A psicopedagogia diferencial na educação inclusiva.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/25674 |
Resumo: | A educação inclusiva é uma realidade cada vez mais presente em Portugal. Hoje, a educação inclusiva é ao mesmo tempo um direito fundamental da criança, como ou sem discapacidades, e uma obrigação do sistema escolar. Existem em Portugal dois grandes grupos de crianças que devem ser objeto da educação inclusiva, as crianças com NEE e os “alunos em risco educacional”. A psicopedagogia diferencial é um conjunto de técnicas aplicadas ao aluno individualmente para melhorar o seu desempenho, medidas estas que devem ser consideradas complementares do proceso de avaliação e referenciação da criança na escola, bem como da elaboração do Programa Educativo Individual. Este artigo explica como aplicar uma psicopedagogía diferencial na sala de aulas, com recurso às técnicas da psicologia. |
id |
RCAP_7477bc14307a1a6b6a7cc923c98abfe0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/25674 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A psicopedagogia diferencial na educação inclusiva.Special Educational Needsspecial educationA educação inclusiva é uma realidade cada vez mais presente em Portugal. Hoje, a educação inclusiva é ao mesmo tempo um direito fundamental da criança, como ou sem discapacidades, e uma obrigação do sistema escolar. Existem em Portugal dois grandes grupos de crianças que devem ser objeto da educação inclusiva, as crianças com NEE e os “alunos em risco educacional”. A psicopedagogia diferencial é um conjunto de técnicas aplicadas ao aluno individualmente para melhorar o seu desempenho, medidas estas que devem ser consideradas complementares do proceso de avaliação e referenciação da criança na escola, bem como da elaboração do Programa Educativo Individual. Este artigo explica como aplicar uma psicopedagogía diferencial na sala de aulas, com recurso às técnicas da psicologia.2019-06-18T11:14:25Z2019-06-182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/25674http://hdl.handle.net/10174/25674porEdgar Galindo. A psicopedagogia diferencial na educação inclusiva. Nova Ágora, 6, 1, 38-41, 2018.ndEdgar Galindoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:15Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:53.346857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A psicopedagogia diferencial na educação inclusiva. |
title |
A psicopedagogia diferencial na educação inclusiva. |
spellingShingle |
A psicopedagogia diferencial na educação inclusiva. Edgar Galindo Special Educational Needs special education |
title_short |
A psicopedagogia diferencial na educação inclusiva. |
title_full |
A psicopedagogia diferencial na educação inclusiva. |
title_fullStr |
A psicopedagogia diferencial na educação inclusiva. |
title_full_unstemmed |
A psicopedagogia diferencial na educação inclusiva. |
title_sort |
A psicopedagogia diferencial na educação inclusiva. |
author |
Edgar Galindo |
author_facet |
Edgar Galindo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Edgar Galindo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Special Educational Needs special education |
topic |
Special Educational Needs special education |
description |
A educação inclusiva é uma realidade cada vez mais presente em Portugal. Hoje, a educação inclusiva é ao mesmo tempo um direito fundamental da criança, como ou sem discapacidades, e uma obrigação do sistema escolar. Existem em Portugal dois grandes grupos de crianças que devem ser objeto da educação inclusiva, as crianças com NEE e os “alunos em risco educacional”. A psicopedagogia diferencial é um conjunto de técnicas aplicadas ao aluno individualmente para melhorar o seu desempenho, medidas estas que devem ser consideradas complementares do proceso de avaliação e referenciação da criança na escola, bem como da elaboração do Programa Educativo Individual. Este artigo explica como aplicar uma psicopedagogía diferencial na sala de aulas, com recurso às técnicas da psicologia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2019-06-18T11:14:25Z 2019-06-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/25674 http://hdl.handle.net/10174/25674 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/25674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Edgar Galindo. A psicopedagogia diferencial na educação inclusiva. Nova Ágora, 6, 1, 38-41, 2018. nd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136640887685120 |