Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3591 |
Resumo: | O Estágio Profissionalizante realizado na rede de Escolas de Futebol Geração Benfica (EFGB) permitiu-me encontrar treinadores com uma vasta experiência e com a utilização de uma metodologia própria e uniformizada por todas as redes de escolas. A EFGB Estádio deu-me oportunidade de conhecer e aprender com os melhores (quer técnicos, quer as crianças), tendo tido a oportunidade de começar a aprender o fundamental sobre “ser treinador”, sobretudo ao nível dos conhecimentos práticos, mais que os teóricos, e mais importante, poder colocar em prática esses mesmo conhecimentos, tanto ao nível dos treinos como das competições. Estas foram as grandes razões que me motivaram a escolher este local de Estágio na época desportiva de 2014/2015. Este trabalho, para além da Introdução e das Conclusões/Reflexões Finais, encontra-se dividido em quatro partes. Na primeira faz-se uma caraterização da Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, sendo também referidos os recursos disponíveis. Na segunda inclui-se o plano de estágio, onde constam as tarefas a desempenhar assim como os objetivos que me propus concretizar. Na terceira é realizada uma revisão bibliográfica acerca do futebol e dos aspetos relevantes para a formação desportiva de crianças e jovens e onde se apresenta um projeto de investigação desenvolvido no âmbito do estágio. Na quarta e última parte deste relatório são descritas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio. No decurso deste estágio também foi efetuado um estudo de caso sobre a relação treinador-atleta, que não podia ser mais pertinente já que, como iniciante motivado nesta área do futebol, procuro aprender a melhor forma não só de ensinar os meus métodos, mas também ensinar de forma a motivar as crianças, não só motivar para a prática do futebol, mas também para o desporto. E, ainda, não só ensinar as crianças a serem desportistas, mas a serem melhores pessoas no futuro. Ao longo do ano estive presente em inúmeras atividades, projetos e desafios que me fizeram crescer de forma exponencial, no que diz respeito ao “eu treinador”, e me fizeram pensar sobre o que eu reconheço importante. Desde aí, a minha referência focou-se na dinâmica e na tomada de decisão, já que a metodologia nos leva através de uma descoberta guiada, tornar os jogadores mais inteligentes no momento em que têm que decidir, dando-lhes um vasto número de opções possíveis. |
id |
RCAP_aaacdad3ed17bdb421ec8eafe931ea91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/3591 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escolas de Futebol Geração Benfica - EstádioGeração Benficafutebolliderançarelação treinador-atletatomada de decisãoO Estágio Profissionalizante realizado na rede de Escolas de Futebol Geração Benfica (EFGB) permitiu-me encontrar treinadores com uma vasta experiência e com a utilização de uma metodologia própria e uniformizada por todas as redes de escolas. A EFGB Estádio deu-me oportunidade de conhecer e aprender com os melhores (quer técnicos, quer as crianças), tendo tido a oportunidade de começar a aprender o fundamental sobre “ser treinador”, sobretudo ao nível dos conhecimentos práticos, mais que os teóricos, e mais importante, poder colocar em prática esses mesmo conhecimentos, tanto ao nível dos treinos como das competições. Estas foram as grandes razões que me motivaram a escolher este local de Estágio na época desportiva de 2014/2015. Este trabalho, para além da Introdução e das Conclusões/Reflexões Finais, encontra-se dividido em quatro partes. Na primeira faz-se uma caraterização da Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, sendo também referidos os recursos disponíveis. Na segunda inclui-se o plano de estágio, onde constam as tarefas a desempenhar assim como os objetivos que me propus concretizar. Na terceira é realizada uma revisão bibliográfica acerca do futebol e dos aspetos relevantes para a formação desportiva de crianças e jovens e onde se apresenta um projeto de investigação desenvolvido no âmbito do estágio. Na quarta e última parte deste relatório são descritas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio. No decurso deste estágio também foi efetuado um estudo de caso sobre a relação treinador-atleta, que não podia ser mais pertinente já que, como iniciante motivado nesta área do futebol, procuro aprender a melhor forma não só de ensinar os meus métodos, mas também ensinar de forma a motivar as crianças, não só motivar para a prática do futebol, mas também para o desporto. E, ainda, não só ensinar as crianças a serem desportistas, mas a