Implications of implicit and explicit instruction for second language acquisition
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178861 |
Resumo: | O presente trabalho analisa publicações recentes (depois de 2005) sobre aquisição de segunda língua e compara as diferenças de eficácia entre instrução implícita e explícita em diferentes áreas da competência linguística. Qual a função da memória na aquisição de uma segunda língua é uma pergunta que não foi completamente resolvida ainda. Dois tipos de memória de longo prazo, a memória consciente (declarativa) e inconsciente (procedural), desempenham um papel na aquisição e desempenho da linguagem (COWAN, 2008; DYKE, 2012). Cada tipo de sistema de memória produz diferentes tipos de informação: memória declarativa processa conhecimento explícito (conhecimento que é aprendido e acessado conscientemente) enquanto memória procedural processa conhecimento implícito (conhecimento que é aprendido inconscientemente e não é racionalizado) (ELLIS, 2009). Neste sentido, a instrução e o aprendizado de uma língua estrangeira também pode ser categorizado como implícito ou explícito. Dessa forma, o aprendizado que é obtido sem atenção e controle consciente por parte do aluno é definido como implícito, e o aprendizado obtido por meio de atenção consciente onde a intenção de aprender se faz presente no processo de internalização é definido como explícito (REBUSCHAT, 2015). Ullman (2001; 2004) e Paradis (2009) apresentam dois modelos de representação de linguagem sob a dicotomia explícita/implícita. Para a aquisição de uma segunda língua, as implicações de cada tipo de conhecimento acarretam dois tipos de conhecimento. Esta é uma questão central no âmbito de ensino de línguas já que professores de língua devem levar em consideração o tipo de conhecimento eles almejam que seus alunos aperfeiçoem de acordo com o tipo de contexto e instrução utilizado. |
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Ferreira, Alessandra LaroqueFontes, Ana Beatriz Arêas da Luz2018-05-27T02:29:25Z2017http://hdl.handle.net/10183/178861001067757O presente trabalho analisa publicações recentes (depois de 2005) sobre aquisição de segunda língua e compara as diferenças de eficácia entre instrução implícita e explícita em diferentes áreas da competência linguística. Qual a função da memória na aquisição de uma segunda língua é uma pergunta que não foi completamente resolvida ainda. Dois tipos de memória de longo prazo, a memória consciente (declarativa) e inconsciente (procedural), desempenham um papel na aquisição e desempenho da linguagem (COWAN, 2008; DYKE, 2012). Cada tipo de sistema de memória produz diferentes tipos de informação: memória declarativa processa conhecimento explícito (conhecimento que é aprendido e acessado conscientemente) enquanto memória procedural processa conhecimento implícito (conhecimento que é aprendido inconscientemente e não é racionalizado) (ELLIS, 2009). Neste sentido, a instrução e o aprendizado de uma língua estrangeira também pode ser categorizado como implícito ou explícito. Dessa forma, o aprendizado que é obtido sem atenção e controle consciente por parte do aluno é definido como implícito, e o aprendizado obtido por meio de atenção consciente onde a intenção de aprender se faz presente no processo de internalização é definido como explícito (REBUSCHAT, 2015). Ullman (2001; 2004) e Paradis (2009) apresentam dois modelos de representação de linguagem sob a dicotomia explícita/implícita. Para a aquisição de uma segunda língua, as implicações de cada tipo de conhecimento acarretam dois tipos de conhecimento. Esta é uma questão central no âmbito de ensino de línguas já que professores de língua devem levar em consideração o tipo de conhecimento eles almejam que seus alunos aperfeiçoem de acordo com o tipo de contexto e instrução utilizado.This work comprises an analysis of recent research (post 2005) on second language acquisition that compares the difference in effectiveness between explicit and implicit instruction on many areas of linguistic competence that are relevant for second language acquisition. What is the role of memory on second language acquisition is a question that has not yet been entirely answered. Two kinds of long-term memory, conscious memory (declarative) and unconscious memory (procedural), play a role on language performance and acquisition (COWAN, 2008; DYKE, 2012). Each kind of memory system produces different types of knowledge: declarative memory processes explicit knowledge (information that can be consciously learned and accessed) while procedural memory processes implicit knowledge (information that is unconsciously learned and cannot be reasoned) (ELLIS, 2009). Similarly, language instruction and language learning may also be categorized as implicit or explicit. The first refers to the acquisition of knowledge without awareness and conscious control, while the second is the acquisition of knowledge under conscious awareness where intention is present in the internalization process (REBUSCHAT, 2015). Ullman (2001; 2004) and Paradis (2009) offer two models of language representation under the explicit /implicit knowledge dichotomy. For second language acquisition, the implications of each kind of instruction might produce different types of knowledge. Such question is central to language teaching in the sense that language teachers should take into consideration the kind of knowledge they aim their students to develop under each condition of context and instruction.application/pdfporAquisição da linguagem (segunda língua)Competência linguísticaMemóriaConhecimento implícitoConhecimento explícitoLinguagem e línguasExplicit and implicit instructionExplicit and implicit knowledgeSecond language acquisitionLanguage teachingImplications of implicit and explicit instruction for second language acquisitioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067757.pdf001067757.pdfTexto completoapplication/pdf699165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178861/1/001067757.pdfc722cb26dfec03fb8668fd7dcc9ae077MD51TEXT001067757.pdf.txt001067757.pdf.txtExtracted Texttext/plain119284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178861/2/001067757.pdf.txt663102af860e548aa95c48d63b681beaMD5210183/1788612018-05-27 02:36:40.477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178861Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-27T05:36:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho analisa publicações recentes (depois de 2005) sobre aquisição de segunda língua e compara as diferenças de eficácia entre instrução implícita e explícita em diferentes áreas da competência linguística. Qual a função da memória na aquisição de uma segunda língua é uma pergunta que não foi completamente resolvida ainda. Dois tipos de memória de longo prazo, a memória consciente (declarativa) e inconsciente (procedural), desempenham um papel na aquisição e desempenho da linguagem (COWAN, 2008; DYKE, 2012). Cada tipo de sistema de memória produz diferentes tipos de informação: memória declarativa processa conhecimento explícito (conhecimento que é aprendido e acessado conscientemente) enquanto memória procedural processa conhecimento implícito (conhecimento que é aprendido inconscientemente e não é racionalizado) (ELLIS, 2009). Neste sentido, a instrução e o aprendizado de uma língua estrangeira também pode ser categorizado como implícito ou explícito. Dessa forma, o aprendizado que é obtido sem atenção e controle consciente por parte do aluno é definido como implícito, e o aprendizado obtido por meio de atenção consciente onde a intenção de aprender se faz presente no processo de internalização é definido como explícito (REBUSCHAT, 2015). Ullman (2001; 2004) e Paradis (2009) apresentam dois modelos de representação de linguagem sob a dicotomia explícita/implícita. Para a aquisição de uma segunda língua, as implicações de cada tipo de conhecimento acarretam dois tipos de conhecimento. Esta é uma questão central no âmbito de ensino de línguas já que professores de língua devem levar em consideração o tipo de conhecimento eles almejam que seus alunos aperfeiçoem de acordo com o tipo de contexto e instrução utilizado. |
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