Percepção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria da Glória
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marques Moreira, José António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39255
Resumo: Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Educação Física do ensino fundamental. Participaram na investigação 66 alunos do 6.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem.
id UFRGS-7_57c27e456d708b60bf9482ce3af10b77
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/39255
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Percepção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Físicacompetências de aprendizagemperceção de aprendizagemambientes online.Tecnologias EducativasPoderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Educação Física do ensino fundamental. Participaram na investigação 66 alunos do 6.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/3925510.22456/1982-1654.39255Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39255/29978Ribeiro, Maria da GlóriaMarques Moreira, José Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-30T20:30:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/39255Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2014-06-30T20:30:25Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física
title Percepção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física
spellingShingle Percepção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física
Ribeiro, Maria da Glória
competências de aprendizagem
perceção de aprendizagem
ambientes online.
Tecnologias Educativas
title_short Percepção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física
title_full Percepção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física
title_fullStr Percepção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física
title_full_unstemmed Percepção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física
title_sort Percepção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física
author Ribeiro, Maria da Glória
author_facet Ribeiro, Maria da Glória
Marques Moreira, José António
author_role author
author2 Marques Moreira, José António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria da Glória
Marques Moreira, José António
dc.subject.por.fl_str_mv competências de aprendizagem
perceção de aprendizagem
ambientes online.
Tecnologias Educativas
topic competências de aprendizagem
perceção de aprendizagem
ambientes online.
Tecnologias Educativas
description Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Educação Física do ensino fundamental. Participaram na investigação 66 alunos do 6.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39255
10.22456/1982-1654.39255
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39255
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.39255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39255/29978
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 17 No. 1 (2014): Assistive Technologies, Learning and Social Inclusion
Informática na educação: teoria & prática; v. 17 n. 1 (2014): Tecnologias Assistivas, Aprendizagem e Inclusão Social
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182735118336