Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da educação física
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2014 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.2/13164 |
Summary: | Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do en- sino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Educação Física do ensino fundamental. Participaram na investigação 66 alunos do 6.o ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivis- mo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Acei- tação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. |
id |
RCAP_746ecd1026c5341dfdd9c7556bcf0582 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13164 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da educação físicaUnderstanding learning skills in online learning environments in physical education teachingCompetências de aprendizagemPerceção de aprendizagemAmbientes onlinePoderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do en- sino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Educação Física do ensino fundamental. Participaram na investigação 66 alunos do 6.o ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivis- mo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Acei- tação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem.Repositório AbertoRibeiro, GlóriaMoreira, J. António2023-01-17T09:35:09Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13164porRIBEIRO, Glória & MOREIRA, J. António (2014). Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física. Informática e Educação: Teoria & Prática, 17 (1), 155-168.1516-084Xhttps://doi.org/10.22456/1982-1654.39255info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:44:45Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:17.003584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da educação física Understanding learning skills in online learning environments in physical education teaching |
title |
Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da educação física |
spellingShingle |
Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da educação física Ribeiro, Glória Competências de aprendizagem Perceção de aprendizagem Ambientes online |
title_short |
Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da educação física |
title_full |
Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da educação física |
title_fullStr |
Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da educação física |
title_full_unstemmed |
Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da educação física |
title_sort |
Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da educação física |
author |
Ribeiro, Glória |
author_facet |
Ribeiro, Glória Moreira, J. António |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, J. António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Glória Moreira, J. António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências de aprendizagem Perceção de aprendizagem Ambientes online |
topic |
Competências de aprendizagem Perceção de aprendizagem Ambientes online |
description |
Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do en- sino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Educação Física do ensino fundamental. Participaram na investigação 66 alunos do 6.o ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivis- mo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Acei- tação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2023-01-17T09:35:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13164 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
RIBEIRO, Glória & MOREIRA, J. António (2014). Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física. Informática e Educação: Teoria & Prática, 17 (1), 155-168. 1516-084X https://doi.org/10.22456/1982-1654.39255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135115849236480 |