serem melhores pessoas no futuro. Ao longo do ano estive presente em inúmeras atividades, projetos e desafios que me fizeram crescer de forma exponencial, no que diz respeito ao “eu treinador”, e me fizeram pensar sobre o que eu reconheço importante. Desde aí, a minha referência focou-se na dinâmica e na tomada de decisão, já que a metodologia nos leva através de uma descoberta guiada, tornar os jogadores mais inteligentes no momento em que têm que decidir, dando-lhes um vasto número de opções possíveis.Instituto Politécnico da Guarda2017-02-06T16:32:23Z2017-02-062016-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3591http://hdl.handle.net/10314/3591TID:201604728porFernandes, Jonathan Messinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:10Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:42:50.113810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio |
title |
Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio |
spellingShingle |
Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio Fernandes, Jonathan Mess Geração Benfica futebol liderança relação treinador-atleta tomada de decisão |
title_short |
Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio |
title_full |
Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio |
title_fullStr |
Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio |
title_full_unstemmed |
Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio |
title_sort |
Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio |
author |
Fernandes, Jonathan Mess |
author_facet |
Fernandes, Jonathan Mess |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Jonathan Mess |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geração Benfica futebol liderança relação treinador-atleta tomada de decisão |
topic |
Geração Benfica futebol liderança relação treinador-atleta tomada de decisão |
description |
O Estágio Profissionalizante realizado na rede de Escolas de Futebol Geração Benfica (EFGB) permitiu-me encontrar treinadores com uma vasta experiência e com a utilização de uma metodologia própria e uniformizada por todas as redes de escolas. A EFGB Estádio deu-me oportunidade de conhecer e aprender com os melhores (quer técnicos, quer as crianças), tendo tido a oportunidade de começar a aprender o fundamental sobre “ser treinador”, sobretudo ao nível dos conhecimentos práticos, mais que os teóricos, e mais importante, poder colocar em prática esses mesmo conhecimentos, tanto ao nível dos treinos como das competições. Estas foram as grandes razões que me motivaram a escolher este local de Estágio na época desportiva de 2014/2015. Este trabalho, para além da Introdução e das Conclusões/Reflexões Finais, encontra-se dividido em quatro partes. Na primeira faz-se uma caraterização da Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, sendo também referidos os recursos disponíveis. Na segunda inclui-se o plano de estágio, onde constam as tarefas a desempenhar assim como os objetivos que me propus concretizar. Na terceira é realizada uma revisão bibliográfica acerca do futebol e dos aspetos relevantes para a formação desportiva de crianças e jovens e onde se apresenta um projeto de investigação desenvolvido no âmbito do estágio. Na quarta e última parte deste relatório são descritas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio. No decurso deste estágio também foi efetuado um estudo de caso sobre a relação treinador-atleta, que não podia ser mais pertinente já que, como iniciante motivado nesta área do futebol, procuro aprender a melhor forma não só de ensinar os meus métodos, mas também ensinar de forma a motivar as crianças, não só motivar para a prática do futebol, mas também para o desporto. E, ainda, não só ensinar as crianças a serem desportistas, mas a serem melhores pessoas no futuro. Ao longo do ano estive presente em inúmeras atividades, projetos e desafios que me fizeram crescer de forma exponencial, no que diz respeito ao “eu treinador”, e me fizeram pensar sobre o que eu reconheço importante. Desde aí, a minha referência focou-se na dinâmica e na tomada de decisão, já que a metodologia nos leva através de uma descoberta guiada, tornar os jogadores mais inteligentes no momento em que têm que decidir, dando-lhes um vasto número de opções possíveis. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-20T00:00:00Z 2017-02-06T16:32:23Z 2017-02-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/3591 http://hdl.handle.net/10314/3591 TID:201604728 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/3591 |
identifier_str_mv |
TID:201604728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136921107038208 |