O conhecimento explícito da língua: seu estatuto em manuais escolares portugueses do 1º ciclo do ensino básico
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3294 |
Resumo: | Este texto pretende constituir um momento de descrição e, simultaneamente, de reflexão sobre o papel do conhecimento explícito da língua no manual escolar, tendo como base os Novos Programas de Português para o Ensino Básico. Assim, e uma vez que o 1º ciclo é o início da aprendizagem formal, optámos por analisar um dos manuais escolares mais adotados, em Portugal, no 3º e 4º anos do 1º ciclo. Os resultados evidenciaram que não há conformidade entre esses textos reguladores da prática pedagógica e o Programa. |
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O conhecimento explícito da língua: seu estatuto em manuais escolares portugueses do 1º ciclo do ensino básicomanual escolarconhecimento explícito da língua1º ciclo do Ensino BásicoThe National Program of Portuguese Languageexplicit knowledge of languagetextbooks and manualsEste texto pretende constituir um momento de descrição e, simultaneamente, de reflexão sobre o papel do conhecimento explícito da língua no manual escolar, tendo como base os Novos Programas de Português para o Ensino Básico. Assim, e uma vez que o 1º ciclo é o início da aprendizagem formal, optámos por analisar um dos manuais escolares mais adotados, em Portugal, no 3º e 4º anos do 1º ciclo. Os resultados evidenciaram que não há conformidade entre esses textos reguladores da prática pedagógica e o Programa.This article aims to create a moment to describe and reflect about explicit knowledge of language, having as a base the National Program of Portuguese Language. Having in mind that 1º cycle is the beginning of the formal learning, we decided to analyze one of the most adopted textbooks in Portugal – 3º and 4º year levels. Results show that there is no articulation between the Portuguese Language Program and the normative texts for the pedagogical practices in the way that the Program points in one direction and the manuals in another.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTeixeira, MadalenaOsório, PauloSoares, Isabel2021-02-04T22:59:56Z2010-072010-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3294porTeixeira, M., Osório, P., & Soares, I. (2010, jul-dez.). O conhecimento explícito da língua: seu estatuto em manuais escolares portugueses do 1º ciclo do ensino básico, Revista Polifonia, Estudos Linguísticos, 17 (21), 31-52. Cuiabá: Universidade de Mato Grosso. ISSN: 22376844. (http://periodicoscientificos.ufmt.br/index.php/polifonia/article/view/4/4). Indexação: Diadorim, Sumários.org.22376844info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:58Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3294Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:06.818436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este texto pretende constituir um momento de descrição e, simultaneamente, de reflexão sobre o papel do conhecimento explícito da língua no manual escolar, tendo como base os Novos Programas de Português para o Ensino Básico. Assim, e uma vez que o 1º ciclo é o início da aprendizagem formal, optámos por analisar um dos manuais escolares mais adotados, em Portugal, no 3º e 4º anos do 1º ciclo. Os resultados evidenciaram que não há conformidade entre esses textos reguladores da prática pedagógica e o Programa. |
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