A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9435 |
Resumo: | A disciplina de Física e Química A faz parte do currículo dos alunos de Ciências e Tecnologias, apresenta-se como disciplina bienal e engloba uma componente prático-laboratorial, sendo esta considerada muito importante pelos professores e por vários autores. Ao desenvolver este trabalho pretende-se estudar a importância que a componente prático-laboratorial proporciona ao desenvolvimento e formação dos alunos, assim como a valorização que a continuidade pedagógica poderá ter em alunos sujeitos a exame nacional. Neste Relatório analisam-se e comparam-se resultados obtidos por alunos de Física e Química A desde o 10º ano até à conclusão do 11º ano de escolaridade da Escola Secundária de Alcochete. Os dados tratados foram fornecidos pelo Observatório de Avaliação Interna da escola referida anteriormente e evidenciam que as atividades experimentais são de reconhecida importância na aprendizagem dos alunos, nesta área do conhecimento científico e se puderem ser aliadas à continuidade pedagógica os resultados tornam-se mais evidentes; ### ABSTRACT The Importance of Pedagogical Continuity and Practical - Laboratory Component in the teaching of Physics and Chemistry A The Physics and Chemistry subject is part of the Sciences and technologies curriculum. It’s a biannual subject which covers a practice-laboratory component, being this considered, by teachers, authors and researchers very important. By developing this work we want to study the importance of the practice-laboratory component which allows the pupils` development and training, as well as the valued pedagogic continuity for pupils who are undergo the national exam. In this report we analyse and compare the Physics and Chemistry students’ results from year 10 to the end of year 11 at Escola Secundária de Alcochete. The data was a supplied by the above mentioned school`s Evaluation Observatory. The results show that experimental activities are of recognized importance through the learning process of this scientific area. Also, when added to the pedagogic continuity they provide with more evident results. |
id |
RCAP_74497932c14e60a37223f7e73b40262e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9435 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química AFísica e Química AComponente prático-laboratorialContinuidade pedagógicaTrabalho práticoTrabalho experimentalA disciplina de Física e Química A faz parte do currículo dos alunos de Ciências e Tecnologias, apresenta-se como disciplina bienal e engloba uma componente prático-laboratorial, sendo esta considerada muito importante pelos professores e por vários autores. Ao desenvolver este trabalho pretende-se estudar a importância que a componente prático-laboratorial proporciona ao desenvolvimento e formação dos alunos, assim como a valorização que a continuidade pedagógica poderá ter em alunos sujeitos a exame nacional. Neste Relatório analisam-se e comparam-se resultados obtidos por alunos de Física e Química A desde o 10º ano até à conclusão do 11º ano de escolaridade da Escola Secundária de Alcochete. Os dados tratados foram fornecidos pelo Observatório de Avaliação Interna da escola referida anteriormente e evidenciam que as atividades experimentais são de reconhecida importância na aprendizagem dos alunos, nesta área do conhecimento científico e se puderem ser aliadas à continuidade pedagógica os resultados tornam-se mais evidentes; ### ABSTRACT The Importance of Pedagogical Continuity and Practical - Laboratory Component in the teaching of Physics and Chemistry A The Physics and Chemistry subject is part of the Sciences and technologies curriculum. It’s a biannual subject which covers a practice-laboratory component, being this considered, by teachers, authors and researchers very important. By developing this work we want to study the importance of the practice-laboratory component which allows the pupils` development and training, as well as the valued pedagogic continuity for pupils who are undergo the national exam. In this report we analyse and compare the Physics and Chemistry students’ results from year 10 to the end of year 11 at Escola Secundária de Alcochete. The data was a supplied by the above mentioned school`s Evaluation Observatory. The results show that experimental activities are of recognized importance through the learning process of this scientific area. Also, when added to the pedagogic continuity they provide with more evident results.Universidade de Évora2014-01-08T18:40:03Z2014-01-082013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9435http://hdl.handle.net/10174/9435pornd305Ribeiro, Susana Maria Douradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:28.928378Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A |
title |
A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A |
spellingShingle |
A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A Ribeiro, Susana Maria Dourado Física e Química A Componente prático-laboratorial Continuidade pedagógica Trabalho prático Trabalho experimental |
title_short |
A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A |
title_full |
A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A |
title_fullStr |
A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A |
title_full_unstemmed |
A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A |
title_sort |
A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A |
author |
Ribeiro, Susana Maria Dourado |
author_facet |
Ribeiro, Susana Maria Dourado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Susana Maria Dourado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física e Química A Componente prático-laboratorial Continuidade pedagógica Trabalho prático Trabalho experimental |
topic |
Física e Química A Componente prático-laboratorial Continuidade pedagógica Trabalho prático Trabalho experimental |
description |
A disciplina de Física e Química A faz parte do currículo dos alunos de Ciências e Tecnologias, apresenta-se como disciplina bienal e engloba uma componente prático-laboratorial, sendo esta considerada muito importante pelos professores e por vários autores. Ao desenvolver este trabalho pretende-se estudar a importância que a componente prático-laboratorial proporciona ao desenvolvimento e formação dos alunos, assim como a valorização que a continuidade pedagógica poderá ter em alunos sujeitos a exame nacional. Neste Relatório analisam-se e comparam-se resultados obtidos por alunos de Física e Química A desde o 10º ano até à conclusão do 11º ano de escolaridade da Escola Secundária de Alcochete. Os dados tratados foram fornecidos pelo Observatório de Avaliação Interna da escola referida anteriormente e evidenciam que as atividades experimentais são de reconhecida importância na aprendizagem dos alunos, nesta área do conhecimento científico e se puderem ser aliadas à continuidade pedagógica os resultados tornam-se mais evidentes; ### ABSTRACT The Importance of Pedagogical Continuity and Practical - Laboratory Component in the teaching of Physics and Chemistry A The Physics and Chemistry subject is part of the Sciences and technologies curriculum. It’s a biannual subject which covers a practice-laboratory component, being this considered, by teachers, authors and researchers very important. By developing this work we want to study the importance of the practice-laboratory component which allows the pupils` development and training, as well as the valued pedagogic continuity for pupils who are undergo the national exam. In this report we analyse and compare the Physics and Chemistry students’ results from year 10 to the end of year 11 at Escola Secundária de Alcochete. The data was a supplied by the above mentioned school`s Evaluation Observatory. The results show that experimental activities are of recognized importance through the learning process of this scientific area. Also, when added to the pedagogic continuity they provide with more evident results. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-08T18:40:03Z 2014-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9435 http://hdl.handle.net/10174/9435 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
nd 305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136518947733504 |