Gestão de marca pessoal no LinkedIn

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Silvana Cristiana Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16014
Resumo: O avanço tecnológico e o aumento exponencial da utilização das redes sociais acarretou grandes mudanças ao nível da comunicação e do mercado de trabalho, que vieram trazer novas oportunidades mas também novos desafios aos profissionais. Em contexto de trabalho, ter uma presença digital profissional nos dias de hoje torna-se indispensável. A gestão estratégica e eficaz da marca pessoal no universo digital é uma forma de as pessoas mostrarem a sua promessa única de valor e de se destacarem num mercado tendencialmente mais concorrido. O LinkedIn é um dos meios digitais mais importantes para a gestão de marca pessoal e é considerado uma rede social para profissionais e uma ferramenta de gestão de marca pessoal e de carreira. Este estudo é um dos primeiros a explorar as estratégias de redes sociais no LinkedIn para a gestão de marca pessoal e o impacto na força da marca pessoal, através de um conjunto de métodos de pesquisa: observação não participante, questionário e análise de conteúdo. Os resultados deste estudo exploratório mostram que os participantes que gerem a sua marca pessoal no LinkedIn, através de estratégias eficazes de otimização do perfil, networking e produção de conteúdos, melhoram o posicionamento da sua marca pessoal e obtém maior notoriedade dentro do seu setor, o que resulta em mais oportunidades de negócios que ajudam na gestão eficaz da sua marca pessoal e na progressão de carreira.
id RCAP_c5e20de7931ce93832cf7586e45b1359
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16014
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de marca pessoal no LinkedInGestão de marca pessoalMarketing digitalEstratégia de redes sociaisLinkedInPersonal brandingSocial networking strategyDigital marketingGestãoO avanço tecnológico e o aumento exponencial da utilização das redes sociais acarretou grandes mudanças ao nível da comunicação e do mercado de trabalho, que vieram trazer novas oportunidades mas também novos desafios aos profissionais. Em contexto de trabalho, ter uma presença digital profissional nos dias de hoje torna-se indispensável. A gestão estratégica e eficaz da marca pessoal no universo digital é uma forma de as pessoas mostrarem a sua promessa única de valor e de se destacarem num mercado tendencialmente mais concorrido. O LinkedIn é um dos meios digitais mais importantes para a gestão de marca pessoal e é considerado uma rede social para profissionais e uma ferramenta de gestão de marca pessoal e de carreira. Este estudo é um dos primeiros a explorar as estratégias de redes sociais no LinkedIn para a gestão de marca pessoal e o impacto na força da marca pessoal, através de um conjunto de métodos de pesquisa: observação não participante, questionário e análise de conteúdo. Os resultados deste estudo exploratório mostram que os participantes que gerem a sua marca pessoal no LinkedIn, através de estratégias eficazes de otimização do perfil, networking e produção de conteúdos, melhoram o posicionamento da sua marca pessoal e obtém maior notoriedade dentro do seu setor, o que resulta em mais oportunidades de negócios que ajudam na gestão eficaz da sua marca pessoal e na progressão de carreira.Technological advances and exponential rise of social networks usage entailed major changes in communication and labor market, which brought new opportunities but also new challenges for professionals. As far as work is concerned, having a professional digital presence nowadays is imperative. Strategic and effective personal branding in the digital world is a way for people to show their unique promise of value and to be remarkable in an increasingly competitive marketplace. LinkedIn is one of the most important digital media for personal branding and is acknowledged for being a social network for professionals and a tool for personal branding and career management. This study is one of the first to explore LinkedIn's social networking strategies for personal branding and the impact on personal brand’s strength, through a combination of research methods: non-participant observation, survey and content analysis. The results of this exploratory study indicate that participants who manage their personal brand on LinkedIn, through effective profile optimization, networking and content marketing strategies, improve the positioning of their personal brand and increase brand awareness within their industry, which leads to more business opportunities and help them in the effective personal branding and career advancement.Vieira, António da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSoares, Silvana Cristiana Oliveira2020-07-01T07:53:11Z2019-12-182019-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16014TID:202485943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:02:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:45.000413Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de marca pessoal no LinkedIn
title Gestão de marca pessoal no LinkedIn
spellingShingle Gestão de marca pessoal no LinkedIn
Soares, Silvana Cristiana Oliveira
Gestão de marca pessoal
Marketing digital
Estratégia de redes sociais
LinkedIn
Personal branding
Social networking strategy
Digital marketing
Gestão
title_short Gestão de marca pessoal no LinkedIn
title_full Gestão de marca pessoal no LinkedIn
title_fullStr Gestão de marca pessoal no LinkedIn
title_full_unstemmed Gestão de marca pessoal no LinkedIn
title_sort Gestão de marca pessoal no LinkedIn
author Soares, Silvana Cristiana Oliveira
author_facet Soares, Silvana Cristiana Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, António da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Silvana Cristiana Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marca pessoal
Marketing digital
Estratégia de redes sociais
LinkedIn
Personal branding
Social networking strategy
Digital marketing
Gestão
topic Gestão de marca pessoal
Marketing digital
Estratégia de redes sociais
LinkedIn
Personal branding
Social networking strategy
Digital marketing
Gestão
description O avanço tecnológico e o aumento exponencial da utilização das redes sociais acarretou grandes mudanças ao nível da comunicação e do mercado de trabalho, que vieram trazer novas oportunidades mas também novos desafios aos profissionais. Em contexto de trabalho, ter uma presença digital profissional nos dias de hoje torna-se indispensável. A gestão estratégica e eficaz da marca pessoal no universo digital é uma forma de as pessoas mostrarem a sua promessa única de valor e de se destacarem num mercado tendencialmente mais concorrido. O LinkedIn é um dos meios digitais mais importantes para a gestão de marca pessoal e é considerado uma rede social para profissionais e uma ferramenta de gestão de marca pessoal e de carreira. Este estudo é um dos primeiros a explorar as estratégias de redes sociais no LinkedIn para a gestão de marca pessoal e o impacto na força da marca pessoal, através de um conjunto de métodos de pesquisa: observação não participante, questionário e análise de conteúdo. Os resultados deste estudo exploratório mostram que os participantes que gerem a sua marca pessoal no LinkedIn, através de estratégias eficazes de otimização do perfil, networking e produção de conteúdos, melhoram o posicionamento da sua marca pessoal e obtém maior notoriedade dentro do seu setor, o que resulta em mais oportunidades de negócios que ajudam na gestão eficaz da sua marca pessoal e na progressão de carreira.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
2019-12-18T00:00:00Z
2020-07-01T07:53:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16014
TID:202485943
url http://hdl.handle.net/10400.22/16014
identifier_str_mv TID:202485943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131448886689792