Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Flávia Paiva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2966
Resumo: A presente investigação procura mostrar e entender as conceções de educadores de infância em Portugal, relativamente à temática igualdade de género e entender como é que os profissionais influenciam as conceções relativas ao género das crianças. Mostrará, também, de que forma se pode entender a intervenção educativa dos profissionais de educação pré-escolar, ao nível de recursos, métodos e estratégias, no sentido de construir e fomentar a igualdade de género em idade de préescolar. Os resultados obtidos através do estudo de caso sobre a igualdade de género foram adquiridos através de entrevistas a educadores de uma instituição privada do Porto. A partir deste estudo, surgiu a necessidade de criar propostas de atividades exemplificativas, uma vez que os resultados apontam que, apesar dos profissionais terem conhecimentos acerca do tema em questão e colocarem os mesmos em prática pontualmente, não planificam atividades direcionadas à promoção de igualdade de género.
id RCAP_a5124b8970a7cfd512301723d2eeca5a
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2966
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolarPromoção de igualdade de géneroEducação de infânciaEducação pré-escolarA presente investigação procura mostrar e entender as conceções de educadores de infância em Portugal, relativamente à temática igualdade de género e entender como é que os profissionais influenciam as conceções relativas ao género das crianças. Mostrará, também, de que forma se pode entender a intervenção educativa dos profissionais de educação pré-escolar, ao nível de recursos, métodos e estratégias, no sentido de construir e fomentar a igualdade de género em idade de préescolar. Os resultados obtidos através do estudo de caso sobre a igualdade de género foram adquiridos através de entrevistas a educadores de uma instituição privada do Porto. A partir deste estudo, surgiu a necessidade de criar propostas de atividades exemplificativas, uma vez que os resultados apontam que, apesar dos profissionais terem conhecimentos acerca do tema em questão e colocarem os mesmos em prática pontualmente, não planificam atividades direcionadas à promoção de igualdade de género.2021-04-26T13:16:07Z2021-04-06T00:00:00Z2021-04-062021-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2966TID:202706877porMatos, Flávia Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:22Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:40.264621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar
title Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar
spellingShingle Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar
Matos, Flávia Paiva
Promoção de igualdade de género
Educação de infância
Educação pré-escolar
title_short Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar
title_full Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar
title_fullStr Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar
title_sort Igualdade de género: Intervenção dos educadores na educação pré-escolar
author Matos, Flávia Paiva
author_facet Matos, Flávia Paiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Flávia Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção de igualdade de género
Educação de infância
Educação pré-escolar
topic Promoção de igualdade de género
Educação de infância
Educação pré-escolar
description A presente investigação procura mostrar e entender as conceções de educadores de infância em Portugal, relativamente à temática igualdade de género e entender como é que os profissionais influenciam as conceções relativas ao género das crianças. Mostrará, também, de que forma se pode entender a intervenção educativa dos profissionais de educação pré-escolar, ao nível de recursos, métodos e estratégias, no sentido de construir e fomentar a igualdade de género em idade de préescolar. Os resultados obtidos através do estudo de caso sobre a igualdade de género foram adquiridos através de entrevistas a educadores de uma instituição privada do Porto. A partir deste estudo, surgiu a necessidade de criar propostas de atividades exemplificativas, uma vez que os resultados apontam que, apesar dos profissionais terem conhecimentos acerca do tema em questão e colocarem os mesmos em prática pontualmente, não planificam atividades direcionadas à promoção de igualdade de género.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26T13:16:07Z
2021-04-06T00:00:00Z
2021-04-06
2021-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2966
TID:202706877
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2966
identifier_str_mv TID:202706877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131632051945472