A importância do trabalho prático no ensino das ciências: um estudo sobre a fotossíntese com alunos do 6ºano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Tânia Patrícia Miranda Azeredo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4940
Resumo: O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Diogo Cão, em Vila Real. Este relatório evidencia a prática pedagógica realizada no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, numa turma de 6ºano de escolaridade. Pretendemos com o estudo realizado, refletir sobre a importância do trabalho prático no Ensino das Ciências. Esta reflexão assenta na perspetiva construtivista do ensino-aprendizagem, o que nos levou a ter em conta, os vários métodos, estratégias e recursos aplicados na prática pedagógica. Apresentamos também, as planificações elaboradas, as Metas Curriculares das Ciências Naturais, bem como, uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica desenvolvida. Realizámos um estudo sobre a importância das atividades práticas no Ensino das Ciências. Este estudo permitiu-nos concluir que os alunos na sua maioria gostam de executar atividades práticas e que obtêm resultados positivos com a sua realização. Conseguimos obter um desempenho positivo e retirar uma grande lição de vida que nos fez crescer quer a nível pessoal, quer a nível profissional. Com a realização deste relatório e da prática pedagógica foi-nos possível adquirir e partilhar novas experiências e novos conhecimentos.
id RCAP_1e21b5efb0241909df222b4a28d889e8
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/4940
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do trabalho prático no ensino das ciências: um estudo sobre a fotossíntese com alunos do 6ºanoEnsino das ciênciasTrabalhos práticosTrabalho experimentalPrática pedagógicaO presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Diogo Cão, em Vila Real. Este relatório evidencia a prática pedagógica realizada no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, numa turma de 6ºano de escolaridade. Pretendemos com o estudo realizado, refletir sobre a importância do trabalho prático no Ensino das Ciências. Esta reflexão assenta na perspetiva construtivista do ensino-aprendizagem, o que nos levou a ter em conta, os vários métodos, estratégias e recursos aplicados na prática pedagógica. Apresentamos também, as planificações elaboradas, as Metas Curriculares das Ciências Naturais, bem como, uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica desenvolvida. Realizámos um estudo sobre a importância das atividades práticas no Ensino das Ciências. Este estudo permitiu-nos concluir que os alunos na sua maioria gostam de executar atividades práticas e que obtêm resultados positivos com a sua realização. Conseguimos obter um desempenho positivo e retirar uma grande lição de vida que nos fez crescer quer a nível pessoal, quer a nível profissional. Com a realização deste relatório e da prática pedagógica foi-nos possível adquirir e partilhar novas experiências e novos conhecimentos.The following Internship Report, indispensable to achieve a Master Degree in Teaching in 1st and 2nd Cycles of Basic Education, was based on the pedagogic internship made on Basic School of 2nd and 3rd Cycles Diogo Cão, in Vila Real. This report shows the pedagogical practice under the class of Science of Nature, on a 6th grade class. We want, with this study, to reflect on the significance of the practical work while teaching Science of Nature. This reflection is based on the constructive perspective of teaching and learning, which made us consider the various methods, strategies and resources applied on the pedagogical practive. We will also present the planifications made, the curricular goals of Science of Nature, and a critical reflection on the pedagogical practice developed. We have conducted a study on the importance of practical activities while teaching Science of Nature. This study allowed us to conclude that the majority of students like to perform practical activities and that they obtain positive results while doing it. We have managed to obtain a positive performance and take a great life lession that made us grow personally and professionaly. With the completion of this report and with the pedagogical practice we were able to acquire and share new experiences and knowledge.2015-09-21T11:12:31Z2015-09-21T00:00:00Z2015-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4940porNogueira, Tânia Patrícia Miranda Azeredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:31:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:38.463118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do trabalho prático no ensino das ciências: um estudo sobre a fotossíntese com alunos do 6ºano
title A importância do trabalho prático no ensino das ciências: um estudo sobre a fotossíntese com alunos do 6ºano
spellingShingle A importância do trabalho prático no ensino das ciências: um estudo sobre a fotossíntese com alunos do 6ºano
Nogueira, Tânia Patrícia Miranda Azeredo
Ensino das ciências
Trabalhos práticos
Trabalho experimental
Prática pedagógica
title_short A importância do trabalho prático no ensino das ciências: um estudo sobre a fotossíntese com alunos do 6ºano
title_full A importância do trabalho prático no ensino das ciências: um estudo sobre a fotossíntese com alunos do 6ºano
title_fullStr A importância do trabalho prático no ensino das ciências: um estudo sobre a fotossíntese com alunos do 6ºano
title_full_unstemmed A importância do trabalho prático no ensino das ciências: um estudo sobre a fotossíntese com alunos do 6ºano
title_sort A importância do trabalho prático no ensino das ciências: um estudo sobre a fotossíntese com alunos do 6ºano
author Nogueira, Tânia Patrícia Miranda Azeredo
author_facet Nogueira, Tânia Patrícia Miranda Azeredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Tânia Patrícia Miranda Azeredo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Trabalhos práticos
Trabalho experimental
Prática pedagógica
topic Ensino das ciências
Trabalhos práticos
Trabalho experimental
Prática pedagógica
description O presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Diogo Cão, em Vila Real. Este relatório evidencia a prática pedagógica realizada no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, numa turma de 6ºano de escolaridade. Pretendemos com o estudo realizado, refletir sobre a importância do trabalho prático no Ensino das Ciências. Esta reflexão assenta na perspetiva construtivista do ensino-aprendizagem, o que nos levou a ter em conta, os vários métodos, estratégias e recursos aplicados na prática pedagógica. Apresentamos também, as planificações elaboradas, as Metas Curriculares das Ciências Naturais, bem como, uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica desenvolvida. Realizámos um estudo sobre a importância das atividades práticas no Ensino das Ciências. Este estudo permitiu-nos concluir que os alunos na sua maioria gostam de executar atividades práticas e que obtêm resultados positivos com a sua realização. Conseguimos obter um desempenho positivo e retirar uma grande lição de vida que nos fez crescer quer a nível pessoal, quer a nível profissional. Com a realização deste relatório e da prática pedagógica foi-nos possível adquirir e partilhar novas experiências e novos conhecimentos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-21T11:12:31Z
2015-09-21T00:00:00Z
2015-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/4940
url http://hdl.handle.net/10348/4940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137090111275008