resultados obtidos através do estudo de caso sobre a igualdade de género foram adquiridos através de entrevistas a educadores de uma instituição privada do Porto. A partir deste estudo, surgiu a necessidade de criar propostas de atividades exemplificativas, uma vez que os resultados apontam que, apesar dos profissionais terem conhecimentos acerca do tema em questão e colocarem os mesmos em prática pontualmente, não planificam atividades direcionadas à promoção de igualdade de género. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-26T13:16:07Z 2021-04-06T00:00:00Z 2021-04-06 2021-03-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2966 TID:202706877 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2966 |
identifier_str_mv |
TID:202706877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131632051945472 |