Implications of implicit and explicit instruction for second language acquisition

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Alessandra Laroque
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178861
Resumo: O presente trabalho analisa publicações recentes (depois de 2005) sobre aquisição de segunda língua e compara as diferenças de eficácia entre instrução implícita e explícita em diferentes áreas da competência linguística. Qual a função da memória na aquisição de uma segunda língua é uma pergunta que não foi completamente resolvida ainda. Dois tipos de memória de longo prazo, a memória consciente (declarativa) e inconsciente (procedural), desempenham um papel na aquisição e desempenho da linguagem (COWAN, 2008; DYKE, 2012). Cada tipo de sistema de memória produz diferentes tipos de informação: memória declarativa processa conhecimento explícito (conhecimento que é aprendido e acessado conscientemente) enquanto memória procedural processa conhecimento implícito (conhecimento que é aprendido inconscientemente e não é racionalizado) (ELLIS, 2009). Neste sentido, a instrução e o aprendizado de uma língua estrangeira também pode ser categorizado como implícito ou explícito. Dessa forma, o aprendizado que é obtido sem atenção e controle consciente por parte do aluno é definido como implícito, e o aprendizado obtido por meio de atenção consciente onde a intenção de aprender se faz presente no processo de internalização é definido como explícito (REBUSCHAT, 2015). Ullman (2001; 2004) e Paradis (2009) apresentam dois modelos de representação de linguagem sob a dicotomia explícita/implícita. Para a aquisição de uma segunda língua, as implicações de cada tipo de conhecimento acarretam dois tipos de conhecimento. Esta é uma questão central no âmbito de ensino de línguas já que professores de língua devem levar em consideração o tipo de conhecimento eles almejam que seus alunos aperfeiçoem de acordo com o tipo de contexto e instrução utilizado.
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