Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Jonathan Mess
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3591
Resumo: O Estágio Profissionalizante realizado na rede de Escolas de Futebol Geração Benfica (EFGB) permitiu-me encontrar treinadores com uma vasta experiência e com a utilização de uma metodologia própria e uniformizada por todas as redes de escolas. A EFGB Estádio deu-me oportunidade de conhecer e aprender com os melhores (quer técnicos, quer as crianças), tendo tido a oportunidade de começar a aprender o fundamental sobre “ser treinador”, sobretudo ao nível dos conhecimentos práticos, mais que os teóricos, e mais importante, poder colocar em prática esses mesmo conhecimentos, tanto ao nível dos treinos como das competições. Estas foram as grandes razões que me motivaram a escolher este local de Estágio na época desportiva de 2014/2015. Este trabalho, para além da Introdução e das Conclusões/Reflexões Finais, encontra-se dividido em quatro partes. Na primeira faz-se uma caraterização da Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, sendo também referidos os recursos disponíveis. Na segunda inclui-se o plano de estágio, onde constam as tarefas a desempenhar assim como os objetivos que me propus concretizar. Na terceira é realizada uma revisão bibliográfica acerca do futebol e dos aspetos relevantes para a formação desportiva de crianças e jovens e onde se apresenta um projeto de investigação desenvolvido no âmbito do estágio. Na quarta e última parte deste relatório são descritas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio. No decurso deste estágio também foi efetuado um estudo de caso sobre a relação treinador-atleta, que não podia ser mais pertinente já que, como iniciante motivado nesta área do futebol, procuro aprender a melhor forma não só de ensinar os meus métodos, mas também ensinar de forma a motivar as crianças, não só motivar para a prática do futebol, mas também para o desporto. E, ainda, não só ensinar as crianças a serem desportistas, mas a serem melhores pessoas no futuro. Ao longo do ano estive presente em inúmeras atividades, projetos e desafios que me fizeram crescer de forma exponencial, no que diz respeito ao “eu treinador”, e me fizeram pensar sobre o que eu reconheço importante. Desde aí, a minha referência focou-se na dinâmica e na tomada de decisão, já que a metodologia nos leva através de uma descoberta guiada, tornar os jogadores mais inteligentes no momento em que têm que decidir, dando-lhes um vasto número de opções possíveis.
id RCAP_aaacdad3ed17bdb421ec8eafe931ea91
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3591
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escolas de Futebol Geração Benfica - EstádioGeração Benficafutebolliderançarelação treinador-atletatomada de decisãoO Estágio Profissionalizante realizado na rede de Escolas de Futebol Geração Benfica (EFGB) permitiu-me encontrar treinadores com uma vasta experiência e com a utilização de uma metodologia própria e uniformizada por todas as redes de escolas. A EFGB Estádio deu-me oportunidade de conhecer e aprender com os melhores (quer técnicos, quer as crianças), tendo tido a oportunidade de começar a aprender o fundamental sobre “ser treinador”, sobretudo ao nível dos conhecimentos práticos, mais que os teóricos, e mais importante, poder colocar em prática esses mesmo conhecimentos, tanto ao nível dos treinos como das competições. Estas foram as grandes razões que me motivaram a escolher este local de Estágio na época desportiva de 2014/2015. Este trabalho, para além da Introdução e das Conclusões/Reflexões Finais, encontra-se dividido em quatro partes. Na primeira faz-se uma caraterização da Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, sendo também referidos os recursos disponíveis. Na segunda inclui-se o plano de estágio, onde constam as tarefas a desempenhar assim como os objetivos que me propus concretizar. Na terceira é realizada uma revisão bibliográfica acerca do futebol e dos aspetos relevantes para a formação desportiva de crianças e jovens e onde se apresenta um projeto de investigação desenvolvido no âmbito do estágio. Na quarta e última parte deste relatório são descritas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio. No decurso deste estágio também foi efetuado um estudo de caso sobre a relação treinador-atleta, que não podia ser mais pertinente já que, como iniciante motivado nesta área do futebol, procuro aprender a melhor forma não só de ensinar os meus métodos, mas também ensinar de forma a motivar as crianças, não só motivar para a prática do futebol, mas