A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Susana Maria Dourado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9435
Resumo: A disciplina de Física e Química A faz parte do currículo dos alunos de Ciências e Tecnologias, apresenta-se como disciplina bienal e engloba uma componente prático-laboratorial, sendo esta considerada muito importante pelos professores e por vários autores. Ao desenvolver este trabalho pretende-se estudar a importância que a componente prático-laboratorial proporciona ao desenvolvimento e formação dos alunos, assim como a valorização que a continuidade pedagógica poderá ter em alunos sujeitos a exame nacional. Neste Relatório analisam-se e comparam-se resultados obtidos por alunos de Física e Química A desde o 10º ano até à conclusão do 11º ano de escolaridade da Escola Secundária de Alcochete. Os dados tratados foram fornecidos pelo Observatório de Avaliação Interna da escola referida anteriormente e evidenciam que as atividades experimentais são de reconhecida importância na aprendizagem dos alunos, nesta área do conhecimento científico e se puderem ser aliadas à continuidade pedagógica os resultados tornam-se mais evidentes; ### ABSTRACT The Importance of Pedagogical Continuity and Practical - Laboratory Component in the teaching of Physics and Chemistry A The Physics and Chemistry subject is part of the Sciences and technologies curriculum. It’s a biannual subject which covers a practice-laboratory component, being this considered, by teachers, authors and researchers very important. By developing this work we want to study the importance of the practice-laboratory component which allows the pupils` development and training, as well as the valued pedagogic continuity for pupils who are undergo the national exam. In this report we analyse and compare the Physics and Chemistry students’ results from year 10 to the end of year 11 at Escola Secundária de Alcochete. The data was a supplied by the above mentioned school`s Evaluation Observatory. The results show that experimental activities are of recognized importance through the learning process of this scientific area. Also, when added to the pedagogic continuity they provide with more evident results.
id RCAP_74497932c14e60a37223f7e73b40262e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9435
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química AFísica e Química AComponente prático-laboratorialContinuidade pedagógicaTrabalho práticoTrabalho experimentalA disciplina de Física e Química A faz parte do currículo dos alunos de Ciências e Tecnologias, apresenta-se como disciplina bienal e engloba uma componente prático-laboratorial, sendo esta considerada muito importante pelos professores e por vários autores. Ao desenvolver este trabalho pretende-se estudar a importância que a componente prático-laboratorial proporciona ao desenvolvimento e formação dos alunos, assim como a valorização que a continuidade pedagógica poderá ter em alunos sujeitos a exame nacional. Neste Relatório analisam-se e comparam-se resultados obtidos por alunos de Física e Química A desde o 10º ano até à conclusão do 11º ano de escolaridade da Escola Secundária de Alcochete. Os dados tratados foram fornecidos pelo Observatório de Avaliação Interna da escola referida anteriormente e evidenciam que as atividades experimentais são de reconhecida importância na aprendizagem dos alunos, nesta área do conhecimento científico e se puderem ser aliadas à continuidade pedagógica os resultados tornam-se mais evidentes; ### ABSTRACT The Importance of Pedagogical Continuity and Practical - Laboratory Component in the teaching of Physics and Chemistry A The Physics and Chemistry subject is part of the Sciences and technologies curriculum. It’s a biannual subject which covers a practice-laboratory component, being this considered, by teachers, authors and researchers very important. By developing this work we want to study the importance of the practice-laboratory component which allows the pupils` development and training, as well as the valued pedagogic continuity for pupils who are undergo the national exam. In this report we analyse and compare the Physics and Chemistry students’ results from year 10 to the end of year 11 at Escola Secundária de Alcochete. The data was a supplied by the above mentioned school`s Evaluation Observatory. The results show that experimental activities are of recognized importance through the learning process of this scientific area. Also, when added to the pedagogic continuity they provide with more evident results.Universidade de Évora2014-01-08T18:40:03Z2014-01-082013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9435http://hdl.handle.net/10174/9435pornd305Ribeiro, Susana Maria Douradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:28.928378Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A
title A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A
spellingShingle A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A
Ribeiro, Susana Maria Dourado
Física e Química A
Componente prático-laboratorial
Continuidade pedagógica
Trabalho prático
Trabalho experimental
title_short A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A
title_full A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A
title_fullStr A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A
title_full_unstemmed A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A
title_sort A importância da continuidade pedagógica e da componente prático-laboratorial no ensino de Física e Química A
author Ribeiro, Susana Maria Dourado
author_facet Ribeiro, Susana Maria Dourado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Susana Maria Dourado
dc.subject.por.fl_str_mv Física e Química A
Componente prático-laboratorial
Continuidade pedagógica
Trabalho prático
Trabalho experimental
topic Física e Química A
Componente prático-laboratorial
Continuidade pedagógica
Trabalho prático
Trabalho experimental
description A disciplina de Física e Química A faz parte do currículo dos alunos de Ciências e Tecnologias, apresenta-se como disciplina bienal e engloba uma componente prático-laboratorial, sendo esta considerada muito importante pelos professores e por vários autores. Ao desenvolver este trabalho pretende-se estudar a importância que a componente prático-laboratorial proporciona ao desenvolvimento e formação dos alunos, assim como a valorização que a continuidade pedagógica poderá ter em alunos sujeitos a exame nacional. Neste Relatório analisam-se e comparam-se resultados obtidos por alunos de Física e Química A desde o 10º ano até à conclusão do 11º ano de escolaridade da Escola Secundária de Alcochete. Os dados tratados foram fornecidos pelo Observatório de Avaliação Interna da escola referida anteriormente e evidenciam que as atividades experimentais são de reconhecida importância na aprendizagem dos alunos, nesta área do conhecimento científico e se puderem ser aliadas à continuidade pedagógica os resultados tornam-se mais evidentes; ### ABSTRACT The Importance of Pedagogical Continuity and Practical - Laboratory Component in the teaching of Physics and Chemistry A The Physics and Chemistry subject is part of the Sciences and technologies curriculum. It’s a biannual subject which covers a practice-laboratory component, being this considered, by teachers, authors and researchers very important. By developing this work we want to study the importance of the practice-laboratory component which allows the pupils` development and training, as well as the valued pedagogic continuity for pupils who are undergo the national exam. In this report we analyse and compare the Physics and Chemistry students’ results from year 10 to the end of year 11 at Escola Secundária de Alcochete. The data was a supplied by the above mentioned school`s Evaluation Observatory. The results show that experimental activities are of recognized importance through the learning process of this scientific area. Also, when added to the pedagogic continuity they provide with more evident results.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-08T18:40:03Z
2014-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9435
http://hdl.handle.net/10174/9435
url http://hdl.handle.net/10174/9435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136518947733504