Escola de Futebol "Geração Benfica"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Hélder Filipe Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9753
Resumo: Com este Relatório de Estágio pretendemos evidenciar o trabalho realizado ao longo de uma época desportiva na Escola de Futebol “Geração Benfica” Estádio da Luz onde tivemos o privilégio de estagiar visando completar o Mestrado em Ciências do Desporto – Treino Desportivo na Universidade da Beira Interior. Optámos por realizar o Estágio num clube de futebol de maior dimensão como o Sport Lisboa e Benfica também para nos colocar à prova e testar as nossas capacidades e conhecimentos. Este foi um processo que nos permitiu ganhar uma vasta experiência trabalhando com várias equipas de futebol de formação possibilitando variadas aprendizagens de cariz prático em contexto de elevada exigência e com uma grande diversidade de solicitações uma vez que acompanhamos e intervimos no treino e em competição de equipas muito distintas em termos etários, de qualidade e potencial. Tivemos ainda a oportunidade de realizar um breve trabalho de investigação com um grupo de jovens jogadores de elite que acompanhamos ao longo da época. Procuramos compreender a influência e resultados da metodologia assumida pela Escola de Futebol “Geração Benfica” e processo de treino no tipo de ações predominantemente realizadas por estes jovens jogadores quantificando um conjunto de variáveis relativas ao processo ofensivo e defensivo em diversas situações de jogos reduzidos (GR+3 vs 3+GR, GR+4 vs 4+GR e jogo formal GR+6 vs 6+GR). Verificámos que os jogadores analisados optavam frequentemente pelo drible e por passar a bola a companheiros melhor posicionados para marcar golo raramente optando eles próprios pelo remate. Tais resultados permitiram obter indicações importantes para ajustar o processo de treino de jovens jogadores com elevada qualidade e potencial contribuído também assim, ainda que de forma muito singela, para uma reflexão e procura de melhoria de uma entidade formadora de excelência que pretende sempre evoluir.
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