também para o desporto. E, ainda, não só ensinar as crianças a serem desportistas, mas a serem melhores pessoas no futuro. Ao longo do ano estive presente em inúmeras atividades, projetos e desafios que me fizeram crescer de forma exponencial, no que diz respeito ao “eu treinador”, e me fizeram pensar sobre o que eu reconheço importante. Desde aí, a minha referência focou-se na dinâmica e na tomada de decisão, já que a metodologia nos leva através de uma descoberta guiada, tornar os jogadores mais inteligentes no momento em que têm que decidir, dando-lhes um vasto número de opções possíveis.Instituto Politécnico da Guarda2017-02-06T16:32:23Z2017-02-062016-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/3591http://hdl.handle.net/10314/3591TID:201604728porFernandes, Jonathan Messinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:10Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:42:50.113810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio
title Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio
spellingShingle Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio
Fernandes, Jonathan Mess
Geração Benfica
futebol
liderança
relação treinador-atleta
tomada de decisão
title_short Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio
title_full Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio
title_fullStr Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio
title_full_unstemmed Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio
title_sort Escolas de Futebol Geração Benfica - Estádio
author Fernandes, Jonathan Mess
author_facet Fernandes, Jonathan Mess
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Jonathan Mess
dc.subject.por.fl_str_mv Geração Benfica
futebol
liderança
relação treinador-atleta
tomada de decisão
topic Geração Benfica
futebol
liderança
relação treinador-atleta
tomada de decisão
description O Estágio Profissionalizante realizado na rede de Escolas de Futebol Geração Benfica (EFGB) permitiu-me encontrar treinadores com uma vasta experiência e com a utilização de uma metodologia própria e uniformizada por todas as redes de escolas. A EFGB Estádio deu-me oportunidade de conhecer e aprender com os melhores (quer técnicos, quer as crianças), tendo tido a oportunidade de começar a aprender o fundamental sobre “ser treinador”, sobretudo ao nível dos conhecimentos práticos, mais que os teóricos, e mais importante, poder colocar em prática esses mesmo conhecimentos, tanto ao nível dos treinos como das competições. Estas foram as grandes razões que me motivaram a escolher este local de Estágio na época desportiva de 2014/2015. Este trabalho, para além da Introdução e das Conclusões/Reflexões Finais, encontra-se dividido em quatro partes. Na primeira faz-se uma caraterização da Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, sendo também referidos os recursos disponíveis. Na segunda inclui-se o plano de estágio, onde constam as tarefas a desempenhar assim como os objetivos que me propus concretizar. Na terceira é realizada uma revisão bibliográfica acerca do futebol e dos aspetos relevantes para a formação desportiva de crianças e jovens e onde se apresenta um projeto de investigação desenvolvido no âmbito do estágio. Na quarta e última parte deste relatório são descritas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio. No decurso deste estágio também foi efetuado um estudo de caso sobre a relação treinador-atleta, que não podia ser mais pertinente já que, como iniciante motivado nesta área do futebol, procuro aprender a melhor forma não só de ensinar os meus métodos, mas também ensinar de forma a motivar as crianças, não só motivar para a prática do futebol, mas também para o desporto. E, ainda, não só ensinar as crianças a serem desportistas, mas a serem melhores pessoas no futuro. Ao longo do ano estive presente em inúmeras atividades, projetos e desafios que me fizeram crescer de forma exponencial, no que diz respeito ao “eu treinador”, e me fizeram pensar sobre o que eu reconheço importante. Desde aí, a minha referência focou-se na dinâmica e na tomada de decisão, já que a metodologia nos leva através de uma descoberta guiada, tornar os jogadores mais inteligentes no momento em que têm que decidir, dando-lhes um vasto número de opções possíveis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20T00:00:00Z
2017-02-06T16:32:23Z
2017-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3591
http://hdl.handle.net/10314/3591
TID:201604728
url http://hdl.handle.net/10314/3591
identifier_str_mv TID:201604728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136921107038208